Brigadianos fazem ato público para lembrar soldado degolado por bandidos do MST em 1990

A manifestação contou com a presença dos brigadianos da reserva, muitos que participaram do evento ocorrido há 23 anos - 8 de agosto de 1990- conhecido como a "Degola do soldado Valdecir". Na semana passada, o monumento foi vandalizado. Após o ato solene, os brigadianos trabalharam na limpeza do monumento, erguido no local pelo ex-comandante da Brigada, coronel Paulo Mendes. 

Uma homenagem aos policiais vitimados no cumprimento do dever foi realizada nesta quinta-feira pela Associação dos Oficiais da Brigada Militar (Asofbm) na Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre. O ato público também foi em favor da segurança da cidadania, sendo lançada a campanha “Reunião das pessoas do bem. Juntos contra a violência”. Houve uma missa, celebrada pelo capelão João Tadeu da Silva, no local. Entre os profissionais vitimados, o presidente da ASOFBM, tenente coronel da reserva José Carlos Riccardi Guimarães, citou como exemplo o caso do cabo Valdeci de Abreu Lopes, de 27 anos, que morreu degolado por uma foice ao ser atacado, na Esquina Democrática, por um grupo de sem-terras, vindos da Praça da Matriz, no dia 8 de agosto de 1990. O dirigente destacou também o recente caso do soldado Eriston Mateus de Moura Santos, de 25, foi atingido por uma pedrada na cabeça e teve traumatismo craniano, com sequelas neurológicas graves. O caso ocorreu na madrugada de 4 de outubro do ano passado quanod o policia foi atingido por manifestantes que atacaram o boneco inflável do mascote da Copa do Mundo de 2014, no Largo Glênio Peres. “Há pouco meses ele estava com a filhinha no colo”, afirmou, observando que ele permanece agora em uma cama de hospital. Para o tenente coronel da reserva José Carlos Riccardi Guimarães, os policiais sempre são esquecidos pelos Direitos Humanos. “A BM sempre é acusada de truculenta”, protestou, acrescentando que ninguém lembra dos vitimados. “Basta. Não aguentamos viver nesta agressão. Não suportamos mais a violência contra quem faz a segurança pública, maltratada e desprestigiada”, desabafou.

. A Asofbm pretende promover o combate à violência de qualquer natureza e a conscientização da importância de que as pessoas, em conjunto, possam realizar ações para uma convivência social pacífica. “Qualquer nível de agressão não deve ser aceito em nossas sociedades. Não podemos conviver com a violência, seja contra a criança, o jovem, o idoso, os animais. É necessário priorizar a vida”, disse o presidente da entidade.

O EIXO DO MAL CONTRA O GOVERNO YEDA
Compre o livro que conta toda a verdade que ninguém teve coragem de revelar
"Cabo de Guerra", 499 páginas, 70 fotos, R$ 75,00
Faça seu pedido pelo e-mail polibio.brga@uol.com.br Entrega em 48h em todo o País, sem custo adicional.

COMPRE AGORA

17 comentários:

Anônimo disse...

Teve alguma entidade da sociedade civil (p.ex.: OAB) ou ONG presente nesse ato? algum deputado ou outro político influente?
Se a resposta foi NÃO, tenham certeza: a Brigada Militar (e as PM's de outros estados) vão continuar sendo boi de piranha.

Anônimo disse...

Um simples comentário a nossa briosa BM. Um viva aos agentes de segurança pública, civil e militar. Vcs são os guardiões da nossa segurança, todo o respeito a vcs, parabéns... de um companheiro, oficial reformado do exército...!

Anônimo disse...

Aff, me poupe! Polícia querendo bancar a santinha agora?

Anônimo disse...

Perguntar não ofende:Onde estão os dois criminosos que atacaram os dois soldados?

Anônimo disse...

E a Maria do Rosário, ´vai prestigiar o evento ?

Anônimo disse...

Na época foi preso e cumpriu pena um acusado pela morte do sd Valdeci, mas com certeza o verdadeiro assassino ficou livre, carregará até a morte esse peso de saber que matou um chefe de família.


Eduardo Menezes

Anônimo disse...

O VAGAL DAS 16:23 DEVE SER UM DOS QUE ESTAVAM NA CÂMARA DE POA HÁ ALGUM TEMPO...

Anônimo disse...

Gostariam que assistissem o vídeo no YOU TUBE,PROGRAMA MAUS MÉDICOS - MP 621

Anônimo disse...

Caro Coronel! ou Coronéis!

Faz parte! Senhores, infelizmente trata-se do efeito colateral da atividade. Houvessem somente santinhos deixaria de existir policiais, e nem padre precisaria.

Agora, o assassino deve pagar por Lei e principalmente, pela necessidade hoje do exemplo aos jovens, o futuro do Brasil.

Estamos precisando do respeito a autoridade, iniciando pelo professor. Isto tem que voltar ou a anarquia será geral.

Anônimo disse...

Fiquem tranquilos, como nos filmes de faroeste, os bandidos sempre perdem no final.

Anônimo disse...

Perguntar não Ofende: Tinha Soldado ato ou só oficiais: Resposta: só oficiais se promovendo com a morte do Soldado.

Outra Pergunta: Quanto ganha um Coronel e quanto ganha um Soldado? Resposta: Coronel 15 mil ou mais. Soldado 1,2 mil e olhe lá.

Ou seja, soldado não tem tempo para ir nestes atos porque no horario de folga vai trabalhar em outro lugar para completar a renda familiar.

Ou seja, foi um manifesto de burgues.

Luiz Vargas disse...

Conta a lenda que após assassinarem o soldado da Brigada Militar os bandidos do MST se homiziaram na prefeitura municipal de uma certa capital botocuda.
Um certo para$ita de codinome Truta e um certo e$telionatário que também é conhecido como um peremPTório embu$teiro, deram guarida e esconderam os bandidos dentro do paço municipal e não permitiram que a polícia tivesse acesso a este para prender seus protegidos.
Quando as coisas se acalmaram um pouco, o para$ita de codinome Truta e a figura conhecida como um peremPTório embu$teiro providenciaram para que os bandidos do MST saíssem pelos fundos do prédio disfarçados de guardas municipais.
Conta a lenda também que estes dois pulhas fizeram tudo o que foi possível e que estava ao seu alcance para que estes bandidos nunca fossem identificados.

Anônimo disse...

A Comissão da Verdade já se manifestou sobre este caso?????

Anônimo disse...

Brigadianos não. Quem estava no ato era o Sindicato dos Oficias, ou seja, elite da Brigada ligado a extrema direita. Como eles ganham super bem, ou seja, o sindicato não tem como reclamar de salários pq ganham uma fortuna, vão lá se promover nas costas do Soldado que foi morto a 20 anos e cujo assassinos foram presos em flagrante, responderam o processo presos e foram condenados. Ou seja, foi feito justiça.

Diferente do que ocorre com a morte de SEM TERRAS por parte de PM, cujos PM matadores NUNCA foram presos.

Anônimo disse...

Governo medíocre que protege os vagabundos do MST.
O PT está fazendo do Brasil motivo de chacota, é o único lugar do mundo em que a viúva recebe uma pensão menor que a mulher do assassino encarcerado.
Fora PT!
Endireita Brasil!

Anônimo disse...

Estranhamente o Presidente do Sindicato Rico dos Oficias da Brigada é médic estadual e Federal.

Os oficiais deviam colocar no sindicato um ofical que entenda de policiamento e não um médico rancoroso que defende os interesses dos médicos e não os da categoria.

E ainda tem o disparete de usar um soldado falecido para promover os sindicato dos oficiais.

Alooo.... Sindicato dos Soldados? Aloooo.....Sindato dos Sargentos? não bastassem os oficiais ganharem 30 vezes mais que um Soldado eles ainda usam o nome do Soldado falecido para promover o sindicatos deles.

Anônimo disse...



NESTE ATO, FORAM CINCO OS Q ATUARAM NA MORTE DO SOLDADO.

ONDE ESTÁ O FORTUNADO PREFEITO Q QUER REFORÇO DA SEGURANÇA NACIONAL, Q NA ÉPOCA ERA CUT/PT.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/