Ficou para este ano a licitação das 388 linhas de ônibus de empresas privadas
que circulam em Porto Alegre. O prefeito José Fortunati havia
prometido publicar a concorrência até dezembro, o que não ocorreu. A EPTC defende o prefeito, alegando que aguarda definição do Tribunal de Contas do Estado sobre o modelo tarifário que
será utilizado.
- Outras licitações da Prefeitura de Porto Alegre que
ficaram para 2014:
- Novos táxis = Até março, a EPTC deve lançar licitação
para 105 novos prefixos;
- Revitalização da Orla do Guaíba = A Prefeitura de Porto
Alegre aguarda a conclusão da revisão do Tribunal de Contas do Estado para
poder publicar a licitação;
- Ciclovia da Sertório = O projeto executivo dos 12
quilômetros da ciclovia da avenida Sertório já foi finalizado. O edital depende
da EPTC.
5 comentários:
ESSA DOS ONIBUS É BRONCA, CONSAGRA OU QUEIMA O PREFEITO.
EDUARDO MENEZES
O Fortunati não licitará as concessões das linhas de ônibus em Porto Alegre.
A ATP (Associações dos Transportadores de Passageiros)é tradicional financiadora de campanhas eleitorais de políticos em Porto Alegre.
A proximidade do Prefeito com a ATP chega ser constrangedora, José Fortunati (PDT), nomeou como CC (cargo em comissão) na Procempa o filho do presidente da ATP.
D 1994 até hoje, a tarifa de ônibus em Porto Alegre subiu 670,27%. Índice muito superior ao da inflação. O maior dos indicadores o IGP-M acumulou neste período 414,29% de alta.
O sistema de concessão de linhas de Porto Alegre é por permissão de serviços e nunca foi licitado antes.
O valor foi distribuído entre os consórcios operacionais, que reúnem 13 das 14 empresas de ônibus da seguinte maneira:
- STS – Sistema Transportador Sul: R$ 1,89 milhão. O STS reúne as empresas Belém Novo, Restinga Viação Teresópolis Carvalhada e Trevo. A licitação deve começar pelo lote do STS que possui 166 linhas na bacia Sul – 29,37% do sistema
- Conorte – Consórcio Operacional Zona Norte: R$ 6,34 milhões. Formado pelas empresas Navegantes, Sopal e Nortran. Opera a bacia Norte com 112 linhas de ônibus – 25,41% do sistema.
- Unibus – União da Bacia Urbana Sudeste – Leste: R$ 3,49 milhões. Opera 110 linhas – 23,15% do sistema e reúne seis empresas: Estoril, Gazômetro, Sentinela, Sudeste, Presidente Vargas e Alto Petrópolis.
- Companhia Carris Porto Alegrense: empresa de capital misto que teve prejuízo de R$ 7,86 milhões em 2011. O objetivo não é licitar as 37 linhas da Carris – 22,07% do sistema, mas torná-la 100% pública. Ela opera linhas transversais que ligam as bacias operadas pelos Consórcios.
Diante destes números de lucratividade do sistema, não será nada fácil licitar e alterar o mercado de prestação de serviços em Porto Alegre. Somente a Carris fechou as contas no vermelho.
As empresas de ônibus, pela ATP – Associação dos Transportadores de Passageiros, prometem entrar com ações de indenizações pelos investimentos realizados no sistema caso a licitação ocorra.
http://onibusbrasil.com/blog/2013/04/15/porto-alegre-promete-licitacao-para-este-ano/
Estes picaretas não colocaram no sistema nos dois últimos anos, um Ônibus com ar condicionado, só aumentaram os mesmos no comprimento, e diminuirão a distância entre os bancos, tiraram a pouca inclinação dos assentos(encosto), COLOCARAM BANCOS QUASE DUROS, e portanto mais passageiros por carro, e a EPTC, não vê nada, é tudo cego, cambada de incompetentes.
Se nao resolveram nem aqla vigarice que se transformou as licencas pr Taxis, como e que irao resolver as outorgas pra exploracao de transporte urbano? Vc acredita em Papai Noel, editor? Porque vc nao pergunta pro ÇABIO Capelari, a razao de manter licencas de Taxis em maos de poucos. Haja vista que a concessao, assim como as vistorias da EPTC, devem ser realizadas PELO TITULAR? E se o ÇABIO Capelari nao tiver qualquer ideia pra resolver este "problema", sugiro esta: UM CPF, UM RG, UMA LICENCA, UMA PLACA, UMA CNH. Entendeu ou quer que desenhe?
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