Julgamento do mensalão está longe de ser encerrado, diz o réu condenado e chefe do Mensalão, Zé Dirceu

* Clipping Rita Soares, especial para o Estado


BELÉM - O ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu afirmou que a divulgação, pelo Supremo Tribunal Federal, do acórdão do julgamento do mensalão está longe de encerrar o caso. Um resumo foi publicado nesta sexta-feira, 19, e o acórdão completo deve estar disponível na próxima segunda-feira, 22. A partir daí, começam a contar os prazos para recursos.

Condenado a 10 anos e 10 meses de prisão, o ex-ministro diz que ingressará com embargos declaratórios e também com os chamados embargos infringentes em que tentará anular a condenação por formação de quadrilha, já que nesse caso específico teve quatro votos favoráveis.Caso não obtenha sucesso nessa fase, Dirceu deve pedir ainda revisão criminal, alegando que o Supremo errou ao considerar, públicos, recursos da Visanet, um fundo ligado ao Banco do Brasil. A Visanet abasteceu as empresas de Marcos Valério condenado como operador do mensalão. "Há um erro jurídico grave. O Supremo foi induzido a erro pela perícia. Recursos da Visanet não são públicos. Não são do Banco do Brasil e não foram desviados. Os serviços foram pagos e prestados e nós vamos provar", disse.

. O último passo, segundo Dirceu, será um recurso ao Tribunal Penal Internacional, onde vai argumentar que não teve direito ao duplo grau de jurisdição, uma vez que foi julgado pelo Supremo, última instância da Justiça brasileira. "Todo cidadão tem o direito de, ao ser processado, poder recorrer para uma segunda instância. A Constituição é clara. Eu não tenho foro privilegiado. Eu não era ministro, não era deputado, quando da denúncia em agosto de 2007".  Dirceu contou que está em contato com juristas internacionais que já estudam o assunto. "Estamos levantando casos em que a corte decidiu a favor da demanda de dupla jurisdição", explicou.

. O ex-ministro desembarcou na tarde desta sexta-feira, 19, em Belém (PA). Na capital paraense, foi ciceroneado pelo ex-deputado petista Paulo Rocha que também foi julgado na ação do mensalão, mas acabou absolvido. Dirceu participou de um encontro com advogados petistas, onde apontou supostos erros no julgamento do Supremo. À noite, em um evento voltado para a militância petista, fez palestra exaltando os 10 de PT no poder.À imprensa, disse que ainda não tinha lido o acórdão e voltou a reclamar do que considera condenação sem provas. "A acusação é de que sou chefe da quadrilha e de que sou corruptor, mas vamos ler o acórdão e ver onde está a prova. Nesses quase oito anos, eu sofri uma devassa na minha vida. Não há nada que me relacione com os fatos que são denunciados na ação penal 470".Indagado se a movimentação dele pelo Brasil não criaria embaraços ao governo da presidente Dilma Rousseff, afirmou que é uma ilusão achar o assunto morreria se ele ficasse quieto. "E eu estou buscando justiça. Quem não busca justiça está se enterrando vivo. Eu sou de luta". 


12 comentários:

Anônimo disse...

so em um Bananão como o nosso o réu eh que diz quando o seu julgamento se encerra....

de preferencia, com sua absolvição...

nao nos falta mais nada, chegamos ao fundo do poço...

Anônimo disse...

O José Dirceu jamais foi sério em sua vida. Condenado, é seu direito de "espernear" -jus esperniendi-, mas que ele vai pra cadeia ele vai de qualquer jeito.

Nélio disse...

Pelo o que percebo, ele vive em uma realidade paralela. E nenhum dos seus caríssimos advogados tem coragem de lhe dizer que o jogo está jogado. Isto é que é dinheiro jogado fora. Se Silvinho Land Rover fez um acordo para não ser denunciado como partícipe do mensalão, como não ocorreu o mensalão? E digo mais: se ele levar essa insanidade de recorrer ao TPM, além do causídico que atuar nessa pantomima merecer ter seu registro da Ordem cassado (afinal, ele não reconhece o ordenamento jurídico brasileiro e julga ser o TPM corte revisora do STF), colocará a Nação no banco dos réus. Essa criatura decididamente não me representa...

Anônimo disse...

Ora, o que os mensaleiros pagaram para os advogados tem que valer de alguma coisa.

Anônimo disse...

Não sei onde eles conseguiram tanto dinheiro para pagar os advogados mais caros do Brasil.

Tô desconfiado que me passaram a perna...

Anônimo disse...

Ele não foi preso ainda?

Aquiles disse...

DEVERIA GRADECER A SATANÁS, SEU DEUS, QUE AINDA ESTA CIRCULANDO EM LIBERDADE.

SE ESTE PAÍS FOSSE SÉRIO E DECENTE, JÁ ESTARIA COM UMA BOLA DE AÇO PRESA AO TORNOZELO E QUEBRANDO PEDRAS COM UMA MARRETA, SEM RECEBER DINHEIRO OU BENEFÍCIO ALGUM.

Anônimo disse...

Advogados devem estar espremendo tudo que é possível para 'arrancar grana' desses vigaristas. Se insatisfeito está Dirceu, por que não voltou ainda a residir em Cuba?

Anônimo disse...

E duvido que publique... Pq alem de imbecil eh um cagao que nao admite a burrice.

Anônimo disse...

Infelizmente, vejo que este pessoal não vai cumprir pena e não passará um dia na cadeia, será a desmoralização total do judiciário, se é que ainda tem alguma moral.

Anônimo disse...

Sem oposição, só o CÂNCER salva o Brasil do Comunismo!

Aos poucos o inferno vai recebendo seus membros...

Anônimo disse...

Sem oposição, só o CÂNCER salva o Brasil do Comunismo!

Aos poucos o inferno vai recebendo seus membros...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/