Roubos e furtos de automóveis crescem geometricamente no governo Tarso Genro. Acompanhe, aqui, os números.

- Ao lado, gráfico sobre roubos de carros no RS. O número despencou terrivelmente durante todo o governo Yeda Crusius (2007 a 2010) e voltou a subir no atual governo do PT. Os dados são do Estado e não de Porto Alegre. No ano passado, no RS todo, foram roubados (com violência) 11.983 carros, metade em Porto Alegre, portanto 9,3% mais, porque os dados do gráfico ao lado só chegaram a 2011.

A reportagem a seguir é do repórtwer Marcelo Gonzatto, do jornal Zero Hora. O material foi publicado na edição deste domingo. A lista dos locais onde os criminosos mais roubam (com violência física) é preciosa indicação para os motoristas que circulam em Porto Alegre: Assis Brasil, Protásio e Bento. São grandes radiais. Fora das três, ruas tipicamente residenciais engrossam a lista a partir daí: Mariland, Marquês do Ponmbal, Ipiranga, Vicente, São Manoel, Baltazar e Lucas. Os furtos (sem a presença dos motoristas, portanto sem violência) ocrrem em alguns dos mesmos locais (Assis Brasil, Ipiranga, Baltazar, Bento) mas são mais frequentes na Sertório, Ramiro, Saremnto Leite, João Pessoa, Loureiro e Domingos Rubbo. O bairro mais visado para roubos (com violência) é Petrópolis, enquanto que o preferido para furtos é o Centro. Os dois bairros estão disparados na frente de qualquer outro. Os dados são do ano passado (9.663 ocorrências, uma por hora, 24 horas do dia, 7 dias por semana). Roubos foram 10% maiores e furtos foram 28% maiores. São números aterradores. A população de Porto Alegre, também assaltada na rua, assassinada nas ruas e dentro de casa, sequestrada, estuprada, espancada, assiste ao espetáculo da insegurança pública proporcionada pelo governo do sr. Tarso Genro, trancada dentro de casa, protegida por seguranças, grades, cães de guarda, cercas elétricas, câmeras e até protetores de aço nas portas. A segurança pública é atribuição constitucional do governo do Estado. CLIQUE AQUI para examinar o mapa organizado por Zero Hora para identificar mais rapidamente os locais mais perigosos para andar de carro em Porto Alegre.

Marcelo Gonzatto
Em média, um carro foi tomado por bandidos a cada hora, em Porto Alegre, ao longo do ano passado.

Os 9.663 furtos e roubos verificados de janeiro a dezembro foram compilados em umbanco de dados digital em zerohora.com a fim de permitir uma análise das ruas e bairros mais visados pelos assaltantes e auxiliar os moradores e visitantes da Capital a se precaver contra a ação dos criminosos.

>> Acesse o mapa do furto e roubo de veículos na Capital 

Os dados da Secretaria da Segurança Pública indicam que a Capital sofreu um aumento de 10% na quantidade de roubos — realizados mediante ameaça ou violência — e de 28% nas ocorrências de furto (sem a presença do proprietário), o que resultou na média de 1,1 automóvel surrupiado por hora nas vias. Uma análise mais detalhada desses registros revela onde ocorre o maior número de ocorrências de cada tipo, e pode servir de ferramenta para os condutores aumentarem a precaução contra as quadrilhas de ladrões.

O banco de dados virtual revela que a Zona Norte concentra a maior proporção de ataques à mão armada, enquanto o Centro é o território preferido para os furtos. O oficial respondendo atualmente pelo comando do 20º Batalhão de Polícia Militar, major Fernando Nunes, afirma que a região da cidade sob sua responsabilidade atrai um grande número de bandidos principalmente devido à facilidade de fuga para outras áreas e municípios vizinhos como Canoas, Alvorada ou Gravataí.

Já o Centro reúne os furtos devido ao grande número de veículos estacionados e, conforme o titular da Delegacia de Roubo de Veículos, delegado Juliano Ferreira, devido ao perfil da frota em circulação.

— No Centro, há uma quantidade maior de carros um pouco mais antigos, que não têm os mesmos mecanismos antifurto dos modelos mais atuais — avalia.

Por isso, enquanto quem circula em bairros como o Sarandi deve tomar cuidado 

11 comentários:

Anônimo disse...

O problema, mais uma vez, é o "destaque" enviesado que a ZH dá à matéria, pois dizer que " Ladrões levam um carro por hora em Porto Alegre " não é o mesmo que dizer que houve um aumento superior a 6% ao ano nos dois anos de mandato do PT, enquanto durante o mandato da Yeda houve uma redução superior a 6% ao ano.

Outro dia também vi um absurdo na ZH. Publicaram a seguinte manchete : " Roubo de veículos cresce e homicídios caem no primeiro trimestre de 2013 no RS ", Porque não colocou na manchete o fato mais importante revelado pela própria matéria, de que o total de latrocínios (roubo seguido de morte) ocorridos entre janeiro e março de 2013 superou em 118% o registrado no período em 2012 ?

Anônimo disse...

Latrocínios, ou seja, crimes contra a vida, decrescem geometricamente no governo Tarso Genro. Seja mais informativo, mais amplo, naquilo que escreves!

Anônimo disse...

Então temos que roubar dos bandidos. Pra começar temos que assaltar o Planalto!!!!

Anônimo disse...

Mas ainda não temos "queima de ônibus todos os dias", "morte de policiais todos os dias pelo PCC" como no governo de SP, governado pelo PSDB a mais de uma década.

Anônimo disse...

O sateliTarso vai resolver todos estes problemas, como já resolveu todos os outros. Acabou com a dívida do estado, pagou todos os predicatórios, com o fim dos pedágios vai fazer freeways para os quatro cantos do estado,20 hospitais de grande porte, o transporte ferroviário vai bombar, teremos metro em toda a região metropolitana, 40 presídios de segurança máxima de grande porte, escolas com educação de primeiro mundo.... Acorda Zé, acorda Zé, tá na hora de tomar Gardenal e lítio....

Anônimo disse...

Anônimo das 12:37 :

É MENTIRA DESCARADA O QUE TU ESCREVE !!!

Vai te informar melhor !

Ou tu não sabe ler direito ???

Anônimo disse...

NO GOVERNO YEDA DIMINUIU PORQUE TINHA UM GENERAL NO COMANDO QUE ATUAVA HUMILDEMENTE, SEM ALARDES E NAS COSTAS DELE APARECIAM VARIOS ASPONES E ENTENDIDOS (INCLUSIVE DELEGADOS DE POLÍCIA).

QUANDO ELE DEIXOU O COMANDO, AOS POUCOS TUDO VOLTOU A SER COMO ANTES.

VOLTA GENERAL

Anônimo disse...

Para os Petralhas de plantão neste site quero dizer apenas uma coisa: a sensação de insegurança está aumentando ao invés de melhorar, esta piorando. Vai lavar a cara e abrir os olhos...

Luiz Vargas disse...

Anônimo disse...
Mas ainda não temos "queima de ônibus todos os dias", "morte de policiais todos os dias pelo PCC" como no governo de SP, governado pelo PSDB a mais de uma década.

5 de maio de 2013 12:49
Faltou ao "corajo$o" anônimo informar que o PCC é dos dos braços dos PeTralha$, assim como a CUT, o MST, a Via Campesina e demais movimentos que se abrigam debaixo das asas desta quadrilha travestida de partido político. A queima de ônibus e assassinatos de policiais em São Paulo começou lá por maio de 2006, para prejudicar o adversário do Abraham Litro51, Geraldo Alckmin. E assim como começou. terminou. Os PeTralha$ sentiram que os rastros levavam até eles.
Os quadrilheiro$ PeTralha$ após aqueles episódios tiveram mais sete anos para aperfeiçoar este tipo de modalidade criminosa.
Quanto a insegurança que reina na terra dos botocudos a tendência é piorar cada vez mais.
A troco de quê os quadrilheiro$ PeTralha$ vão reprimir seus manos de labuta?

Anônimo disse...

QUANTO É QUE O PETRALHA DAS 12:37 ESTA FATURANDO PARA FISCALIZAR OS BLOGUES INDEPENDENTES??

R$ 1,99??

OU SERÁ QUE É MUITO PARA TIPINHOS COMO TÚ???

Anônimo disse...

A insegurança faz parte dos planos do PT de instaurar um estado de sitio em nosso País !

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/