Época denuncia o lobby de Lula para os lobistas da Petrobrás na África

Na reportagem a seguir, Diego Escosteguy, Flávio Tavaresm, Marcelo Rocha e Leandro Loyola contam como foi o safári de lobistas partidários, um amigo de Lula e outros exploradores. O objetivo: capturar bons negócios para a estatal (e para eles) na África

Em 19 de abril de 2008, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Acra, capital de Gana, para uma das 28 visitas diplomáticas que fez à África em seus oito anos no Planalto. Naquela manhã de sábado, Lula foi recebido no aeroporto pelo presidente ganense, John Agyekum Kufuor, que lhe entregou flores amarelas, brancas e rosa. Deu tchauzinhos, passou em revista as tropas, ouviu os hinos dos dois países e assistiu a um show de danças típicas. Depois da solenidade, seguiu para o Castle Route, palácio do governo local, para começar a tratar de negócios.
A diplomacia de negócios na África era central à política externa do governo Lula. Havia um componente ideológico de esquerda na aproximação com a África. Ele se revelava no desejo de Lula e do PT em ajudar esses países a superar problemas sociais crônicos. Mas o Brasil também ganhava muito – e ninguém começou a ganhar mais que as empreiteiras brasileiras. Elas passaram a ter negócios em 70% dos países africanos. Mesmo que isso significasse, para os brasileiros, ver Lula apertar a mão de ditadores como Obiang Nguema, da Guiné Equatorial, que se mantém violentamente no poder há 35 anos, ou do líbio Muammar Khadafi, apeado do poder durante a Primavera Árabe. Em 90% das conversas, os chefes de Estado africanos pediam a presença de uma empresa brasileira em seus países: a Petrobras.
Os pedidos faziam sentido. Países como Gana detêm muita matéria-prima, sobretudo na área de energia, como campos de petróleo e gás, mas pouca experiência ou recursos para transformar riquezas naturais em dinheiro para seus povos – ou líderes políticos corruptos. Percebendo isso, o governo Lula determinou que a Petrobras buscasse oportunidades de parceria nesses países. Determinou também que o BNDES financiasse os projetos em que empreiteiras brasileiras tivessem participação.
Na numerosa comitiva que acompanhava Lula em Acra havia dois convidados especiais. Um deles era o empresário José Carlos Bumlai, um dos melhores amigos de Lula e então conselheiro da empreiteira Constran. Ao lado de Bumlai estava Fábio Pavan, lobista da Constran em Brasília – e, naquele momento, encarregado de conseguir contratos em Gana na área de energia e biocombustíveis. Pavan ocupava, em Brasília, o cargo que, duas décadas antes, nos governos de José Sarney e de Fernando Collor de Mello, pertencera a Bumlai: prestar – e cobrar – favores a políticos que tenham relação com a Constran. Esse tipo de relação promíscua alimenta há décadas a corrupção no mundo da política, e não apenas no Brasil. Não é fortuito que, no curso da operação Lava Jato, a Polícia Federal (PF) tenha descoberto evidências de que a Constran também participara do esquema de corrupção na Petrobras liderado por Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, e Alberto Youssef, um dos principais doleiros do país. E que contribuíra para campanhas políticas em 2010. A Constran nega as acusações.


Bumlai é desconhecido fora da política, mas dentro dela é uma estrela. Tinha livre acesso ao Palácio do Planalto e oferecia churrascos ao amigo Lula.

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem. 


14 comentários:

Anônimo disse...

Desde a proclamacao da republica em 1889, o Lula é o maior ladrao que passou por aqui.
Ponto final.

Anônimo disse...

Está fazendo o que sempre fez: cuidando de seus interesses. Não entendo o porque desse oba-oba agora.

Anônimo disse...

Todos os contratos feitos pela Petrobrás nos últimos 10 anos devem ser investigados! Tem muita roubalheira dos petralhas com apoio do PMDB, usando a estatal, e é por isso que a empresa está nessa m...!

Anônimo disse...

Quando Lula perdoou a dívida de alguns países da africa levou pau. Quando lula leva empresários brasileiros para expandir os negócios das empresas brasileiras na africa leva pau. Como se ás empresas do Brasil fossem as únicas a fazer negócios com paises governados por ditadores.

Com a diferença que o Brasil nunca invadiu e matau inocentes de paises governados por ditadores, a pretesto de derrubar os tais ditadores retirassem as requesas de seus povos, como fizeram e fazem alguns países de 1o mundo, comos os EUA, França e Innglatera.
E ainda tem a cara de pau de lincar o nome de lula com o doleiro preso, mediante egenhosa construção de achismo.

Anônimo disse...

É o lobi inverso em que o Brasil só perde.

Anônimo disse...

Lula é o maior picareta que já assumiu a presidência da Republica.

Anônimo disse...

"Brasil nunca invadiu e matau inocentes de paises governados por ditadores" DIZ o ignorante das 17:59.

Ora, Brasil invadiu e matou no Paraguai;

Ora, não precisa o Brasil invadir CUBA para matar inocentes, isto o teu amigo Fiel já o faz;

Na Venezuela isto também acontece, sem precisa do Brasil.

Seu safado, não venha invocar outros países para justificar a malandragem PTISTA.

Não se precisa fazer negócios fora, com ou sem malandragem, se nem aqui, no Brasil,dão conta da infraestrutura atrasada.

Arrume outros argumentos bem melhores, seu trouxa das 17:59.


Anônimo disse...

Quando o Brasil se alia e defende ardorosamente a governos assassinos como o da China, o de Cuba, da Coréia do Norte, do Irã e agora a Venezuela, ele fica cúmplice das mortes e de outros crimes por eles praticados, portanto se a França, a Inglaterra e os USA são assassinos, somos tão assassinos quanto eles não puxamos o gatilho , mas covardemente dizemos que eles são justificados em seus atos. Eu gostaria muito de ter dentro do Brasil a liberdade responsável, a pujança e a democracia dos USA, da França ou da Inglaterra, mas nosso governo insiste em querer implantar a falta de liberdade e de democracia da Venezuela, de Cuba e da Coréia do Norte e do Irã. Afinal é melhor ser rico e livre ou pobre e escravo????????País sem pobreza não é sinônimo país livre e democrático e a não pobreza do petismo é mais uma de suas inúmeras mentiras totalitárias.

Anônimo disse...

Canonizemos Lulla, o maior santo da história do Brasil, tão santo que assediou sexualmente o menino do MEP, mas levou umas biabas dele! Se Lulla é santo , Marcolla então é uma beata!

Anônimo disse...

Políbio,

O 17:59 é PT_PAGO!!

O Lulla usou o BNDES para ROUBAR sem o TCU fiscalizar!!

A caixa-preta do BNDES é maior que a Petrobras!!

JulioK

Anônimo disse...

É quem tá certo é o Obama...
Vão se catar cambada de cegos funcionais.

Anônimo disse...

Tou esperando que o PT, o Gilberto carvalho, o lula, o tarso genro e toda a camarilha de petraLHAS...PROCESSEM O DELEGADO TUMA JUNIOR PELA MENTIRAS QUE ELE DISSE DESSE SANTO PARTIDO...........QUADRILHA...!!!!!

Anônimo disse...

Perguntinha ao mais esperto que os outros das 23:01: Tem noticia que o Brasil tenha levado alguma riquesa do Paraguai?

Anônimo disse...

Resposta ao Anonimo das 15:57.

Vá ao PARAGUAI e faça a pergunta junto aos historiadores e a população.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/