Levantamento feito pela ONG Contas Abertas a pedido do site de VEJA
mostra que os valores empenhados chegaram a R$ 177,7 milhões neste ano,
comparados com R$ 173 milhões de reais no ano passado inteiro. Leia toda a reportagem do site www.veja.com.br de hoje:
O cálculo leva em
conta dados do Orçamento e exclui as estatais, como a própria Caixa. O aumento ocorre acompanhado de uma nítida mudança na
estratégia de comunicação da presidente Dilma Rousseff, já de olho nas eleições
de 2014. Dilma abriu uma página no Facebook e passou a usar o Twitter
diariamente, além de priorizar eventos que possam garantir exposição positiva
nos meios de comunicação.
. José Matias-Pereira, professor de administração pública
da Universidade de Brasília, diz que somente a cobrança da sociedade pode
impedir abusos com o uso de verbas públicas para promoção eleitoral. "Nós
temos que assumir uma postura mais proativa e agressiva, no bom sentido, para
cobrar resultados dos governantes, e não publicidade. Quanto pior o desempenho
de um governante, maior a tendência dele de gastar o dinheiro com
publicidade", diz. Ele também critica a mistura entre público e privado:
"O eleitor está sendo chamado para pagar uma conta que, na verdade, tem
por trás dela interesses políticos, de grupo e pessoais".
. Há outra explicação relevante para a elevação dos gastos
já em 2013: pela lei, o governo só pode gastar com publicidade em ano eleitoral
aquilo que já havia gasto no ano anterior. Esticar a corda já em 2013 é
garantir a possibilidade de gastos maiores no ano que vem.
5 comentários:
Se colocar a $ que a caixa federal e o banco do brasil gasta a conta fica ainda mais gorda.
Peguei nojo do Gianechini e da feiosa da Regina Caze (na verdade dela nao tem como gostar mesmo) por conta da over-exposicao dos mesmos nos comerciais dos bancos, ocupados que estao em fornecer credito a crasse-C comprar ap's na periferia por meio milhao de reais.
Se o produto fosse mesmo bom, não precisaria de tanta propaganda. Como diria o Zorro ao sargento Garcia: elementar, meu caro Watson.
Esse é o Partido do Tró-ló-ló,fala muito,gasta muito e faz pouco.
Políbio,
Quase 20 milhões de TOCO já dá para fazer uma campanha eleitoral.
Caro Sr Polibio, existem numeros que não aparecem mas são igualmente chocantes: quanto o governo gasta TREINADO MILITANTES - vulgo professores - para enganar crianças e adolescente através de ensinamentos interesseiros que interessam em fortalecer o Estado, e não formar cidadãos.
De todos os impostos que pagamos, boa parte segue para a perversão moral que é oferecidas nas escolas, sejam elas públicas ou privadas.
Penso que o papel de educar cabe AOS PAIS e não ao Estado. Cadê os pais que não cumprem o papel que lhes é cabido?
Sabendo disso, senhores e senhoras do governo tratam de espalhar novos conceitos de familia, tentando confundir as pessoas, e estão ganhando esse jogo do mal.
A corrupção começa em casa, é reforçada na escola, e nessa lacuna o governa quer enfiar seus tentáculos.
A propaganda é um dos meios de enganação e gastos. Claro que muito desse dinheiro destinado as campanhas e a adoração de si mesmo acaba se "perdendo" no caminho.
Postar um comentário