Se juro futuro não ceder, haverá recessão

Ex-diretor do BC, Luiz Fernando Figueiredo diz nesta entrevista para o jornal Valor que se o juro0 futuro não ceder, haverá recessão. Ele avisa que o Brasil está sofrendo "barbaramente mais do que os outros países" com os efeitos da perspectiva de normalização da política monetária americana. E a razão para isso é que o mercado não está confiante de que "a política fiscal será levada a sério". Leia toda a entrevista:

Esse receio amplia a demanda por proteção cambial neste momento e faz os juros futuros dispararem. Figueiredo acredita que esse movimento pode ser classificado de "overshooting" (desvalorização excessiva), ciclo que só poderá ser rompido com um "choque de credibilidade", ou seja, um sinal firme por parte da presidente da República, Dilma Rousseff, de que há compromisso com um superávit primário. Caso esse sinal não venha e o nível atual de juros futuros e de câmbio se mantenha nos próximos três meses, então o país pode entrar em recessão. 

. A seguir, os principais trechos da entrevista: Valor: 

Os mercados voltaram a viver dias de forte volatilidade, com dólar e juros disparando. Qual é o ponto central desse momento de estresse? 
Luiz Fernando Figueiredo: Existe uma mudança importante acontecendo lá fora, principalmente nos Estados Unidos, que é uma redução dos estímulos que têm sido dados nos últimos anos. Então, os juros por lá já subiram: saíram de 1,70% para 2,88% [rendimento do título do Tesouro americano de 10 anos]. Então, esse é um processo que está acontecendo. E ele não vai gerar uma situação insustentável para o mundo. Pelo contrário. É possível que o mundo saia de um crescimento perto de 2% para algo perto de 3% nos próximos anos, o que é uma notícia boa.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Tem coisas difícil de explicar, como o Paraguai consegue um PIB 10x maior que o nosso só exportando maconha e bujigangas.


Eduardo Menezes

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/