Greve dos petroleiros é geral em todo o País. Vai faltar gasolina, óleo e gás.

No meio desta tarde já era possível garantir que a greve dos petroleiros atinge todas as refinarias, terminais, plataformas, campos de produção e unidades operacionais da estatal, avaliou nesta quinta-feira a Federação Única dos Petroleiros (FUP), que reúne sindicatos. Os trabalhadores impõem o cancelamento do leilão de Libra para acabar com a greve.

. Como o leilão de Libra está marcado para o dia 21, a greve poderá perdurar até lá, o que significa que ocorrerá desabastecimento de gasolina, óleo e gás tão logo acabarem os estoques atuais. 

CLIQUE AQUI para ler entrevista completa sobre a participação chinesa no leilão de Libra. Eles serão os grandes vencedores da disputa, da qual se afastaram os maiores grupos petroleiros mundiais, já que não confiaram nas regras e não aceitam seus termos. O material é do jornal Valor de hoje. 

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse não era o partido que atacava as privatizações do governo neoliberal do FHC...? lembram das passeatas da quadrilha do mensalão, qdo na oposição, fora FHC, abaixo a globalização, fora ALCA, abaixo as PRIVATIZAÇÕES...essa gente simplesmente, não sabe o que fazer com o país. Será mto difícil consertar o que essa quadrilha tá fazendo com a economia do país.

Anônimo disse...

Preço da gasolina perto de “empatar” com dólar mais baixo. E os “aumentistas”, quietos…

Uma reportagem do Valor, hoje, mostra como é perigoso, em matéria de petróleo, fazer raciocínios simplórios e imediatistas.

A Petrobras, vocês se recordam, ia “quebrar” por conta da defasagem entre os preços internacionais da gasolina e do diesel, na casa dos 30%.

Agora, eles admitem que essa defasagem caiu para 9%. Talvez menos, porque o preço internacional do petróleo teve uma ligeira queda, em torno de 4%, nos últimos dias.

Não é lúcido tentar negar o óbvio, pois é evidente que o preço da gasolina – ao menos nas refinarias – está contido, embora o “mercado livre” pratique diferenças de preço que chegam a mais de 15% entre os preços nas bombas.

Mas é evidente que as forças políticas que, através da imprensa, clamavam por “reajuste já” visavam o desgaste político não apenas do governo Dilma quanto, sobretudo, a própria Petrobras, justo no momento em que ela será, como nunca antes, a ferramenta do país na apropriação para o Brasil da maior reserva de petróleo do pré-sal.

O reajuste, quando vier, virá na hora e no tamanho certo para ser absorvido, sem danos, política e economicamente, embora os “aumentistas”, aí, preparem uma nova temporada de “o mundo vai acabar”.

Da mesma forma, acreditem, vai seguir o leilão de Libra. A greve dos petroleiros, algo delicado, porque envolve a segurança das operações de extração e refino de petróleo, deve ser vista com serenidade, sem atropelos.

Dia 21, com o resultado do leilão, acabam as pressões.

E os que estão contra, por ingenuidade e desconfiança, vão ver que a mídia vai falar muito em “fracasso” do leilão”

Fracasso, para eles, claro, é a Petrobras ganhar.

Anônimo disse...

O texto das 11:06 é fabricado pelo comando dos blogues chapa-branca. A verdade sobre a greve, que é a notícia que o polibio publica, é que esses milionários e improdutivos empregados de nossa petrossauro são todos esquerdalhopatas e querem mantes a estatização até no que o estado não tem. Dinheiro para explorar o pré-sal e, é claro, tecnologia. Estado empresário dá nisso. Os empregados se acham donos do negócio. A Petrobrás é nossa. Nossa, de quem? deles empregados é que não é. Portanto, parem de querer mandar no que não é de voces. Outra: Relação de emprego não permite querer mandar, nem em regime comunista. Sobre preços, que o fiscal do blogue argumenta sem base econômica, é o mercado que define. Se voce prender o preço, o custo vem logo adiante e de forma cruel. Não adianta represar, já fimos esse filme antes e como ele terminou. Parem de enganar. Não aqui, onde sabemos ler e pensar.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/