Cuba usou porto de Mariel, financiado pelo BNDES, para vender armas proibidas para a Coréia do Norte

A construção do Porto de Mariel, em Cuba, ganhou o noticiário nos últimos meses porque o governo brasileiro concedeu, via BNDES, um empréstimo de 682 milhões de dólares à ditadura cubana para assegurar a obra – dois terços do valor total estimado para o porto. A informação está sendo divulgada desde esta manhã por sites e blogs, com ênfase para Diário do Poder. de Claudio Humberto. O texto a seguir é da revista Veja, www.veja.com.br:

. Os detalhes da transação foram estranhamente mantidos em sigilo. Em janeiro deste ano, a presidente Dilma Rousseff esteve na ilha dos irmãos Castro para a inauguração oficial do terminal portuário.

. Mas a história não acaba aí: um relatório elaborado por um painel de especialistas do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que Cuba utilizou o Porto de Mariel para abastecer com 240 toneladas de armamento um navio norte-coreano, em descumprimento a sanções internacionais contra o regime autoritário da Coreia do Norte. A operação, realizada há menos de um ano, fracassou porque a carga secreta foi descoberta por autoridades do Panamá, já no caminho de volta à Ásia. Por causa do flagrante, foi possível encontrar os registros de navegação e reconstituir a rota do navio: em 4 de junho, o cargueiro Chong Chon Gang parou em Havana, onde descarregou rodas automotivas e outros produtos industriais. Em 20 de junho, o navio aportou secretamente em Mariel. Lá, o material bélico foi embarcado. Em 22 de junho, o Chong Chon Gang chegou a Puerto Padre, onde recebeu a carga de açúcar que seria usada na tentativa de esconder o armamento.

. A maior parte da carga era formada por componentes que seriam usados em mísseis terra-ar, dos modelos C-75 Volga e C-125 Pechora. Dois caças MiG-21, desmontados, estavam no carregamento. Muita munição foi encontrada. Também havia lançadores de mísseis, peças de radares, antenas, transmissores e geradores de energia. 

.Os dois governos admitem que Cuba estava enviando as armas para a Coreia do Norte, mas alegam que o material passaria por reparos e seria devolvido à ilha dos irmãos Castro. O painel da ONU não se convenceu: o fato de a carga estar escondida se soma a orientações por escrito, encontradas a bordo, orientando a tripulação a preparar uma declaração falsa e enganar as autoridades do Panamá. O relatório fala em "clara e consciente intenção de burlar as resoluções". As sanções que proíbem a venda de armas para a Coreia do Norte são consequência da insistência do regime comunista em manter seu projeto nuclear, inclusive para fins militares.

14 comentários:

Anônimo disse...

ONDE O PT BOTA A MÃO DÁ MERDA.
AGORA DEVE TER SOBRADO UM CALDO PRA CAMPANHA ELEITORAL.
DE GRAÇA OS VERMELHOS NÃO "TRABALHAM".

Anônimo disse...

Eu não sei de nada.

Garivaldino Ferraz - Brasília disse...

Qual será a explicação que os canalhas daqui terão para esse fato? Afinal, não vivem latindo contra o "bloqueio" dos Estados Unidos? Que "bloqueio" é esse que permite até exportação de armas e aviões? E o pior: com a conivência do Brasil! Acho que o fundo do poço já foi ultrapassado há muito tempo.

Anônimo disse...

POLIBIO: tem um livro que relata o que é a ditadura NORTE COREANA, eu li e chorei... O titulo é A FUGA DO CAMPO 14 , de Blaine Harden, Editora Intrínseca Ltda. É uma lição de vida para nós jamais deixarmos o comunismo tomar nossas vidas de nós mesmos. Recomendo a leitura, jamais esquecerei o que li.

Anônimo disse...

OS BOIS CORNETAS DIZEM QUE CUBA NÃO SE DESENVOLVE POR CAUSA DO BLOQUEIO, SÓ SE FOR BLOQUEIO DO CÉREBRO DOS CASTROS.


EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Os Petralhas construíram um porto em Cuba para quê? Cuba não produz nada e não tem dinheiro para comprar! Esse porto só pode servir para que sejam feitas falcatruas, e a sua própria construção já foi um fim em si mesma, isto é, para que os irmãos Castros e os PeTralhas roubassem dinheiro do BNDES, e a tendencia é que esses ladrões do petê, façam mais obras em países governados por tiranos, onde não há nenhum tipo de controle!

Anônimo disse...

O PROBLEMA NÃO É DENUNCIAR

O PROBLEMA É O POVO ANALFABETO FUNCIONAL QUE NÃO SABE DECODIFICAR PARA ENTENDER.

DENUNCIAS EXISTEM AOS MILHARES, HORRENDAS,ROUBO DE MATERIAL DE SAÚDE,EDUCAÇÃO,CRIMES DE PROMOTORES,AUTORIDADES DE TODOS OS NÍVEIS, MAS NÃO TEM POVO CAPAZ DE DIZER "NÃO".

FICA O DITO PELO NÃO DITO,MILHARES DE "GÉRSONS",MAMANDO UMA MÍSERIA E SE "ACHAM" LEVANDO VANTAGEM, VOTANDO EM ASSASSINOS,LADRÕES E PETRALHAS CORRUPTOS.

NÃO DEU E NÃO VAI DAR EM NADA, LAMENTAVELMENTE.

Anônimo disse...

Ainda faltam informações.

Quem produz este armamento? Será Cuba fabricante para exportação?




Anônimo disse...

Ainda faltam informações.

Quem produz este armamento? Será Cuba fabricante para exportação?




Cap Caverna disse...

Isso é o governo destes PaTifes visionários e corruptos que estão no poder. Estão ressuscitando um devil que estava quase morto. Falta pouco para que o regime sanguinário e ditatorial dos Castros caia por terra, mas com essa gentalha dos petistas dando oxigênio à eles vai demorar um pouco mais, mas que vai cair é somente uma questão de tempo!

Anônimo disse...

Ok. Pela linha de racocínio do editor a pessoa que compra uma arma da marca taurus para matar o vizinho, culpada é a Taurus? Então fecha a fábrica.

Anônimo disse...

Cuba só produz coisa ruim.

Anônimo disse...

Não anonimo das 23:43, segundo o editor, o ovo nasceu antes da galinha, digo, a galinha nasceu antes do ovo.

Anônimo disse...

Quem quiser saber mais sobre o livro que retrata a tragédia do regime norte-coreano, dê uma olhada aqui:

http://minhateca.com.br/atilamunizpa/Documentos/M*c3*basica/Fuga+do+Campo+14+-+Blaine+Harden,3190320.pdf

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/