João Ubaldo denuncia "camarilha golpista" do PT por atacar os fundamentos da República

* Clipping O Globo, by João Ubaldo Ribeiro
Título origibnal: Governantes e governados 

Essa capadoçagem burra, arrogante e irresponsável, tentada no Congresso Nacional, para intimidar e desfigurar o Poder Judiciário, mostra de novo como somos atrasados. Antigamente, éramos um país subdesenvolvido e atrasado. Fomos promovidos a emergente — embora volta e meia me venha a impressão de que se trata de um eufemismo modernoso para designar a mesma coisa — e continuamos atrasados. Nosso atraso é muito mais que econômico ou social, antes é um estado de alma, uma segunda natureza, uma maneira de ver o mundo, um jeito de ser, uma cultura. Temos pouco ou nenhum espírito cívico, somos individualistas, emporcalhamos as cidades, votamos levianamente, urinamos nas ruas e defecamos nas praias, fazemos a barulheira que nos convém a qualquer hora do dia ou da noite, matamos e morremos no trânsito, queixamo-nos da falta de educação alheia e não notamos a nossa, soltamos assassinos a torto e a direito, falsificamos carteiras, atestados e diplomas, furamos filas e, quase todo dia, para realçar esse panorama, assistimos a mais um espetáculo ignóbil, arquitetado e protagonizado por governantes.

. Que coisa mais desgraciosa e primitiva, esse festival de fanfarronadas e bravatas, essa demonstração de ignorância mesclada com inconsequência, essa insolência despudorada, autoritária, prepotente e pretensiosa. Então a ideia era submeter decisões do Supremo Tribunal Federal à aprovação do Congresso, ou seja, na situação atual, à aprovação do Executivo. E gente que é a favor disso ainda tem o desplante de lançar contra os adversários acusações de golpismo. Golpismo é isso, é atacar o equilíbrio dos poderes da República, para entregar à camarilha governista o controle exclusivo sobre o destino do país. Até quem só sabe sobre Montesquieu o que leu numa orelha de livro lembra que o raciocínio por trás da independência dos poderes é prevenir o despotismo. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

5 comentários:

Surfista Prateado disse...

Ué, ele esperava o quê? Governantes japoneses saído de um povo que faz tudo que faz? Só podia dar no que dá, um país tão ridículo, que tem renda per capita menor que a do GABÃO!

Anônimo disse...

Homem forte de Alckmin cai nos grampos da PF:

A chamada Máfia do Asfalto pode ter desviado R$ 1 bilhão em licitações fraudadas. Vander Loubet (PT) e Edson Aparecido (PSDB), entre outros parlamentares, aparecem nas escutas – mas negam envolvimento.

Pelas conversas monitoradas pela Polícia Federal, Edson Aparecido (Chefe da Casa Civil de Geraldo Alckmin, homem forte do tucanato paulista) tenta ajudar acusados, mas é chamado de “jumento” pelos lobistas grampeados.

O dinheiro vinha de emendas parlamentares, e abastecia prefeituras do interior paulista. Escutas foram autorizadas pela Justiça, e obtidas pelo Jornal da Record.

No centro do esquema, a família Scamatti, dona da DEMOP – empreiteira que teria ligações com gente graúda no tucanato paulista. Mas que atuaria também em parceria com petistas e com deputados de outros partidos. Tanto em Brasília (Câmara – emendas ao Orçamento federal), como na Assembléia Legislativa (emendas feitas por deputados estaduais). No comando, cinco irmãos de uma mesma família – Scamatti. O chefe, Olivio Scamatti, segue preso.

A “Operação Fratelli” foi detonada pelo Ministério Público Federal, em parceria com PF e promotores estaduais de SP. Mas o Ministério Público Estadual, aparentemente, “sentou em cima” da denúncia por 5 anos – porque envolvia gente próxima a quem manda no Estado de São Paulo.

O grupo Scamati tinha forte atuação no DER (responsável pelas estradas paulistas). Esse é o fio da meada que pode levar a gente muito próxima de Alckmin e também de Serra – como já apontou (pasmen) o “Estadão”.

O jornal (alinhado ao tucanato) esconde o caso, não leva nada pra chamada de capa. Mas os repórteres Fernando Gallo e Fausto Macedo têm publicado muita coisa importante sobre esse caso gravíssimo.

Anônimo disse...

que artigo!

especialmente o primeiro paragrafo...

eh aquilo ali mesmo, somos tragicamente individualistas, não temos a menor ideia do que eh viver em um pais, em uma sociedade...

mas essa diversidade étnica que originou o pais pode explicar muita coisa...

nos falta identidade e cultura próprias...

e nos falta lastro, historia...

somos um povo sem historia, sem antepassados, sem construção histórica, sem participação no processo civilizatório...

parecemos mais um amontoado de pessoas vivendo juntos de maneira forçada...

e mesmo sem termos ou sermos tudo isso, ainda nos achamos a ultima bolacha do pacote...

presunção não nos falta, temos pra dar e vender...

Anônimo disse...

Esta esquerda só tem bandidos mesmo, sejam os do PT , do PC do B ou do PSDB. Eta racinha danada, o que Deus separou, o diabo juntou de novo!

Anônimo disse...

Mas a midia covarde e vendida nada faz, sabe porque? Se perderem as propagandas da Petrobras, do Banco do Brasil e da Caixa Federal fecham noutro dia...ou não?

Joel Robinson

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/