Oposição quer demissão do ministro que protege a amante de Lula dentro do próprio Palácio do Planalto

* Clipping Veja
Título original: Oposição quer saída de ministro após tentativa de blindar Rosemary

PSDB e Mobilização Democrática (MD) vão exigir explicações do ministro da Secretaria-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, sobre ação paralela para sabotar investigação contra Rosemary Noronha, revelada por VEJA

Laryssa Borges, VEJA Online

Os partidos oposicionistas PSDB e Mobilização Democrática (MD) anunciaram neste sábado que vão exigir na próxima semana explicações formais do ministro da Secretaria-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e da Casa Civil sobre a instauração de um processo paralelo para investigar a ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha, revelado por VEJA desta semana.

O líder tucano na Câmara dos Deputados, Carlos Sampaio (PSDB-SP), chegou a defender o afastamento do ministro após a tentativa de blindagem da ex-servidora.

Como mostrou a reportagem de VEJA, sob o pretexto de “acompanhar e orientar” as investigações sobre as traficâncias de Rosemary, Carvalho articulou para inviabilizar a apuração que estava sendo feita contra a ex-funcionária.

Na verdade, a apuração paralela coordenada pela pasta de Carvalho serviria depois como munição para que a defesa de Rosemary Noronha questionasse a competência da Comissão de Sindicância da Casa Civil e tentasse anular no futuro os trabalhos do colegiado.

14 comentários:

Anônimo disse...

Oposição pia fino com o PT. Lá e cá...

Anônimo disse...

MAS QUE DRAGÃO ESTA ROSEMARY HEIN TCHÊ??

SE ENCONTRAR ELA NOITE EM UMA RUA ESCURA, O VIVENTE SE APAVORA ACHANDO QUE É UMA ENTIDADE QUE VEIO BUSCAR A OFERENDA DE DESPACHO DOS MACUMBEIROS.

PARECE QUE O LULA FICOU IMPOTENTE DEPOIS DA QUIMIOTERAPIA...

Anônimo disse...

Por que a oposição cobra do PT práticas que nunca adotou?

A mais radical “antecipação” de eleição presidencial na história do Brasil aconteceu no governo FHC, que levou a maioria parlamentar que o apoiava a aprovar emenda constitucional que lhe dava o direito de pleitear um segundo mandato.

É possível que as oposições brasileiras tenham, de si mesmas, uma péssima imagem. E que seus porta-vozes uma ainda pior. Haveria outra razão para que cobrem, do governo e das lideranças petistas, comportamentos aos quais nunca se sentiram obrigadas? Que clamem aos céus quando seus adversários fazem o que sempre foi sua marca registrada?

Por que só o governo e os petistas pecariam ao fazer como elas? Qual o motivo de denunciá-los, se suas práticas, em tantos momentos, foram iguais? Só pode ser porque, do PT, esperavam mais. Porque, no fundo, no fundo, achavam que o PT deveria ser diferente delas.

Por ser formado por pessoas mais idealistas e menos conspurcadas pelos velhos vícios de nosso sistema político, o PT não deveria agir do mesmo modo.

O que seria admissível para elas, considerando uma compreensível falta de escrúpulos, seria indesculpável em um petista.

Há, no entanto, outra hipótese. Talvez não seja uma espécie de pundonor envergonhado que as leve a exigir do PT que seja o que elas não conseguem ser. Talvez seja puro cinismo. Se, por decência, o PT não deveria fazer o que elas fazem, seriam elas as indecentes. Se, ao contrário, não era condenável o que fizeram quando estavam no poder, exigir que o PT deixasse de fazê-lo quando chegasse a sua vez chegaria a ser desfaçatez.

Tomemos, como ilustração, o debate dos últimos meses sobre a “antecipação” da eleição presidencial de 2014. O responsável por tê-la deflagrado seria Lula, ao afirmar que Dilma Rousseff é a candidata natural do PT na sucessão do ano que vem.

Nove em dez lideranças oposicionistas passaram a “denunciar” o gesto do ex-presidente, como se tivesse dito algo além do evidente: que Dilma faz um bom governo e tem todo o direito de buscar a reeleição. Os funcionários da mídia ligada à oposição, achando que faziam “jornalismo crítico”, engrossaram o coro de repúdio à “antecipação”.

ecipação” que questionaram. Que, antes de Lula “antecipar” a eleição de 2014, as anteriores aconteceram em sua “hora natural”.

Exposto o interesse do Planalto na emenda da reeleição e revelados os bastidores da atuação de seus operadores para fazê-la passar no Congresso, ficou evidente que FHC era candidato a permanecer no cargo. Tanto que estava disposto a pagar para ter o direito de disputá-lo.

O que significa dizer que a eleição de 1998 começou, oficialmente e em razão do comportamento e das declarações do presidente da República e de seus assessores, quase dois anos antes da hora. Se alguém quisesse falar de “antecipação” melhor exemplo que esse não haveria.

Algo semelhante ocorre em relação a outra “denúncia”oposicionista, de que Dilma, após lançada “precipitadamente” sua candidatura, estaria “usando o governo” com “fins eleitoreiros”. O momento mais extraordinário de “uso eleitoral do governo” em uma sucessão presidencial moderna no Brasil ocorreu na eleição de 1994, a primeira vencida por FHC. Mas todas as manifestações recentes das oposições, aparentemente, o esquecem.

Existiria exemplo de uso eleitoral do governo maior que o lançamento do Plano Real em 1994? Seria possível fazer mais que implantar um programa anti-inflacionário em um cronograma fixado de forma a coincidir com o calendário eleitoral?

De teatro em teatro, o que as oposições partidárias e a direita midiática pretendem é atar as mãos do governo e do PT, impedindo que faça o jogo político dentro das regras que elas próprias escreveram. Na verdade, não é por autocrítica ou cinismo que fazem assim. É apenas por esperteza.

Anônimo disse...

Que casalzinho 171 esta da foto , hein? Um ficou mudo como as pedras, a outra desasada e perdida por não poder mais usufruir do poder do amante que agora tem que dar diariamente explicações para sua senhora! Um vileiro infiel facilmente deixa a vila, o problema é que a vila nunca deixa o vileiro!

Anônimo disse...

Vale apena trocar a marisa que numa eventual separação iria comer mais da metade da grana que o 51 ou 171 nos roubou por este canhão? mais vale uma "gloriosa no chuveiro"!!!!

Anônimo disse...

Os bacanais de Tibérius eram fichinha perto dos bacanais do PT. Nem no Kremlin se viu tanta sacanagem...Alias o deus Baco deveria ser o simbolo do PT...ou não?

Joel Robinson

Unknown disse...

E interessante observar como se comportam os jornaleiros nesta patria tapuia. O FHC comeu, durante muitos anos, uma colega sua, jornaleiro, e nao lembro, em momento algum, vc dizer que o FHC comia a amante. E querem convencer aqueles que agem como asnos, que a imprensa no pais dos tapuias e isenta e imparcial.

Unknown disse...

Este texto, que o Anonimo das 10:30 postou, define perfeitamente como atuam politicos da oposicao e imprensa no pais dos tapuias. E o aticulista nem disse que o FHC e sua gangue COMPRARAM deputados para aprovar a emenda da reeleicao. Coisa, lembre-se, que os jornaleiros, como o editor, por alguma amnesia seletiva, fazem de conta que nao aconteceu. Coisa de imprensa imparcial ne?

Anônimo disse...


Da Isto É:

Depois que até o ministro Joaquim Barbosa denunciou a falta de pluralismo da imprensa brasileira e admitiu sua tendência "à direita," os cidadãos têm mais um argumento para repensar o que se passa no país.

É preciso ter a coragem de entender que o Brasil ingressou numa fase mais aguda de conflito político, real e duradouro, que irá se prolongar até o final de 2014 e a sucessão presidencial.

E atenção. Caso as urnas confirmem aquilo que dizem as pesquisas de opinião, hoje, nem mesmo a vontade soberana do eleitorado pode ser suficiente para resolver esse conflito e garantir o retorno a um ambiente de paz política e respeito constitucional.

Isso porque assistimos a uma luta que, com o passar dos anos, e sucessivas derrotas da oposição, transformou-se, mais uma vez, numa luta contra a democracia. Não vamos nos iludir. As filigranas jurídicas não estão em debate.

Anônimo disse...

O lançado se faz de desentendido, não sabe que o problema são as propinas que a amiga íntima do lulla recebia, e não os chifres na Marisa.

Anônimo disse...

Carvalho , o Alcoviteiro do Cachaceiro....

Anônimo disse...

Carvalho, o Alcoviteiro do Cachaceiro e coveiro do Celso Daniel....

Anônimo disse...

Polibio mexe com os marimbondos.

Olhem só: primeiro posta as 10:30 e aí vem o mesmo as 18:01.

A KGB situada no instituto do pinguço funciona muito, principalmente no que se trata de informática.

Anônimo disse...

Só URUBU mesmo pra comer uma carniça dessas...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/