Serra diz no Estadão que sua derrota eleitoral custou 11 anos de atraso ao Brasil

No Estadão desta quinta-feira, José Serra avisa  que sua derrota submeteu o Brasil a 11 anos de atraso. Leia tudo.

Existe o mundo das palavras e existe o mundo das coisas. Nunca coincidem perfeitamente, pois as palavras se referem à experiência, mas não são elas próprias aquilo que experimentamos. Parte da angústia humana, e também da beleza de viver, decorre do esforço que fazemos com as palavras para que exprimam, com a menor perda possível, o que vivemos e sentimos.

Mas o mundo das palavras não existe para trair o das coisas. Na política, o desejável é que o discurso e a vida estejam muito próximos. Ainda que essa atividade compreenda também a dimensão da utopia, dos desejos, do "dever ser", os amanhãs sorridentes com que os políticos costumam acenar não podem ser apenas instrumentos para o engodo e a trapaça.

Olhemos o Brasil. É chegada a hora de usar as palavras certas e ajustá-las à realidade. Em seguida, e entre aspas, vou exercitar um manifesto que, a meu ver, deve ser palavra encarnada.

"O Brasil quer mudar. Mudar para crescer, incluir, pacificar. Mudar para conquistar o desenvolvimento econômico que hoje não temos e a justiça social que tanto almejamos. Há em nosso país uma poderosa vontade popular de encerrar o atual ciclo econômico e político. Se, em algum momento, o atual modelo conseguiu despertar esperanças de progresso econômico e social, hoje a decepção com os seus resultados é enorme. O povo brasileiro faz o balanço e verifica que as promessas fundamentais foram descumpridas, e as esperanças, frustradas.

Nosso povo constata com pesar e indignação que a economia não cresceu e está muito mais vulnerável, a soberania do país ficou em grande parte comprometida, a corrupção continua alta, e, principalmente, a crise social e a insegurança tornaram-se assustadoras.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

21 comentários:

Anônimo disse...

O que me deixa chateado eh ter que lamentar que o Serra esta certo, estariamos muito melhor que com a experiencia bolivariana que possuimos ha dez anos. Pois o PSDB eh tao de esquerda quanto o PT.

Ha muitos anos que nao temos uma frente neo-liberal, de direita organizada, no Brasil. Quando aparece alguem (tipo Eneas, Bolsonaro, Caiado, etc) a midia trata de ridicularizar. Ate a pobre da Yeda, foi massacrada por voces ai no RS.

Anônimo disse...

Não soube ganhar. Foi incompetente. Quase escondeu que era do PSDB. Omitiu todos os feitos de FHC, como se fossem crimes. Privatização e "bolsas" sempre soaram como palavrão. PT se apropriou de tudo e o povão nem lembra onde está a fonte de tudo. Agora é tarde, amigo! Passa o bastão para Aécio Neves. Esse saberá ganhar a eleição.

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga:

Hoje,o psdb e seus afiliados,colhem a covardia que plantaram em todos esses anos.
Eu e minha família,somos parte dos 43 milhões de votos do sr serra,por tanto fico muito a vontade para comentar a covardia do psdb diante do caso Yeda.O psdb deixou a Governadora jogada para os leões,não fez absolutamente nada para defende-la.
O mundo da voltas e hoje o alckimim é vítima da mesma trama,se reagisse com coragem lá atrás,hoje esses canalhas não teriam coragem de ataca-los.
Motivos não faltam,a começar com a amante do bebum escondidinho,Petrobras passadina,perdão de dividas dos países africanos e consequente benefício das empreiteiras que pagam R$200.000,00 por uma palestra do bebum escondidinho,são covardes e colhem o que plantaram.
Não votarei mais em covardes,chega de voto útil.
Esses valentes nunca questionaram as urnas eletrônicas.O sistema de pesquisas manipulados confirmavam as urnas eletrônicas.As pesquisas são tão safadas que a OAB pediu uma pesquisa para afirmar que o povo quer reforma política já,não vi uma cartolina pintada com a ideia,vi muitas contra a corrupção,saúde padrão fifa,segurança etc

Saudações

Anônimo disse...

Esse aí não se enxerga mesmo!!

Foi por isso que perdeu a eleição.

E por que sua candidatura era muito pior do que a candidatura que venceu, que deu no que deu!

Estamos muito mal de políticos.

Ps.: Até o Figueiredo era melhor que esse aí.

Anônimo disse...

Esse ai e mais esquerdista do que os do PT. Pior, e mal resolvido. A chance dele ja passou. Nem pra prefeito ganhou.

Anônimo disse...

Verdade! E vai ser duro recuperar o Brasil depois de 12 anos de Lulla...E FHC tem culpa pelo que aconteceu. FHC apoiou - veladamente - Lulla em 2002, em 2006, em 2010 (Lulla, via estagiária Dilma ET...). FHC e banqueiros SEMPRE estiveram com Lulla e não abrem!! @fitzca

Anônimo disse...

O problema é que o Serra não fez absolutamente nada para ganhar a eleição de 2010. Ao invés de jogar duro com PT, Dilma, Lula, jogou, como dizem, com "punhos de renda". E o PT atacando, mentindo, desmoralizado tudo e todos que não rezavam pela mesma cartilha do partido, se deu "bem". De tanto os petistas mentirem, acabou se tornando "verdade" tudo que disseram. Serra teve tudo para ganhar em 2010. Agora é tarde para chorar o leite derramado, sr. Serra. É melhor o senhor ficar feliz como senador, isto é, se ganhar.

Anônimo disse...

ELE TEM TODA RAZÃO !!!

Anônimo disse...

Serra, assim como o blogueiro, dizem muita bobagem.

Anônimo disse...

Eu aguardo ansioso o surgimento de algum partido de direita, precisamos alterar os rumos do Brasil em termos de pensamento.
Esses aí, PSDB, PT, e outros são tudo farinha do mesmo saco, gostam mesmo é de estado com muito dinheiro para mamarem.

Anônimo disse...

Esse fracassado e auxiliar do PT não se emenda mesmo! Foi você e seu partido, o PSDB, os principais e grandes responsáveis pelo PT ter conquistado o poder e se eternizado no mesmo! José Serra, sequer os paulistas lhe querem, tanto é assim que você perdeu a eleição para a prefeitura de São Paulo para um zero à esquerda chamado Fernando Haddad (PT)! Você só presta para uma coisa, José Serra (PSDB) : ajudar o PT a ganhar eleições e se perpetuar no poder! Vai logo pro PT, pô!

José Serra (PSDB), POR QUE NÃO TE CALAS?

Almirante Kirk

Anônimo disse...

Acho que o brasileiro ainda não merece um Governo que sabe fazer gestão pública.Juscelino construiu uma Cidade,Brasília, em cinco anos e no local tudo foi levado de avião pois não havia estradas.Hoje esse desgoverno não consegue fazer um Canal da Transposição ou uma Ferrovia em 10 anos. É só comparar.

Surfista Prateado disse...

E perdeu uns 20 quando não elegeram o Alckmin, que é o melhor governador de todos os tempos.

Anônimo disse...

Não soube escolher o marqueteiro e fazer as pazes com os banqueiros.
Também nunca aceito pela Hegemonia Nordestina, no comando do Brasil.

Perdemos e continuamos perdendo, todos, o País. Nisto ele tem razão.

Anônimo disse...

Verdade, "Anônimo", às 09:29!

O PSDB é o partido de "oposição" dos sonhos de todo petista/petralha!

A maioria dos eleitores brasileiros são de direita, conservadores e cristãos ( católicos e protestantes/evangélicos), e só votaram e, quem sabe, continuarão, eventualmente, a votar no PSDB pelo simples fato de este partido ser, até o presente momento, a única alternativa viável para - dentre os males, evitar um mal maior - tirar o PT do poder!

O problema está no fato de o PSDB ser um partido de esquerda, mas que, aparentemente envergonhado de se assumir abertamente de esquerda, finge ser oposaição ao PT, quando, no fundo, PT e PSDB são aliados, ideologicamente, levando a cabo a estratégia gramscista de conquista hegemônica de esquerda!

A criação do PSDB foi arquitetada para pulverizar o que restava de representação político-partidária de direita (PFL), com este partido ocupando, se vivêssemos de fato numa democracia, o lugar que caberia a um partido de direita, não para um partido de esquerda, como é, a exemplo do PT, o PSDB! Ou seja, a massa brasileira está sem representação política, ideológica e partidária, já que, repito, o PSDB, que finge ser oposição ao PT, é de esquerda, ou seja, farinha do mesmo saco petista/petralha!

Sobre a ex-governadora Yeda Crusius, não entendo, pelo acima exposto, a continuação da mesma no PSDB, já que ela mesma foi lançada aos leões pelo próprio PSDB, na última eleição em que ela concorreu!


DIREITA JÁ!


Almirante Kirk

Unknown disse...

Porque ele, o Cerra, nao perde o tempo pra explicar o email que enviou para o Executivo da Siemenes? Ou para explicar porque a filhinha, que a imprensa engajada faz de conta que nao existe, esta sendo processada, em S Paulo, porque tentou vender, nos EUA, o cadastro do Bco Central? E os OTARIOS, que bancam a farra, achando que jornaleiro, neste pais, e imparcial. Inclusive, OS OTARIOS QUE BANCMA A FARRA, via impostos, deveriam perceber que os jornaleiros fazem parte do CONLUIO, como diz o Dep Nelson Marchezan.

Anônimo disse...

O fato é que o PSDB e DEM estão em processo de extinsão, perderão a prefeitura de São Paulo e na próxima eleição perderão o Governo do Estado de São Paulo. O DEM já perdeu Brasília. É só corrupção do Arruda e agora vão ficar explicando o sumiço de 477 milhões do Metro Paulista.
Agora só falta a Veja largar de mão os tucanos. A Folha largou, a Globo veio junto, é só ver o Jornal Nacional de hoje(08/08/13). Porque o Aécio não vem à píblico defender a imagem do Covas, o Serra está bandeando para outro partido e o Alkimin vai ficar sozinho para sagrar e virar alma penada. Isto que ainda não estorou o Mensalão de Minas Gerais que vai enrolar o Aécio. Depois virá a privataria tucana, tudo aos poucos deixando o PSDB aturdido. Aqui em Porto Alegre nas eleições da Prefeitura nem apresentaram um candidato incipiente e agora para o Governo do Estado já falam em nem apresentar candidatos e se apresentarem vão ter que ficar defendendo o mensalão mineiros e a coligação Siemens x Alston x PSDB do metro paulista.

Anônimo disse...

Tem gente reclamando que não tem partido de direita, claro que tem é o PSDB, PP e o DEM. Mais direitista só a Veja.

Anônimo disse...

Só 18 anos???? Eu inverteria esta dezena.....

Anônimo disse...

Acho que todo aquele "sotãozinho" e o "porãozinho" inteiro do Piratini ficam só monitorando este blog.....

Anônimo disse...

Cabo Reformando Almirante KirK: Quem representa a direita no Brasil é o PP, antiga ARENA (aquela que deu sustentação politica para a Ditadura Militar), do Maluf e do Senador Cassado Cassol. Tome.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/