Colheita de verão já começou no RS. Emater prevê problemas para a soja.

O RS poderá colher um,a nova supersafra de grãos este ano, chegando aos 30 milhões de toneladas, conforme informou ontem o editor. A Emater do RS só está preocupada com a soja. A empresa anunciou hoje que foi iniciada a colheita do arroz no Rio Grande do Sul, atingindo 1% do total da área cultivada, que é de pouco mais de um milhão de hectares (1.098.097). Sem problemas de água para a irrigação e beneficiada pelo clima quente e de boa insolação, as lavouras de arroz apresentam bom padrão e potencial produtivo acima do esperado (7,8 toneladas por hectare) em várias situações. Saiba mais sobre os demais grãos que possuem importância na safra gaúcha de verão:

Milho -  Previsão de 5 milhões de toneladas: a colheita segue em ritmo acelerado no Estado, alcançando 30% do total da área semeada este ano (1.004.728 hectares). Desde o início da colheita das primeiras lavouras os rendimentos vêm surpreendendo de forma positiva, com casos pontuais que superam os 10 mil kg/ha. Entretanto, segue a preocupação com as lavouras em desenvolvimento (14%), que podem ter seu potencial de produção reduzido caso persista intenso calor e pouca chuva.
Feijão - A colheita da 1ª safra de feijão prossegue, com produtividade média muito boa, estando dentro das previsões, restando ¼ da área semeada a ser colhida. No RS, 20% das lavouras de feijão estão maduras e por colher, 5% em enchimento de grãos, 1% em floração e 1% em desenvolvimento vegetativo.
A 2ª safra segue em implantação, ocorrendo de maneira mais lenta, em razão das altas temperaturas e da grande insolação que atinge o Estado.

Soja - Previsão de 4 milhões de toneladas: os produtores estão apreensivos, pois a maioria das lavouras está em fase de floração e formação de grãos (80%), críticas em relação à falta de umidade. Assim, a continuidade desse cenário poderá afetar de forma significativa a produção. Lavouras localizadas mais ao Norte, onde a chuva é mais escassa, começam apresentar queda de vagens recém-formadas, o que seguramente implica na diminuição da produtividade. Em sentido contrário, áreas no Sul, junto à fronteira com o Uruguai, lavouras de soja plantadas em várzeas de arroz começam a ter seu desenvolvimento prejudicado devido ao excesso de umidade, uma vez que as chuvas naquela região têm sido frequentes e abundantes. Cabe ressaltar que são, até o momento, casos pontuais e esporádicos, tanto no primeiro caso como no segundo. No RS, 42% das lavouras de soja estão em enchimento de grãos, 40% em floração e 18% em desenvolvimento vegetativo.

200 RÓTULOS DE CERVEJAS DO MUNDO TODO 
INCLUSIVE SÁBADO
Cervejas artesanais. 200 rótulos de várias partes do mundo
Bier Mark Spirito Santo, Porto Alegre
No mezanino da loja da Spirito Santo, Rua 24 de Outubro 513, 10h as 20h.
Telefone ou vá lá, faça sua encomenda e aproveite o ambiente para tomar um chop ou beber a cerveja da sua preferência.
Fone 3208.2300. USE O TELEFONE E VÁ LÁ.
É a primeira loja shop in shop do Bier Markt em Porto Alegre
www.biermarkt.com.b

Um comentário:

Anônimo disse...

O maior problema é que os impostos recolhidos com essa super safra, serão "torrados" pelo governador Tarso maluco, fazendo m...!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/