Sociólogo avisa que distribuição de renda e eficiência econômica pautarão debates eleitorais de 2014

* Clipping caderno de fim de semana de Valor, 
Título original: Discursos para um e outro lado
Por Alberto Carlos Almeida

Tornou-se lugar comum afirmar que a clássica divisão entre esquerda e direita deixou de existir. Dependendo do contexto, defender a visão contrária pode ser sinal de desatualização. Assim, apenas pessoas ultrapassadas e presas à terminologia dos anos 1960, talvez 1970, ainda dividiriam o mundo entre esquerda e direita. O que ocorreu nos anos 1980 em muito contribuiu para a eventual dissipação dessa diferença: partidos considerados de esquerda, como o Partido Socialista na França sob a liderança de François Mitterrand, e o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), sob a batuta de Felipe González, adotaram políticas econômicas antes consideradas monopólio de partidos da direita. 

O contexto brasileiro traz alguns elementos favoráveis para o ponto de vista que anula as diferenças entre os dois lados do espectro político: o principal líder do terceiro maior partido em número de deputados, Gilberto Kassab, afirmou recentemente que seu partido não seria nem de direita, nem de esquerda, nem de centro. Guilherme Afif Domingos, prócer do PSD, acaba de acumular dois cargos contraditórios para quem utiliza a classificação supostamente "démodé": é vice-governador em um governo de centro-direita e ministro de um governo de centro-esquerda.

Aliás, no Brasil, ninguém é de direita.

CLIQUE AQUI para examinar todo o conteúdo.


4 comentários:

Mordaz disse...

Renda não se distribui, se gera. Distribuir renda não gera renda, pois não se gerou nada e o recebedor ainda continua dependente de receber o que outros geraram e foram tungados.

Justiniano disse...

A China é comunista mas adota um comportamento capitalista (que é sonho de toda direita, mão-de-obra barata e sem impostos). Isso há 40 anos atrás seria uma heresia dogmática da esquerda. Aqui no RS ainda tem alguns dinossauros comunistas que acreditam em estatização e abominam o capitalismo, sugiro que vão para Coréia do Norte ou Cuba, mas sem smarthphone, notebook ou tablet.

Anônimo disse...

O PT-PMDB É BURRO, PORQUE NÃO GERA RENDA E SÓ DISTRIBUI O DINHEIRO DOS OUTROS.
É CORRUPTO, E JUNTO COM O PMDB ESTÃO DESTRUINDO O BRASIL.

Anônimo disse...

Right away I am ready to do my breakfast,
when having my breakfast coming again to read other news.


my web-site; pigmentation removal cream

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/