Artigo, José Roberto de Toledo - Com desejos contraditórios, maioria dos eleitores pensa pouco na eleição

No artigo que escreveu no Estadão, José Roberto de Toledo, revela que a pesquisa MDA/CNT mostra estabilidade tanto das intenções de voto para presidente quanto da avaliação do governo de Dilma Rousseff. Em outras palavras, a oposição tem sido incapaz de catalisar o desejo de mudança expresso pelos eleitores, e o governo não conseguiu faturar o aumento da confiança do consumidor registrado no começo do ano pela Ibope/CNI. Leia tudo:

As taxas – eleitoral e de aprovação – de Aécio Neves (PSDB) e de Dilma, respectivamente, oscilaram dentro da margem de erro. A margem é de 2,2 pontos, e vale para a pesquisa atual e para a anterior. Ou seja, devem ser somadas, o que dá 4,4 pontos. Como tanto Aécio quanto Dilma perderam menos do que isso, não se pode afirmar com certeza que ambos caíram. E, mesmo que tivessem, um ponto isolado na curva não configura uma tendência.

. Não é por isso que os resultados da pesquisa MDA/CNT devam ser desconsiderados. A pesquisa confirma o que Ibope e Datafolha já haviam apontado: 62% dos brasileiros preferem que o próximo presidente “mude totalmente a forma de governar” ou pelo menos “continue algumas ações e mude a maioria”.

. É uma eleição “mudancista”, condição necessária mas insuficiente para a oposição.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

8 comentários:

Unknown disse...

Quem disse pra vc, editor, que os eleitores querem mudancas? Vcs jornaleiros imparciais e engajados sao bem engracadinhos, ne? Acham que os membros da TFP, representados na imprensa por vcs engajados, SIGNIFICAM ELEITORES. Este punhado de gato pingado, meu caro editor, nao elege nem sindico de predio. Pra elegem um Presidente, meu querido editor, e PRECISO VOTOS. Muitos VOTOS!

Anônimo disse...

Sim as eleicoes so interessam a corja politica, que quer ter seus privilegios prorrogados.
Tudo uns bostas.
Experimenta fazer voto facultativo, onde não se é obrigado a votar, para ver como fica esta imundice.

Anônimo disse...

Nas mesma reportagem José Pompeu de Toledo diz:

"Hoje, uma parte grande dos que desejam mudança prefere Dilma. É uma aparente contradição, mas é assim que funciona o processo decisório daquele eleitor que não é partidário: sempre pela exclusão da pior opção, até chegar à menos pior.

Significa dizer que, no momento do voto, esse eleitor vai decidir se prefere mudar mesmo ou, por falta de confiança nos outros candidatos, vai acabar optando por Dilma para garantir o que já tem. Não adianta, porém, forçar análises para antecipar essa decisão. A cada pleito, o eleitor “independente” (que não é petista nem antipetista) tem demorado mais para decidir."

Anônimo disse...

O sgarbi tá nervosinho... tá vendo a casa ruir e não sabe mais o que fazer pra tapar o sol com a peneira...

Anônimo disse...

A grande maioria do povo brasileiro é gado, são mal informados, só se preocupam com abobrinhas e acreditam no que lhe contam na TV! Isso e para todas as classes, não só os pobres!

Anônimo disse...

o anonimo das 10:51 é o tipico elemento que pensa pouco na eleição ou acha que com a sua, opinião, só ele e seus amiguinhos coxinhas vão votar e, portanto, o condidato dele vai ganhar a eleição. Esquece ele e seus amiguinhos podem ir votar votar em branco ou anular o voto e, se quiserem não são obrigados a votar, com direito de uma multa em torno de 5 reais, ou seja, faça esse favor é um voto a menos da direita.

Anônimo disse...

SGARBI PORQUE O NERVOSINHO? TUA CC TÁ GARANTIDA POR MAIS 4 ANOS, COM 13 MILHÕES DE BOLSA ALIMENTAÇÃO, ISSO AI DÁ EM TORNO DE 30 MILHÕES DE VOTOS E MAIS OS CEGOS IDEOLÓGICOS FECHOU NEGO, JÁ GANHARAM SÓ TEM UM CAMINHO PARA NÓS ESPERAR O PAÍS QUEBRAR E QUANDO TIVER SÓ CAPIM E ALFAFA NAS GONDOLAS DOS MERCADOS O POVO VAI AS RUAS E SEGUNDO VCS DÁ UM GOLPE.



EDUARDO MENEZES

Unknown disse...

O Carlos Sgarbi mostra toda a sua ignorância sobre os dados da pesquisa. Quem disse que a população quer mudança? Se ele lesse a tabela 34 da Pesquisa CNT, onde mostra que 62,2% dos entrevistados querem mudanças na forma de governar, saberia de onde vem essa informação.
Mas sobre o artigo do Toledo, concordo com algumas coisas, mas acredito que ele deixa de lado 2 considerações importantes:
1) A Dilma recebe exposição maciça da mídia, em dezembro de 2013 ela esteve por mais de 60 minutos no Jornal Nacional, Aécio Neves, 1 minutos e 20 segundo, Eduardo Campos 43 segundos. Isso faz, naturalmente, que ela tenha preferência nas intenções de voto. Tanto é que 16% dos entrevistados não conheciam o Aécio e 29% o Eduardo Campos.
2) O governo foi reprovado nas 5 áreas avaliadas. Saúde, Educação, Emprego, Renda e Segurança - Em todas essa áreas os entrevistados enxergam a necessidade de mudanças e que nos últimos meses houve piora.
Se fosse levado essas 2 variáveis em consideração, acredito que o texto seria mais preciso.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/