Opinião, Adão Paiani, DEM - Saiba por que a pesquisa do Ibope não melhora nada na posição declinante de Dilma

 A análise a seguir é de Adão Paiani, advogado, consultor jurídico da bancada federal do DEM, Brasília, e foi feita esta manhã a pedido do editor:

Os números do Ibope na verdade não devem animar Dilma e o governo. Pelo contrário. A luz passou de amarela para vermelha piscante.
Se comparada com a última pesquisa Datafolha, do começo de maio, Dilma passou de 37% para 40%; variação pequena, mesmo depois de sua manifestação de 1° de maio e a propaganda do medo do PT. Aécio e Eduardo não perderam nada, mantiveram os mesmos índices. Ou seja, Dilma não tirou votos deles.
Já se comparada com a própria pesquisa do Ibope de março, Dilma caiu de 43% para 40 em maio, Aécio subiu de 15 para 20%, e Eduardo campos saiu de 7% para 11%.

Quer dizer, não há mágica que o PT e seus aliados possam fazer para ler de uma forma positiva essa pesquisa. Talvez a melhor leitura esteja sendo feita pelo mercado, onde a bolsa, hoje, está tendo uma ligeira alta, mantendo a tendência de subir na medida em que Dilma cai nas pesquisas.

15 comentários:

Anônimo disse...

Em outras palavras, o editor equivocou-se na nota anterior, intitulada "Dilma venceria no primeiro turno"...
Sandeman

Anônimo disse...

ELES ESTÃO CAVANDO A PROPRIA SEPULTURA COM ESTA BANDIDAGEM, FALTA DE HOSPITAIS, ETC.


EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Pesquisas,ora as pesquisas.

Rafinha disse...

KKKKKKKK.......baita analista.

Anônimo disse...

Conheço PAIANI..... era PDT agora é DEM.....assessor do Onix...extrema direita.

Anônimo disse...

Adão do Paini estã equivocado. A pesquisa relata o momento, e no momento Dilma ganharia no 1o turno.

A explicação do crescimento na pequisa dos principais canditados é que a medida que as eleições se aproxima, diminui o números de votos nulos, brancos e indecisos, por exemplo, essa pesquisa apontou forte queda, de 37% para 24%, ou seja,essa diminuição dos percentuais de votos nulos, brancos e indecisos foram distribuíos para os principais candidatos, muito provavelmente pelas inserções partidárias no rádio e na TV.

Anônimo disse...

Realmente não melhora, mas no primeiro turno ela tem 50% de votos a mais que o segundo colocado , e no segundo turno esta vantagem permanece. O que os analistas de pesquisas querem com este índices, é simplesmente que haja um segundo turno, mesmo sabendo que a derrota é iminente.

Anônimo disse...

Análise totalmente estapafúrdía. Parece que o cara não percebeu que a Dilma vence no PRIMEIRO turno. O governo certamente deve estar comemorando o resultado, pois não adiantou de nada todo o esforço da mídia para derrubar a Dilma.

Anônimo disse...

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), fez elogios nesta quinta-feira (22) a Dilma Rousseff (PT). Perillo afirmou ter gratidão pela presidente, a quem classificou de "pessoa séria, íntegra, republicana, honesta".
"Estou falando isso na presença de todos e da imprensa, porque eu não devo satisfações a ninguém a não ser à minha consciência e ao povo de Goiás. E a senhora merece esses elogios", afirmou.

http://g1.globo.com/goias/noticia/2014/05/governador-do-psdb-elogia-dilma-e-diz-que-sera-grande-admirador.html

Anônimo disse...

A era petista está chegando ao fim. Mais alguns meses de sofrimento e teremos a chegada da aurora.

Anônimo disse...

Fora petralhas!

jose manoel vega garcia disse...

Paiane como terminou o seu rolo politico com o governo Yeda Crussius.e agora virou analista de pesquisas.E tu Polibio desceste a lenha nele a epoca ou estas te olvidando

Anônimo disse...

o sr adão paiani acho que não leu as pesquisas e nem está preparado para interpretá-las. caro políbio, é uma das coisas mais sem pé nem cabeça que já no seu site.

Anônimo disse...

Dá pra confiar nestes institutos de pesquisa? E como são feitas essas pesquisas? São combinadas entre eles, como nas licitações?
Além disso essas pesquisas com pequena amostragem em ainda fora do período de campanha só servem para enganar os próprios partidos e a militância. Não acredito que a maioria das pessoas irão deixar de votar neste ou naquele por causa das pesquisas, mas sim pelo teor das campanhas.
Esses institutos erram, e depois que é feita uma pesquisa mais relevante, e percebem que houve um erro na pesquisa anterior, são obrigados a maquiar resultados seguintes e vão alterando aos poucos até "bater" com o resultado correto, e aí aparecem as tais "curvas", e que candidato A ou B teve uma curva ascendente ou descendente, blá, blá, blá...

Anônimo disse...

Políbio,

Os PT_PAGOS(CC´s da vida) estão invadindo a área de comentários.

Isto é bom para a democracia, pois significa que o EDITOR INCOMODA com a quebra do DISCURSO ÚNICO!!

Parabéns Políbio!!

JulioK


https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/