- Sites e blogs como Carta Maiorm(Joaquim Ernesto Palhares, Marco Weisheimer) e Conversa Afiada (Paulo Henrique Amorim) tocados por notórios jornalistas alinhados com o governo, estão entre os que levam a maior parte do bolo de R$ 95,6 milhões gastos pelo governo federal em publicidade na Web. Os dois receberam R$ 1,5 milhão no ano passado, embora seus page views sejam insignificantes. Carta Maior também leva dinheiro grosso do governo Tarso Genro. A matéria é da Ad News de hoje, replicando reportagem da Folha de S. Paulo:
O popular blog Viomundo entrevistou a ministra da
Comunicação Social, Helena Chagas, para falar sobre a distribuição de verbas
publicitárias por parte do governo. Além de conversar com a ministra, a
jornalista Conceição Lemes teve também acesso a alguns dados relacionados ao
investimento publico em mídia no ano de 2012.
Entre as informações mais reveladoras, está o volume de
investimentos com a internet, distribuído entre sites e blogs. A web recebeu dos cofres públicos um montante de R$
95.6 milhões. Cabe notar que, mesmo sendo o meio que mais cresce, esse valor
investido representa apenas 5,32% dos gastos totais do governo com publicidade.
A TV, como de costume, é o meio que concentra maior volume de investimentos
(62,63%). A ministra adotou na entrevista um discurso de
“descentralização das verbas”, mas apenas os 20 endereços virtuais, entre sites
e blogs, que mais receberam dinheiro público, concentram 69,32% das verbas
destinadas para a publicidade.
O principal destino virtual dos recursos do governo foi o
portal Terra, com R$ 9,8 milhões em 2012, seguido de UOL com R$ 9,7, MSN com R$
9 milhões, IG com R$ 5,7 milhões e Yahoo com R$ 4,9 milhões.
Embora o MiniCom fale em adotar a audiência como "o
principal critério norteador" para a distribuição dos recursos, a Folha,
com números do Ibope, fez um comparativo do valor que os 20 sites recebem e a
audiência que cada um deles de fato possuí.
6 comentários:
$$$ por sorrisos.
Já tinha percebido as posições do Terra e IG, lendo os seus sitios.
Tinha assinatura de provedor com o Terra, que após perceber isto cancelei.
Fim da propaganda enganosa. Isso é o que precisa ser feito.
Melhor investir em publicidade na Web, como este blog e outros do que na Rede Bobo de Televisão. A Rede Bobo tem o monopólio das comunicações (conceções de graça da ditadura militar).
Então é melhor que o governo investa nos pequenos para que eles cresçam também.
O importante nao e ONDE e peblicado. Importante para o leitor e fazer a "leitura" correta; quer dizer: saibamos separar o joio do trigo. Que venha toda informacao. Devemos saber filtra-la.
O importante nao e ONDE e peblicado. Importante para o leitor e fazer a "leitura" correta; quer dizer: saibamos separar o joio do trigo. Que venha toda informacao. Devemos saber filtra-la.
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