Publicidade: governo Dilma já gastou mais em 9 meses do que durante todo o ano passado

Levantamento feito pela ONG Contas Abertas a pedido do site de VEJA mostra que os valores empenhados chegaram a  R$ 177,7 milhões neste ano, comparados com R$ 173 milhões de reais no ano passado inteiro. Leia toda a reportagem do site www.veja.com.br de hoje:

O cálculo leva em conta dados do Orçamento e exclui as estatais, como a própria Caixa. O aumento ocorre acompanhado de uma nítida mudança na estratégia de comunicação da presidente Dilma Rousseff, já de olho nas eleições de 2014. Dilma abriu uma página no Facebook e passou a usar o Twitter diariamente, além de priorizar eventos que possam garantir exposição positiva nos meios de comunicação.

. José Matias-Pereira, professor de administração pública da Universidade de Brasília, diz que somente a cobrança da sociedade pode impedir abusos com o uso de verbas públicas para promoção eleitoral. "Nós temos que assumir uma postura mais proativa e agressiva, no bom sentido, para cobrar resultados dos governantes, e não publicidade. Quanto pior o desempenho de um governante, maior a tendência dele de gastar o dinheiro com publicidade", diz. Ele também critica a mistura entre público e privado: "O eleitor está sendo chamado para pagar uma conta que, na verdade, tem por trás dela interesses políticos, de grupo e pessoais".

. Há outra explicação relevante para a elevação dos gastos já em 2013: pela lei, o governo só pode gastar com publicidade em ano eleitoral aquilo que já havia gasto no ano anterior. Esticar a corda já em 2013 é garantir a possibilidade de gastos maiores no ano que vem.

5 comentários:

Anônimo disse...

Se colocar a $ que a caixa federal e o banco do brasil gasta a conta fica ainda mais gorda.

Peguei nojo do Gianechini e da feiosa da Regina Caze (na verdade dela nao tem como gostar mesmo) por conta da over-exposicao dos mesmos nos comerciais dos bancos, ocupados que estao em fornecer credito a crasse-C comprar ap's na periferia por meio milhao de reais.

Anônimo disse...

Se o produto fosse mesmo bom, não precisaria de tanta propaganda. Como diria o Zorro ao sargento Garcia: elementar, meu caro Watson.

Anônimo disse...

Esse é o Partido do Tró-ló-ló,fala muito,gasta muito e faz pouco.

Anônimo disse...

Políbio,

Quase 20 milhões de TOCO já dá para fazer uma campanha eleitoral.

Anônimo disse...

Caro Sr Polibio, existem numeros que não aparecem mas são igualmente chocantes: quanto o governo gasta TREINADO MILITANTES - vulgo professores - para enganar crianças e adolescente através de ensinamentos interesseiros que interessam em fortalecer o Estado, e não formar cidadãos.
De todos os impostos que pagamos, boa parte segue para a perversão moral que é oferecidas nas escolas, sejam elas públicas ou privadas.
Penso que o papel de educar cabe AOS PAIS e não ao Estado. Cadê os pais que não cumprem o papel que lhes é cabido?
Sabendo disso, senhores e senhoras do governo tratam de espalhar novos conceitos de familia, tentando confundir as pessoas, e estão ganhando esse jogo do mal.
A corrupção começa em casa, é reforçada na escola, e nessa lacuna o governa quer enfiar seus tentáculos.
A propaganda é um dos meios de enganação e gastos. Claro que muito desse dinheiro destinado as campanhas e a adoração de si mesmo acaba se "perdendo" no caminho.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/