Começa a Semana Farroupilha. E se o RS voltar a se separar do restante do Brasil ?

Ao lado, o general que proclamou a República do Piratini.



Nesta sexta-feira, começam as comemorações da Semana Farroupilha no RS. Os festejos lembram a revolução comandada pelo general Bento Gonçalves, que defendia a instauração da república. Bento chegou a proclamar a independência do Estado, criando a República do Piratini.

. Sobre separatismo, vale a pena examinar este trabalho do gaúcho Leo Iolovitch. 20 de setembro é feriado no Rio Grande do Sul, momento maior da Semana Farroupilha.

. Há os que defendem separar o Estado do resto do Brasil.

. O texto abaixo explica como seria após a separação.

CLIQUE AQUI e entenda. 

14 comentários:

Anônimo disse...

Teríamos só um carnaval. O do 20 de setembro....

PETEÓLOGO disse...

SEPARAR? PERIGO! PERIGO!

MELHOR NÃO!!!

Com o ADVENTO DO PETRALHISMO NO RS poderíamos voltar à IDADE DA PEDRA LASCADA.

JÁ SOMOS uma terra onde autoridades que usam bigode
-assinam leis e não as cumprem,
-votam leis e as afrontam
-,não cumprem contratos,
-mentem desavergonhadamente
,grupos familiares de autoridades se locupletam com o "PARENTE EM GOVERNO"..
-.recomendam invasão de propriedades,prédios,
-concedem asilo a assassinos e bandidos
-se aquadrilham com as piores ditaduras genocidas do planeta.

MELHOR NÃO!

Nádia disse...

Nem vou me pronunciar...

Ou melhor, só uma coisa:

Valeria a pena se antes extraditasse a ptzada toda lá pro brasil..

..

Biriva do Cerro do Tigre disse...

É o único local do mundo que se comemora uma tremenda derrota.

Bastou chegar a notícia no Rio do motim aqui que Dom Pedro I, disse vamos acabar com essa revolução na província São Pedro, depois foi revés atrás do outro. Tanto que no final ficaram mais em território uruguaio do que no RS.

A única tradição que se perpetua é de sermos um estado em FARRAPOS, basta ver a situação da economia, a saúde, a educação e as estradas.

Esse ufanismo gaúcho (expressão criada somente no final do século IXX), sobre a revolução farroupilha, mostra que o RS vive das inglórias do passado.

Muitos desses generais não passavam de estancieiros que usavam a sua peonada para fazer de exército, não tinha a menor noção e preparo para a luta. O objetivo era criar uma republica para meia-duzia de oportunistas se locupletarem.

Bento tinha até fama de roubar gado e cavalos no Uruguai e vender para o exército imperial, tanto que recebeu ajuda de oficiais do exército para fugir de Salvador onde estava preso.

Garibaldi foi o maior contrabandista de armas daquela época, trazendo armas e munições da Argentina para os revoltosos. Os generais argentinos apoiarão, porque imaginavam uma vez estabelecido a republica farrapa poderiam invadir e aumentar o território, principalmente a região das missões perdida no passado. Isso fez o império contra atacar com toda força os revoltosos. E aí Duque de Caxias obrigou os revoltosos voltarem para as estâncias e fazendas, pagando em gado pelos prejuízos a coroa.
Já a legião dos lanceiros negros é a maior mancha de sangue que ficou na revolução farroupilha. Ato que ficou no esquecimento mas a história resgatou.



Anônimo disse...

A cada eleição se alterna entre comunas e massons, ou seja viramos um novo paraguai.


Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Durante uma semana a gauchada faz e acontece, depois fica "mansinha". Até faz lembrar aquele verso:

"O povo é como o boi manso,
Quando novilho atropela,
Bufa, pula, se arrepela,
Escrapeteia e se zanga; [resiste ao pinotes]
Depois. . . vem lamber a canga
E torna-se amigo dela."

Anônimo disse...

Olha, mandando a irmandade petralha para baixo da terra ou para prisão - incluindo-se os mandatários, pode-se pensar!

Anônimo disse...

Só se houver uma guerra Civil para que nós ou os PTralhas vençam. Do jeito que está, é mais fácil ir embora para o Paraguai, que ainda resiste.

Anônimo disse...

A revolução farroupilha foi um forrobodó maçônico, antimonarquista e anticlerical, que envolveu parte do Rio Grande, mas Porto Alegre não aderiu.
Hoje tudo é mito bairrista.
E dizer que o Getúlio queimava bandeiras dos estados, em nome da união nacional que seu regime estadonovista idealizava.

Anônimo disse...

Defender separatismo hoje em dia é coisa de adolescente revoltado, os argumentos dessa turminha parecem coisa de moleque da oitava série.

Anônimo disse...

República Riograndense e foi proclamada por Antônio de Souza Neto.

Luiz Vargas disse...

Seria uma alternativa válida se houvesse alguma maneira e possibilidade escorraçar os quadrilheiro$ PeTralha$ para as margens opostas dos rios Mampituba, Pelotas e Uruguai.

Anônimo disse...

Alguns filósofos políticos afirmam que a identidade de uma nação é construída travando-se guerras. Como nosso país não travou nenhuma (exceção à do Paraguai), estas revoltas armadas ocorridas servem como um paliativo a nossa falta de identidade. Tem estado que comemora uma tal de "revolução constitucionalista" que durou apenas um final de semana...

Anônimo disse...

IsSo MesMO TeMoS QuE SepArAr O Rs! #VIDALOKA

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/