O Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para
carros sobe a partir desta quarta-feira (1º), mesmo dia em que entra em vigor a
obrigatoriedade de freios ABS e airbags em 100% dos carros produzidos a partir
deste ano. Essas duas medidas tendem a elevar os preços dos carros
em 2014 e podem impulsionar a inflação. O IPI aumentou para carros fabricados a partir de hoje e não para os que já se encontram nas lojas ou estão estocados nas montadoras.
. Segundo informou em dezembro o ministro da Fazenda, Guido
Mantega, o preço dos carros populares deverá subir de 4% a 8% para a inclusão
de airbag e ABS, o equivalente a uma alta de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil por
automóvel.
. A alta do IPI vai levar a um aumento da arrecadação de R$
956 milhões entre janeiro e junho de 2014, segundo cálculos do Ministério da
Fazenda.
O que mudou -
Carros com motor entre 1.0 e 2.0 flex, a alíquota de
IPI, que foi de 7% até o fim do ano passado, subiu para 9% nesta quarta. E pode
retornar ao patamar de 11% em julho, dependendo da análise do governo.
veículos com mesmo motor, mas movidos apenas a
gasolina, a alíquota subiu de 8% para 10% nesta quarta-feira e pode avançar para
13% em julho.
Veículos utilitários tiveram alta do IPI dos 2%, que
vigoravam até o fim de 2013, para 3% em 1º de janeiro. A partir de julho, o
imposto pode subir para 8%.
Para os utilitários usados para transporte de carga, a
variação será a mesma agora. Em julho, porém, se houver alta, ela será para 4%.
- A produção de veículos em 2013 bateu, já em novembro, o
recorde histórico, com 3,5 milhões de unidades produzidas, superando a então
marca inédita de 2011. Os números fechados de vendas serão divulgados nos
próximos dias.
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