Colegas pressionam Celso de Mello a recusar embargos

Ministros do STF contrários à realização de novo julgamento para 12 dos 25 condenados do mensalão usarão dois argumentos para tentar convencer o decano da Corte, Celso de Mello, a acompanhá-los na rejeição dos embargos infringentes: além do desgaste do tribunal, eles têm dito que são grandes as chances de haver absolvições caso os crimes passem por nova análise.

. A votação pela aceitação ou não dos embargos está empatada por cinco a cinco. Resta apenas o voto de Celso de Mello, previsto para quarta-feira. Ele já indicou que deverá votar pela aceitação do recurso. Alvo também dos advogados dos condenados, Celso de Mello foi aconselhado a sair de Brasília no fim de semana, mas resolveu permanecer na cidade. Ontem à tarde, ele esteve em seu gabinete no Supremo para despachar com assessores.

7 comentários:

Anônimo disse...

POLÍBIO BRAGA:
FALO COM VÁRIOS AMIGOS E, TODOS DIZEM QUE O STF E O JUDICIÁRIO BRASILEIRO JÁ ESTÃO DESMORALIZADOS COM A POSTURA DOS 5 OU 6 JUÍZES DO PT QUE ESTÃO NO STF.
HÁ UM CLAMOR GERAL PELA JUSTIÇA NO BRASIL, E QUEM NÃO QUER FAZER JUSTIÇA É O JUDICIÁRIO.
DISTO TODOS CONCLUEM: A MAIORIA DO JUDICIÁRIO VENDEM SENTENÇAS E FAZEM PARTE DO APARELHAMENTO DO PT.
O BRASIL JÁ É UM PAÍS COMUNISTA E, SATÉLITE DE CUBA.

Anônimo disse...

O STF nunca condenou nenhum político.
O primeiro condenado foi o Naton Donador - PMDB - RO, antes nunca tinha acontecido.
A imprensa faz mais política que os políticos.
Qual foi a posição da Globo, Veja, FSP, Estadão quando o supremeo concedeu vantagens à Daniel Dantas?
Após a prisão, em 2000, Cacciola conseguiu um habeas corpus, do STF concedido por Marco Aurélio Mello. Aproveitando-se do benefício, fugiu para a Itália.
Agora o Barbosa (aquele que bateu nas ex-mulher) fez uma lambança sem precedentes, contaminou o processo.
Esperar o que do STF?

Anônimo disse...

Celso de Mello deu aquela opinião no ano passado, mas já disse que ia refletir para saber que atitude tomar. Quem reflete pode mudar de opinião . Como há duas escolhas possíveis, creio que ele deve tomar a melhor para o país e não para os corruptos. Eu espero...

Anônimo disse...

O STF a não ser por quatro ou cinco pessoas, só tem covardes cuja vontade é controlada pelo maior mentiroso que nosso país já teve, 9Dedos aquele que teme o que pode vir de Rose! Se Rose falar, ela morre, a máfia funciona assim. Se Rose falar, Marisa corta as #olas de 9Dedos, mas não perde as guam#as nunca mais!

Anônimo disse...

Novatos, velhos e velhacos:

Ele já avisou que é a favor dos embargos infringentes....

O inesquecível ”doutor” Ulysses Guimarães certa vez foi acusado – por um idiota qualquer – de ser aquilo que de fato era: “velho”. Ulysses saiu-se com a sagacidade de sempre: “posso ser velho, mas não sou velhaco”.

Esta semana, o ministro do STF Marco Aurelio Mello pensou que poderia diminuir a importância de outro ministro se o chamasse de “novato”. Transitando entre o escárnio e o tom falsamente professoral, Marco Aurelio defendia a tese de que os ”embargos infringentes” não devem ser aceitos.

São eles, os embargos, que podem cumprir o papel de uma “segunda instância” – corrigindo eventuais erros no processo do “Mensalão”. Melo foi aparteado por um Gilmar Mendes com o olhar injetado de ódio. Os dois alongaram-se em argumentos contra os embargos. Entre eles, destacaram o clamor de certa “opinião pública”.

Podemos imaginar qual a “opinião” que interessa a esses ministros. Trata-se da opinião de mervais e outros imortais? Ou da opinião de blogueiros insuflados por longas carreiras sempre cheias de brilho?

O ministro Luís Roberto Barroso, que votara pela aceitação dos embargos, pediu aparte e disse a Melo que, ao tomar a decisão, não se importava com a manchete do dia seguinte. Deu o recado. Foi então chamado de “novato”.

Se Barroso é “novato”, quem seriam os “velhos” do STF? E os ”velhacos”?

Melo, Barbosa e Gilmar – ao que parece – votam sob pressão da velha mídia brasileira. Velha ou velhaca? Essa mesma mídia, que cobra “pressa” do STF, jamais reclamou do fato de Pimenta Neves (ex-diretor de Redação de um grande jornal paulista, e assassino confesso de uma colega com quem tivera um caso amoroso) ter levado quase dez anos para ser preso!

Barbosa tem pressa. Gilmar Mendes bufa, catatônico. E Marco Aurelio desqualifica como “‘novato” aquele que pede um julgamento livre das pressões midiáticas.

Quem são os novatos? Quem são os velhos? E quem são os velhacos do Supremo Tribunal Federal?

Anônimo disse...

Peço a Deus que ilumine o Celso de Melo para tomar a melhor decisão.
Acho que é só o que podemos fazer. Rezar.

Anônimo disse...

O voto que realmente pode mudar todo o processo foi o da gaúcha Rosa Weber que votou com os mensaleiros e com o PT, pois dos outros era o esperado. Ela não honrou o Rio Grande que já teve um Paulo Brossard naquele Tribunal. Lamentável a postura desta Senhora.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/