Pesquisa CNT sobre rodovias no RS - Ótimo/bom: públicas, 37,5%; privadas (concessões), 72%

CLIQUE AQUI para acompanhar toda a pesquisa.Os dados da CNT demonstram que tudo ficou muito pior depois que assumiu o governo Tarso Genro. 

O editor recebeu nesta quinta-feira a noite os  dados da Pesquisa Confederação Nacional do Transporte (CNT) de Rodovias 2013, que  demonstram a falência das ações dos governos federal e estadual na área de rodovias no RS.

. O estudo da CNT demonstra que apenas 37,5% das rodovias administradas pelo governo levaram conceito bom e ótimo, número que vai para 72% no caso das estradas sob gestão privada (concessões).

. Os índices satisfatórios (ótimo e bom) sobre a conservação dos trechos no Estado apresentam piora desde 2010.

. Do total de 8.255 quilômetros avaliados — 5.525 nas mãos do setor público e 2.730 com concessionárias —, 48,9% estão em condições ótimas e boas. No ano passado, o índice era de 58,7%, número que abrange estradas federais e estaduais. Foram avaliados pavimento (59,9% de ótimo e bom), sinalização (52,1%) e geometria da via (22,1%). As rodovias conservadas pelo poder público têm 37,5% de ótimo e bom, contra 72% das administradas por concessionárias. O índice é de 56,5% quando se refere à extensão federal e 31,8% no que diz respeito à estadual. Há seis pontos considerados críticos (que trazem graves riscos à segurança dos usuários): dois são erosão na pista e quatro são referentes a grandes buracos.
O estado geral das rodovias brasileiras também teve piora no último ano. Conforme a pesquisa, 63,8% da extensão avaliada apresenta alguma deficiência no pavimento, na sinalização ou na geometria. Em 2012, o índice havia sido de 62,7%. Também aumentou o número de pontos críticos, que passaram de 221 para 250. De acordo com o estudo, a maior parte da extensão pesquisada (88%) é formada por pistas simples e de mão dupla, e 40,5% do total avaliado não tem acostamento.

. Segundo o presidente da CNT, senador Clésio Andrade, a estatística mostra a necessidade urgente de aumentar os investimentos nas rodovias brasileiras, principalmente em duplicação.

— O governo tem uma dificuldade gerencial. Muitos projetos não saem do papel. Há um excesso de burocracia. Os investimentos precisam ser ampliados de fato para que o Brasil possa melhorar sua competitividade.

Tabela comparativa
Dados divulgados pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) atestam a diminuição de trechos considerados ótimos ou bons nas estradas do Rio Grande do Sul em 2013. Veja o comparativo:
                   2012           2013 
Ótimo        11%           5,3%
Bom           47,7%        43,6%
Regular     31,8%        40,3%
Ruim          7,2%          9,2%
Péssimo     2,4%          1,6%

Veja o comentário do editor sobre o assunto: Existe algum planejamento que diga que Porto Alegre precisa de metrô? Onde estão os estudos?

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/