Fepam emperra licenciamento para produto gaúcho que é vendido em outros Estados e não pode ser vendido no RS

É esdrúxula a situação atual da empresa gaúcha Simbiose, que consegue produzir produtos com a tecnologia do BT Control para combater as pragas da Helicoverpa nos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Goiás e Minas, mas não pode fazer o mesmo para os produtores do RS, simplesmente porque aqui a Fepam não consegue concluir os procedimentos de liberação da droga.

. A lagarta Helicoverpa já produziu prejuízos bilionários nas lavouras de algodão, milho e soja. A praga alimenta-se de todas as fases da planta e é extremamente voraz.

. “Eu sinto um pouco de descaso”, mandou dizer ao editor o diretor da Simbiose, Marcelo Oliveira.

. A empresa espera uma resposta desde agosto. A Fepam não responde nem aos e-mails disparados pela Simbiose.

. O deputado Jerônimo Gorgen, com quem falou o editor, disse que a demora da Fepam abriu caminho para o uso de produtos químicos importados.

11 comentários:

Anônimo disse...

Cada povo tem o governo (e seus orgãos de gestao) que merece!!!

Anônimo disse...

Políbio,

A FEPAM, sob a tutela do PT, só responde a "E-CASE" e não a "E-MAILS".

Como o pessoal da Simbiose é ingenuo. Não leram nos jornais sobre os problema$$$ na FEPAM?? Acham que acabaram?? Acreditam em Papai Noel??

Só relho(amigo do patrão) ou dote(pai da noiva)!!

JulioK

Anônimo disse...

Há muito $ em jogo e algum comunista não recebeu sua parte..

Anônimo disse...

Qual o produto importado está liberado no RS? Pelo que tenho lido, somente após decretado "estado de emergência" é que poderá ser liberado produto químico importado, que no caso é o "benzoato de emamectina".

Anônimo disse...

É que, aqui, os gaudérios são carnívoros e uma lagarta é proteína animal.

Que façam churrasco da lagarta!

Anônimo disse...

Será que a Simbiose não consegue desenvolver um produto para combater essas pragas do atraso que estão lá dentro da FEPAM? Eu acho que o diretor Marcelo ainda não entendeu, eles estão esperando uma "gorjeta" para dar o "carimbaço"! Como nos casos das licenças para os condomínios do litoral.

Biriva do Cerro do Tigre disse...

Sem molhar a mão, certamente não vão conseguir, ainda mais que no ano que vem o PC do B precisa de recursos estras para campanha da Manoelita.

Falando em simbiose é este PT com PC do B, ambos lutaram pela implantação da republica sindicalista no passado e agora a simbiose é maior ainda com a perpetuação no poder. Teve um ministro do esporte desse partido que caiu porque a propina era muito alto é o PT não gosta de ser roubado.

Anônimo disse...

Já está passando da hora de uma REVISÃO na legislação ambiental brasileira, com redefinição das atribuições destes órgãos. SIMPLIFICAR as licenças ambientais. É uma absurdo uma licença ambiental conter mais de DEZ páginas, onde as "condições e restrições" galopam sobre a legislação maior (federal e estadual). Tudo isso é possivel porque os "técnicos" da FEPAM são os senhores do raio e do trovão. Mas não podemos esquecer do Ministério Público que fica cuidando dos ratos enquanto a tropa de elefantes passa faceira.

Luiz Vargas disse...

Enquanto a hospedeira FEPAM estiver infectada pelo Para$iTa helicoPeTra os movimentos continuarão lentos, devagar, quase parando. Só uma boa "inje$$$ão" do medicamento e$timulante "é - bola" poderá causar alguma alteração no quadro clínico, levando a hospedeira a apresentar alguma reação.
Há uma outra medicação de efeito extremamente duradouro, mas seu uso só poderá ser feito lá por outubro de 2014. O nome desta medicação chama-se "voto".
Esta medicação, se utilizada corretamente, conscientemente e com responsabilidade, poderá dar início ao extermínio do Para$iTa helicoPeTra.
O helicoPeTra é um caso único no Para$iTismo por que: é um ectoParasiTa e ataca a parte exterior do corpo do hospedeiro; é
endoParasiTa e vive no interior do corpo do hospedeiro e é um hemoParasiTa, ParasiTa que vive na corrente sanguínea do hospedeiro.
Esta praga começou como uma endemia, já é uma epidemia e se não for combatida se transformará numa pandemia.

Anônimo disse...

ACHO QUE TOU COMEÇANDO A ENTENDER, ELES QUEBRAM O ESTADO, A UNIÃO ASSUME E POEM UM GESTOR, TODO MUNDO GANHA E NINGUÉM É COBRADO.




EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

A FEPAM éra boa quando chefiada pelo ex-dep Est e ex-secretário do meio ambiente e ex-candidato a vice-governador pela chapa Yeda, do PSDB, Berfran Rosado, do PPS. Ops: foi o mesmo que foi preso pela PF por ter esqueminha na Secretaria do Meio Ambiente.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/