Artigo, Francisco Ferraz - A exaustão do 'Estado dependente' de governo

Este artigo do politólogo gaúcho, ex-reitor da Ufrgs, Francisco Ferraz, precisa ser colocado dentro da perspectiva da data em que foi publicado no jornal O Estado de S. Paulo, 27 de junho de 2012. Ele é premonitório, porque expurgando dados da conjuntura política da época, tudo se ajusta como uma luva no que ocorre neste momento no Brasil. Leia:

Francisco Ferraz

Creio que estamos ingressando na fase de exaustão de um modelo político que foi implantado pelos governos do PT, a partir de 2003. Este modelo, na medida em que logrou a reeleição de Lula e a eleição de Dilma, conquistou uma permanência no poder que se constituiu num ciclo político.

Não é incomum que governantes, na fase ascensional da conquista do poder e na sua fase de estabilidade, se aferrem a uma ilusória convicção da perenidade daquela condição. Situação e oposição no Brasil estão contaminadas por esse sentimento, que determina grande parte de suas ações. Porém nada é permanente na política. Ciclos políticos têm começo, desenvolvimento e fim.

Os sinais que indicam o sucesso de um novo modelo são fáceis de perceber: crescente apoio político, capacidade decisória, popularidade de seus líderes. Já os sinais da exaustão do modelo político são bem mais difíceis de perceber. É preciso garimpá-los entre os fugidios fatos da conjuntura.

Os sinais evidentes da exaustão de um modelo político não são muito diferentes daqueles que se manifestam num organismo vivo.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

3 comentários:

Anônimo disse...

Interessante que baderneiros, digo, manifestantes fincaram pé nos gastos com os Estadios da copa, financiados em grande parte com $ público (e que deve ser auditado pelo Tribunais de Contas), lincando com os problemas da educação e da saúde.

Esquecem que no Brasil "sempre" foi o Estado que alavancou o progresso no e banca vários projetos da inciativa privada, senão vejamos:

Quem banca o carnaval (incluido o sanbrodromo) todos os anos?
Quem banca o cinema brasileiro?
Quem banca as idas e vindas de empresas internamente no Brasil (guerra fiscal)?
Quem banca o projeto das grandes empresas (vide Eike...)?
Quem banca a aposentadoria por idade?
Quem banca a aposentadoria dos agricultores sem assinar a carteira?
Quem banca as altas aposentadorias do Judiciário,Legislativo, Executivo, MP, Tribunal de Contas, ad eterno?
Quem banca a cultura (teatro, etc)?
Quem banca a bolsa familia dos mais pobres?
Apenas para ficar nesses exemplos, prque tem mais.

PS: A copa do mundo ocorre de 60 e 60 anos no Brasil, esta é a 2a edição. Já a olimpíada, vai ser a primeira.


Anônimo disse...

A petralhada está desesperada.

Anônimo disse...

Um artigo desse porte não tem condições de ser captado pelos dirigentes petistas, pois leitura e consequente entendimemnto está fora de seu alcance.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/