Polícia indicia 16 em Santa Maria, quer investigar prefeito Schirmer e poupa Tarso

- O mais surpreendente na coletiva foi o anúncio de que será pedida investigação do prefeito Cesar Schirmer e não do secretário da área, muito embora no caso do governador Tarso Genro, os delegados tenham ficado apenas até o comandante regional do Corpo de Bombeiros. 

A Polícia Civil indiciou 16 pessoas no inquérito que investigou o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), no dia 27 de janeiro.O documento com 52 volumes e cerca de 13 mil páginas foi entregue na 1ª Vara Criminal pelos delegados Marcelo Arigony e Sandro Meinerz. Ao todo, 810 pessoas foram ouvidas, entre investigados, testemunhas e parentes de vítimas. Segundo Arigony, 35 pessoas foram apontadas na investigação com indicativos de responsabilizações. Do total, houve 16 indiciamentos criminais, 10 indícios de crime, nove casos irão para a Justiça Militar e um irá para o Tribunal de Justiça. Nove pessoas foram apontadas por crimes de improbidade administrativa.

. Foram indiciados criminalmente por homicídio com dolo eventual, quando se assume o risco de matar, o cantor e produtor da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Bonilha Leão; os dois sócios da boate Kiss, Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann, e o gerente, Ricardo de Castro, além da mãe, Marlene Teresinha Calegaro, e da irmã de Kiko Spohr, Angela Calegaro. Dois bombeiros que realizaram vistoria no local antes do incêndio também foram indiciados por homicídio doloso.O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, deve ser investigado pela Justiça por improbidade administrativa, além do comandante regional do Corpo de Bombeiros da cidade, o coronel Moisés Fuchs.

. O delegado Marcelo Arigony informou que as investigações apontaram que a boate não tinha condições de funcionar. Além do uso indevido de fogos de artifícios, a casa de show possuia barras de ferro de contenção que impediram a saída das pessoas do local e não tinha saídas de emergência. Mais de 119 pessoas disseram em depoimento que a boate estava superlotada, o que foi comprovado.

. Os delegados envolvidos no caso participaram de uma entrevista coletiva, que começou por volta das 14h30 desta sexta-feira (22), no campus da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), para anunciar as informações contidas no inquérito.

* Clipping R7

13 comentários:

Anônimo disse...

Aguarde para breve, promoção dos delegados e promotor do caso KISS, eis que indicia Schirmer e deixa de fora o Comandante em Chefe do Corpo de Bombeiros (Tarso).
Vergonha

Anônimo disse...

Políbio, tu que és advogado, explica prá nós, até onde vai a responsabilidade do juiz que deu a liminar para que a boate funcionasse, isso desde agosto de 2012.

Anônimo disse...

Políbio,

O Tarso pode ser responsabilizado, entre outros motivos, pelo despreparo e falta de equipamentos do Corpo de Bombeiros.

Se o Delegado ferrou vários bombeiros, porque deixou o chefinho mor de fora???

JulioK

Anônimo disse...

Meu amigo anonimo vergonha é o que escrevestes. Se analisaste tudo o que esta no inquerito e noticias, concordaras com tudo. Nao sou politico e nao foi Tarso que sabia da situação. E o Busatto...

Anônimo disse...

Por acaso o prefeito de santa maria sabia da situaçao? Tarso é o comandante em chefe da BM sim. Deveria estar indiciado pelos mesmos criterios do prefeito. Aliás, o delegado apresentou comportamento errático ao longo do inquerito: foi para a frente da delegacia com um megafone berrar por justiça; afinal, perdeu prima-irma na tragédia; há acusaçoes de que o que era falado para o delegado era repassado ao escrivao de forma diferente, tanto que nao permitiu gravaçao dos depoimentos; e por aí vai. Dentre outras coisinhas mais. Um bom advogado derrubará este inquerito facilmente. Entendo que todos sejam responsabilizados e punidos.

Anônimo disse...

Polibio:

Claramente nota-se que teu blog esta sendo patrulhado pelos petralhas. Cada postagem falando da incompetencia do capo Tarso Genro logo vem acompanhada de uma postagem de algum CC de plantao defendendo tal individuo.
Realmente se configura uma vergonha que o delegado tenha apontado responsabilidade do prefeito Schirmer enquanto chefe dos agentes publicos que deram o alvara da boate Kiss e nao apontou responsabilidade do governador enquanto comandante em chefe dos bombeiros.
Dois pesos e duas medidas. Sera que temos uma policia politica?

Luiz Vargas disse...

Pelo visto o Paulo Juruna Feijó, como anônimo, postou um comentário neste site em 22/03, às 21h16min.

Luiz Carlos Vargas (Luiz Vargas) disse...

Em 29/01/2013, postei o comentário que segue logo abaixo. Não precisa ser vidente para saber o que se passa na cabeça dos bandidos quadrilheiro$ PeTralha$.
Quem tem dois neurônios funcionais, baseado no "modus operandi" destes facínoras, consegue prever com certa exatidão aquilo que planejam e como irão executar.
Faz mais de 25 anos que estes quadrilheiro$ agem do mesmo modo e os botocudos ainda caem em seus contos de bilhetes premiados.

Luiz Vargas disse...
Posso estar enganado, mas acho que não estou. Conheço bem a índole, o caráter e as sinalizações emitidas pelos quadrilheiro$ PeTralha$. Acho acho que o cumpanhero do PMDB, Cesar Schirmer, acabará pagando o pato ou sendo um dos bois de piranha.
No domingo, enquanto a presidentA retornava para Brasília, o motorneiro do TRENSURB, Marco Maia, já dava indícios de que os PeTralha$ fariam do lombo do cumpanhero Cesar Schirmer palanque sob o qual irão buscar faturar alguma coisa (o seu Valdeci Oliveira também sinaliza nesta direção). Isto estava nas entrelinhas da entrevista que este pigmeu em ética e em caráter, que atualmente está de presidente da câmara, deu na rádio Guaíba, na manhã do domingo.

29 de janeiro de 2013 11:04

Anônimo disse...

Vergonha da politicagem, vergonha do mensalão, vergonha das promessas a cada eleição( de todos os partidos).Tbem não sou politico, apenas um brasileiro indignado com atual situação politica brasileira..Vergonha de ver alguem defender partido e depois ser nomeado para o STF.Vergonha de ver Ministros pedir votos para sua nomeação e depois "cuspir" no prato.Sim , tenho vergonha.

Ismael Façanha disse...

O Cezar Schirmer é a 242ª (duocentésima quadragésima segunda) vítima da tragédia de Santa Maria.

Anônimo disse...

Só para lembrar os navegante a Boate Kiss começou a operar em 2009 e na época a Governadora éra Yeda Cruzes, Comandate Chefe da Brigada e dos Bombeiros, porque as medidas não foram tomadas na época.

E o Prefeito era o atual, ou seja, Cesar Schirmer.

Anônimo disse...

Nem Tarso e nem Yeda, que era governadora quando a kiss abriu e teve o primeiro alvará dos bombeiros. A diferença é que para Schirmer houve um oficio do MP informando das irregularidades na Kiss em 2011, ele não pode dizer que não sabia.

Anônimo disse...

E o TAC foi analisado?
Porque a Polícia nada disse sobre esse procedimento do MP?
Aí tem coisa.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/