Líder do PMDB ataca governo e ameaça 'crise atrás de crise'

O líder do PMDB na Câmara, que por poco não inviabilizou a MP dos Portos esta semana, voltou a atacar o governo Dilma, do qual é um dos líderes da base aliada. Os ataques de Eduardo Cunha são relacionados com a má condução da articulação política do Planalto e não tem relação com o governo propriamente. O deputado do PMDB é alter ego do governador Sérgio Cabral, epicentro da sua força e da sua voz. É o que o torna mais perigoso. A reportagem a seguir é da Folha de hoje, com entrevista de Natuza Nery.

Ele fez o governo passar noites em claro na votação da MP dos Portos, foi alvo de impropérios nas hostes governistas e, ao final, foi parcialmente atendido em uma manobra para aprovar o texto na Câmara dos Deputados.

Mas o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) rejeita a condição de nêmesis de Dilma Rousseff, em referência à deusa grega da vingança: "Não sou Geni. Não sou um gênio do mal", diz, lembrando a prostituta apedrejada da música de Chico Buarque.

Em entrevista, o líder peemedebista na Câmara alerta: "Sou líder da bancada. Eles terão de conviver [comigo]. Ou será crise atrás de crise".

Folha - O sr. foi derrotado?
Eduardo Cunha - Não. Só acho que a gente não tem que ficar carimbando o que eles mandam do palácio. Eles não estavam acostumados a esse tipo de combate. Quero poder ter o direito a discutir e não me sentir constrangido quando divergir do governo.

O sr. virou a "Geni" de Dilma?
Não sou Geni. Querem me transformar nisso para esconder falhas.

Por que falta um Antonio Palocci [ex-ministro da Casa Civil, citado por Cunha durante a crise] no governo federal?
Ele era um homem do Legislativo, com forte capacidade de interlocução, grande conhecimento técnico e com o poder que ele tinha.

Falta isso a Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e a Ideli Salvatti (Relações Institucionais)?
Talvez sejam pessoas certas na função errada. Hoje não há interlocução. Queremos participar das formulações.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/