Artigo, Milton Simon Pires - A Medicina Humilhada

Durante toda a última semana a mídia inteira tem se preocupado com o tema dos médicos cubanos. É um desses raros momentos em que se percebe aquela que, em texto anterior, defini como uma das maiores características do brasileiro – a arte de falar sobre o que não sabe. Senão; vejamos: apresentadoras loiras de programas de TV, comentaristas de futebol, prefeitos..Não importa quem você seja mas basta invocar o “sofrimento do povo” para ter o direito de enfurecer-se com a situação de saúde no Brasil.

Houve um tempo em que os medíocres sabiam (mesmo na sua mediocridade) permanecer em silêncio. Reconhecia-se a história das pessoas, seu esforço, e seu trabalho. Não ensinava-se uma sociedade inteira a pensar que pobreza e miséria eram reflexo de uma luta de classes e nós vivíamos muito mais próximos da ideia de que colhemos o que plantamos.

Alguns dias atrás escrevi sobre a responsabilidade de certos colegas na ideia de trazer os cubanos para o Brasil. Mostrei quem eram estas pessoas dentro das faculdades de medicina. Estabeleci o “perfil”, como gostam de dizer os psicólogos, deste tipo de gente e desmascarei a hipocrisia da “new left brasileira”.

Hoje o recado é mais curto: abrindo uma destas coleções de anúncios comerciais, reportagens sobre o aquecimento global e apologia do homossexualismo que são os jornais brasileiros me deparei com o “comentário perfeito” sobre a vinda dos cubanos ao país – um sujeito aqui de Porto Alegre que é apresentado como “formador de opinião” foi o seu autor. Disse esse cidadão aquilo que considero uma “pérola” do lugar comum em termos de manifestação sobre o tema – ...  Mas tem de haver médicos em todos os locais, até nos indesejados pelos médicos brasileiros. Entonces, que vengan los cubanos! Porque o que importa é a Saúde.

Querem saber por que uma frase assim é capaz de fazer tanto sucesso? Explico: é por que quem a pronuncia afirma, aos brados e cheio de razão, que qualquer atendimento é melhor do que nenhum!Vocês, que gastaram seu tempo me lendo até aqui, têm dúvida de que isso é verdade?

CLIQUE AQUI para ler tudo.

21 comentários:

Anônimo disse...

Que tanto alarde sobre a vinda dos médicos Cubanos.

Milhares de Engenheiros já vieram e ninguém comenta sobre isso.

Graças ao PSDB e a China (e não pelo PT) o Brasil progrediu. Os médicos brasileiros que existem não querem ir para o interior.

É coisa de fanfarrão afirmar que a intensão são a vinda de comunistas para nos influenciar. Balela.

O receio são dos comunistas Cubanos da gente influenciar os médicos deles. Ocorre é que eles precisam do nosso dinheiro.
FAO

Anônimo disse...

Tá desesperado o tal simões pires. Que venham os cubanos! Os prefeitos têm razão pois é na sua cidade na sua gente que dói o calo! Esse pessoal q se forma em medicina nas universidades públicas deveriam trabalhar de graça para o governo ganhando ajuda de custo durante o tempo q durou seu curso em troca da gratuidade. Agora tão querendo carreiras no governo tal qual juízes e promotores. Que venham os cubanos!!!

Anônimo disse...

Esta frase: Mas tem de haver médicos em todos os locais, até nos indesejados pelos médicos brasileiros. Entonces, que vengan los cubanos! Porque o que importa é a Saúde.

Está no Jornal Zero Hora, em bom espanhol na coluna do Paulo Santana, última folha.

Do jornal Zero Hora e me enojei do escrito. Porque o miserável do LULA não foi se tratar em Cuba se lá os médicos e a medicina são de primeiro mundo? Porque aqui ele(s) políticos tem Plano de Saúde, pagos por todos os brasileiros, e vão se tratar no Hospital Sírio Libanês.

O povo brasileiro se deixa passar por idiota, porque idiota é mesmo.

Anônimo disse...

OS DOIS PRIMEIROS ANONIMOS FAZEM PARTE, EFETIVAMENTE, DA ERA DA MEDIOCRIDADE, DA CEGUEIRA EMOCIONAL E INTELECTUAL. MAS NAO TEM CULPA, FORAM CEREBRALMENTE LAVADOS PELAS IDEOLOGIAS DO ESTADO QUE NAO CRESCE. DIGO AOS MEUS FILHOS PARA ESTUDAREM E, NA PRIMEIRA OPORTUNIDADE, CONCLUIREM/FAZEREM INTERCAMBIO/MESTRADO, ETC., NO EXTERIOR. NAO SE TRATA DE GANHAR MAIS OU MENOS, MAS DE VIVER NA CIVILIZAÇAO E EVITAR PARTICIPAR DA MEDIOCRIDADE NACIONAL, DE ANDAR PELAS RUAS E VER GENTE ATIRANDO CASCA DE BANANA PELA JANELA, LATAS DE REFRI, ETC., GANHANDO BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO PARA DEFENDEREM TESES COMPLETAMENTE INUTEIS AO BRASIL. O PAIS ESTÁ AFUNDANDO, DADAS AS MEDIDAS CONTA-GOTAS DA PRESIDENTE QUE ACHA ENTENDER DE ECONOMIA; MAL SABE FALAR PORTUGUES. NAO SE ESQUEÇAM QUE EM 2015 VENCERÃO 2 TRILHOES DA DÍVIDA INTERNA. A BOMBA ESTÁ PRESTES A EXPLODIR. COMO O GRANDE EMPRESARIADO PEGA DINHEIRO A CUSTO BAIXO E LAMBE AS BOTAS SEJA DE QUEM ESTEJA NO GOVERNO, ANO QUE VEM HAVERÁ O REFIS DA COPA (ESTE VAI BOTAR PARA QUEBRAR).

Anônimo disse...

nunca vi tanta besteira dita em tao poucas palavras como no primeiro comentário...

a cabeça do sujeito deve ser um deserto completo de ideias e informação...

Anônimo disse...

Aos brasileiros médios é negado o atendimento médico de um hospital Sírio Libanês, mas querem dar a ele um atendimento Cubano no mesmo estilo daquele que rapidamente levou
Chavez ao final de seu governo! A Lula e aons milionários o melhor atendimento, aos brasileiros em geral um atendimento cubano! Obrigado presidente Lula pela medicina cubana, aquela mesma que levou rapidamente Chavez ao quinto dos infernos!

Oswald disse...

Médicos? Quando muito enfermeiros e devem saber apenas por uma injeção. Importar 6000 "médicos" cubanos? Pensem no número e o tamanho de Cuba. Como formar tanto médico assim?. Fora os que mandam a Venezuela. São um engodo, não passam, insisto, de enfermeiros com certa qualificação e agentes ideológicos. Porque não trazem médicos(de verdade) de outros países?

Anônimo disse...

Se os médicos brasileiros não querem médicos cubanos que aceitem as regras do mercado e se dignem a trabalhar no Posto de Saúde das Grandes Cidadas ou aceitem trabalhar nas pequenas cidades do interior do Brasil, afinal não somos um pais liberal e pais liberal se submete a "concorrência".

Aos médicos: bem vindos ao mundo globalizado.

Anônimo disse...

Requisitos mínimos para um médico brasileiro trabalhar em pais que se respeite:
- currículo compatível (se não for: tem que fazer na universidade local as disciplinas que faltam),
- domínio da língua local,
- prova de conhecimentos.
Pois aqui, não querem fazer nada disso. Simplesmente querem abrir as portas para gente com formação incerta, sem domínio do português, nem prova médica.

Anônimo disse...

É UM ABSURDO TRAZER MÉDICOS CUBANOS PARA O BRASIL, POR VÁRIOS MOTIVOS:
1) ELES NÃO SÃO MÉDICOS;
2) ISTO É PROPAGANDA COMUNISTA-CUBANO-PETISTA;
3) O PAGAMENTO DOS "MÉDICOS" VAI PARA HAVANA, PARA SUSTENTAR UM REGIME DE TERROR, NÃO VAI PARA O TRABALHADOR CUBANO.
4) O GOVERNO COMUNISTA-PETISTA-STALINISTA DO BRASIL QUER QUE OS MÉDICOS TRABALHEM DE GRAÇA PARA SUSTENTAR ESTE REGIME CHAVISTA DESTRUIDOR DA LIBERDADE.
TRAZER CUBANOS TRAVESTIDOS DE MÉDICOS É UM ATENTADO A SOBERANIA DO BRASIL E UMA DESTRUIÇÃO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA.

Anônimo disse...

GOZADO QUE O POVÃO GOSTA DE BATER BOCA COM OS VIZINHOS, FAZER BRIGAS, BATER E ESPANCAR POR BOBAGENS, COISAS DA PERIFERIA, MAS QUANDO RECEBE UM PÉSSIMO ATENDIMENTO NO HOSPITAL E NO PRONTO SOCORRO FICA QUIETINHO E ACEITA O PÉSSIMO SERVIÇO QUE LHE É OFERECIDO.

Sergio Oliveira disse...

O salário que eles vão receber aqui, se vierem, será o mesmo que recebem no paraíso cubano.

Anônimo disse...

Aos descerebrados defensores da vinda dos referidos 6000 "médicos" cubanos ao Brasil, pago-lhes passagens - SÓ DE IDA - para Cuba ou Coréia do Norte!

Almirante Kirk

Anônimo disse...

Polibio.
Acho que seria interessante voce verificar quantas faculdades de medicina existem em Cuba. Recebia informação que são somente duas: La Habama que forma 200 médicos por ano e ELAN - Escuela Latino Americana de Medicina, que forma 100 por ano, ou seja, ao todo sao300 por ano. Quer dizer, para enviar 6000medicos ao brasil eles teriam quemandar todos os medicos formados nos ultimos 20 anos, a naoser que distribuissem diplomas e notas em provas nao realizadas.Para isso nao precisariam ir a cuba.Aqui conseguiriam.

Anônimo disse...

Só gostaria de saber do Governo e do Congresso o seguinte:
Esses médicos cubanos terão salários?De quanto?Eles serão registrados conforme leis brasileiras?Receberão seus salários em contas bancárias no Brasil e em seus nomes?Poderão comprar carros,Casas,constituir famílias em nosso país?
Se for para vir trabalhar e 95% de seus salários for para seu patrão Fidel Castro não será consumado caso de escravidão?Pensar não dói.

Anônimo disse...


Médicos Cubanos = integrantes do MST que foram "estudar" medicina em Cuba !!

http://www.youtube.com/watch?v=2v44EbYRLgE&feature=youtu.be

Anônimo disse...

Será por isso que o exame de ordem baixou a guarda na última primeira fase aprovando 54%??? A OAB tá com medo dos advogados cubanos??? ha ha ha

Anônimo disse...

Temos médicos, não temos é salários que mantenham a dignidade dos profissionais, Não acredito que esse governo fará isso preocupado com a população. Se tivesse preocupado com a população jamais tomaria uma atitude assim e como todas outras que faz diariamente....

Anônimo disse...

E o tratamento vip no sírio libanês da politicalha é paga por nós mesmos, o empenho quem paga é o povo.

Anônimo disse...

Agora virou moda o governo brasileiro sustentar os países comunas que estão quebrados e firmar certos contratos e convênios internacionais meio suspeitos.

Só que não somos nós os brasileiros que estamos de acordo com isso, e sim a vontade de poucos no uso abusivo e arbitrário de seus cargos públicos.

Iglesias disse...

Quero ver dona Dilma e seu Lula serem atendidos pelos "ótimos" médicos cubanos. Certamente se o salário dos médicos fosse digno, como todos deveriam ser, não teriam vagas ociosas e a saúde andaria sem muletas.
Parafraseando um grande amigo: "CIRCO BRASIL: O palhaço aqui é você".
Iglesias

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/