A greve do Dnit, que já dura um mês e meio, nem é o maior
problema das empreiteiras que tentam tocar as obras na BR-116 e BR-392
(contorno de Pelotas), porque nem mesmo as jazidas para material de aterro são
liberadas pelo Ibama.
. A coisa é tão amarrada que sequer as autorizações para
a implantação dos canteiros de obras saem do papel.
. A BR-116 e a BR-392 foram licitadas em 2010 e só em
agosto de 2012, dois anos de atraso, os contratos foram assinados. Na época, o
governo exigiu “Presteza e agilidade, a fim de cumprir os prazos contratuais”,
conforme escreveu no boletim do Sicepot o presidente Nelson Sperb Neto.
. A situação atual é descrita como caótica pelas
empreiteiras.
. Em função da má gestão do governo federal, as empresas
envolvidas em obras em todo o País acumulam novas e graves perdas porque não
conseguem tocar obras contratadas, tudo em função da má gestão pública ou até
por ação de sucessivos embargos feitos pelo TCU.
. As empreiteiras brasileiras acham que seus níveis de rentabilidade
cairão de 8% para 3% no ano passado (os números ainda não foram fechados),
devendo fechar 2013 com números ainda piores e até negativos.
5 comentários:
NÃO É MÁ GESTÃO, É PROPOSITAL PARA OS VALORES CONTRATADOS SEREM RECALCULADOS E O VALOR DA OBRA DOBRAR.
O VALOR DO QUE FALTA, MAS O QUE SE PERDEU COM A PARALISAÇÃO DA OBRA, MAS O QUE FOI SUPOSTAMENTE DEPREDADO, FORMAM O NOVO VALOR RECALCULADO AOS NOVOS VALORES DE MERCADO, QUE SEM ELE, SEM MAIS APORTE FINANCEIRO, A OBRA PARA E NÃO SAI DO PAPEL.
OS FAMOSOS ADENDOS CONTRATUAIS QUE POR LEI NÃO PODERIAM SER MAJORADOS PELO DOBRO, MAS QUE NA PRÁTICA É OUTRA COISA.
AS PRIMEIRAS ETAPAS DA OBRA SUPERFATURADAS, E AS DO MEIO PARA O FIM SUBFATURADAS, OU SEJA, SEM OS ADENDOS MAJORANDO OS PREÇOS, AS OBRAS PARAM NA METADE E NÃO AVANÇAM ATÉ O FIM.
PODE SER QUE ESSE NÃO SEJA O CASO, MAS GERALMENTE É ASSIM.
Tem que saber, anonimo das 15:32, que todas empresa tem obrigações trabalhistas, tributárias e sociais. Não havendo faturamento, liberações do governo, estes custos permanecem e crescendo. Mesmo que tenham sido liberados as verbas públicas mas não havendo continuidade
também os custos se mantém crescendo.
As coisas deveriam ser seguidas em cronogramas rígidos também para os funcionários públicos autorizadores.
O Juscelino Kubitschek no final da década de 50 com equipamentos da época contruiu uma cidade,Brasília,em 5 anos.O PT em 10 anos com a tecnologia atual não consegue entregar um canalzinho,Transposição do Rio São Francisco.Pense nisso.
COM RELAÇÃO A TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO, É CAPAZ DO ORÇAMENTO JÁ TER SIDO GASTO EM MAIS DA METADE E A EMPREITEIRA NÃO TER ENTREGUE NEM 10% DA OBRA.
TIPO, SE PAGA POR 50% DA OBRA E SE RECEBE APENAS 10% DELA.
COMO PODE ISSO??
NÃO PODERIA, MAS ACONTECE MUITO!!
E SIM, GERALMENTE AS PRIMEIRAS ETAPAS DAS OBRAS SÃO SUPERFATURADAS, POIS A EMPREITEIRA TEM QUE FAZER CAUÇÃO, E APORTAR AS ETAPAS INCIAIS PARA RECEBER DEPOIS, OU ELA TEM CAIXA, OU NÃO CONSEGUE FAZER AS OBRAS.
AS EMPREITEIRAS HONESTAS VÃO ATÉ O FIM, MAS AS FALCATRUAS ACABAM ABANDONANDO A OBRA, E O PREJUÍZO FICA PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
AS EMPREITEIRAS FAZEM A METADE DAS OBRAS E GANHAM O LUCRO PELA OBRA TODA, E COMO DO MEIO PARA O FIM NÃO TEM LUCRO, E SE BOBEAR, PREJUÍZO, ACABAM ABANDONANDO A OBRA.
Juscelino Kubitschek tinha um sonho e queria deixar seu nome na história, mas esses de hoje só querem encher os bolsos e cair fora!!
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