Debate de senatoriáveis gaúchos começa com consistência na Rádio Guaíba. Lasier sai no ataque.

Líder nas intenções de votos, Lasier foi o mais demandado
no primeiro bloco do debate, que se caracterizou por perguntas entre os candidatos. 


Se você sintonizar a Rádio Guaíba, Record, Porto Alegre, poderá acompanhar até as 15h o debate que já começou entre os candidatos Julio Flores, do PSTU/Frente de Esquerda. Irrelevante, Simone Leite, PP/RS  , Rubens Goldemberg (Gold) PRP, Ciro Machado PMN, Beto Albuquerque, PSB RS, Lasier Martins PDT/RS, e  Olívio Dutra, PT/RS

. A seguir, momentos pinçados pelo editor no primeiro bloco:

Lasier pergunta para Simone Leite:
Como criar desenvolvimento ao estado com maior dívida do país? Como fazer o estado se desenvolver?
Simone diz que RS enfrenta grande crise e acompanha trabalho Ana Amélia, principalmente renegociação da dívida. O PT segura assunto da negociação e não oferece plena condição para que assunto seja resolvido. Estamos “no fim do Brasil”, pois não temos mais competitividade. O “alinhamento das estrelas” não funcionaram no RS de Tarso e no Brasil de Dilma.
Lasier diz que somos o 6 estado em arrecadação e o 10 em recepção de recursos federais. Lasier trabalhará pelo equilíbrio fiscal e de receitas. Comparou RS com bahia, que recebe mais recursos e não arrecada nem perto do RS.
Simone lembra que Ford foi uma perda enorme para o RS, lembrou Camaçari e o desenvolvimento da Bahia. Diz que estamos perdendo investimentos até para SC e que Tarso não tem apoio de Brasília e alinhamento não está funcionando.

Olívio pergunta para Lasier:
Reforma política: Senado é local para debater e se deve ter compromissos com as pessoas. O que pensa sobre as principalidades da reforma política?
Lasier disse que será fiel ao trabalhismo. PT está há 12 anos e não fez as reformas, não funciona o pacto federativo, governo concentra impostos e ficamos à míngua, recebemos apenas 36% do que arrecadamos, somos estado empobrecido e congresso pertence ao PT e por que não fizeram as reformas? Onde estavam e o que estavam fazendo? Lasier estranhou a pergunta.
Olívio rebate dizendo que as reformas são necessárias e que precisam ser feitas. Temos que mudar perfil do congresso.
Lasier diz que Olivio fala de pacto federativo há muito tempo. Mas não há autonomia administrativa se municípios estão por aí com pires na mão. Estado do RS precisa deixar de ser decadente e como Senador lutará por equanimidade entre estados brasileiros.

Júlio Flores para Olívio Dutra
Tarso disse que pagaria piso p/educadores mas no RS Tarso enrola os trabalhadores e não paga. Por outro, fez reforma do ensino médio, projeto que visa diminuir condições de mão de obra barata.
Olívio diz que investimentos não tem sido suficientes em educação. Nunca no país se fez tantas escolas técnicas, dando reajustes que não são ideais, mas que precisamos avançar. Piso precisa ser pago, nas condições que sejam possíveis, sem prejudicar o plano de carreira. Tem que pagar piso e qualificar plano de carreira, junto com professores.
Júlio Flores diz que lei do piso tem que ser paga. Admira-se que Olívio ainda aponte saídas que não foram feitas pelo partido do mensalão, que prejudica os trabalhadores.
Olívio diz que professores merecem muito mais do que recebem.

Beto pergunta para Ciro Machado
Segurança Pública. Eduardo Campos fez o Pacto pela Vida, com bons resultados e gov. federal investe pouco em segurança.
Ciro Machado, o assunto segurança é federal e Dilma manda assunto não ser discutido no congresso.
Beto concorda que executivo deve endereçar problema. Ciro diz que papel do congresso é fundamental e que o legislativo pode atuar em propostas para melhorar

Ciro pergunta para Gold
Reforma política
Ciro pergunta sobre pacto federativo. Pacto visa melhor distribuição, de acordo com a produção de cada um. Situação sem interesse do governo.
Gold diz que classe política não quer a reforma mas diz que quer sem fazer nada. 

8 comentários:

Anônimo disse...

"Diz que estamos perdendo investimentos até para SC"

por que "até"?

nos, catarinenses, já estamos muito adiantados em relação ao RS, que insiste em eleger petistas e suas politicas do atraso...

temos governo sério tanto no ambito estadual como municipal...

elegemos dois ótimos gestores - Cesar Souza Jr e Raimundo Colombo - e ja corrigimos nosso maior erro do passado dando uma bica na Ideli, a representante do partido do atraso...

da próxima vez, senador, pense melhor antes de falar...

SC tem alguns dos melhores indicadores do país!

nao tem nada de "até", nao!

Anônimo disse...



Júlio Flores foi o melhor. Acompanho a mais de 20 anos este candidato a qualquer cargo. Acredito que esta pronto para tocar fogo em Roma.

Anônimo disse...

Lasier deu um pauzão no Olivio que apanhou pra todos. o Julio Flores é o tipico pstu só vai nos debates pra encher o saco

Anônimo disse...

Julio Flores é o fim da picada.

Anônimo disse...

QUEM É JULIO FLORES ?

Anônimo disse...

pro catarinense das 14:07,

O gov Colombo é do PSD do vendido do Kassab e apoia Dilma. Pra mim isso basta para desqualificá-lo, é um mero auxiliar do PT.
Que pena que SC não tem dado políticos ao Brasil à altura do seu povo.

Anônimo disse...



É LASIER MARTINS DE CABO A RABO.

ALGUNS DESTES, Q SÃO SOCIALISTAS,
SÓ PRA LIXEIRO DE FIDEL CASTRO.

Anônimo disse...



ele tem q tocar fogo, é no saco do Fidel.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/