O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira Dom Jaime
Spengler, até então bispo titular de Patara e auxiliar da mesma arquidiocese,
como o novo arcebispo metropolitano de Porto Alegre, informou o escritório de
imprensa vaticana.
. O processo de transição tramitava desde 2011, quando o
Dom Dadeus Grings, que estava no comando da arquidiocese de Porto Alegre desde
2001, apresentou sua renúncia ao cargo ao completar 75 anos, conforme prevê o
Código de Direito Canônico.
. O novo arcebispo metropolitano do Porto Alegre nasceu
no dia 6 de setembro de 1960 em Blumenau, em Santa Catarina, e foi ordenado
sacerdote em novembro de 1990. Anteriormente, ele foi postulante franciscano em
Guaratinguetá, em São Paulo, e fez o noviciado no município de Rodeio, em Santa
Catarina.
2 comentários:
Políbio, esse sim é Spengler. A vereadora Lourdes é Sprenger. Não vai confundir e trocar os nomes. Sprenger é borrifador em alemão, porém a origem do sobrenome vem de "spring" - primavera, significando aquele que dançava nas festas e festivais (geralmente na primavera). Spengler é encanador em alemão.
Odalberto Casonatto disse:
Estamos contentes nos moradores da Paróquia de São Francisco do bairro Santana .Certamente o carisma franciscano, ajudará ao novo Arcebispo se aproximar desta Paróquia franciscana. Sua idade de 53 anos indica um longo episcopado. Terá barreiras para serem transpostas como a ambientação com a realidade de Porto Alegre, um clero, diversificado e difícil, um clero diferente daquele de Santa Catarina, e um grande desafio pastoral no atendimento as vilas marginais de Porto Alegre, onde se concentram uma multidão de evangélicos que até a pouco eram católicos. Formado pela Escola Franciscana de Jerusalém e ordenado diácono em Nazaré, Israel, terá uma grande missão de se aproximar com os evangélicos, que amam a Bíblia e que já atraíram 40 por cento da população Brasileira. Nós da paróquia São Francisco, iremos arregaçar a mangas para esta nova primavera que chega a cidade de Porto Alegre.
Os desafios serão enormes, que o espírito de Deus lhe ilumine para que possam agregar às forças de trabalho pastoral no atendimento as comunidades católicas. Desejamos sucesso em seu trabalho. O desafio continuará, menos serviço burocrático mais aproximação das pessoas com o serviço pastoral....
Postar um comentário