Advogado denuncia atuação desastrosa dos bombeiros na tragédia de Santa Maria: "Só os jovens foram heróis naquela noite"

O advogado Jader Marques, que representa Elissandro Callegaro Spohr, um dos sócios da boate Kiss, disse nesta quarta-feira que o que ocorreu na noite da tragédia foi uma "desastrosa" operação de resgate por parte do Corpo de Bombeiros. A opinião do advogado corresponde ao que o editor também apurou e já postou aqui várias vezes nas últimas horas. O que denunciou o advogado:

- Foi uma desastrosa e deficiente operação dos bombeiros. 

- Os bombeiros estavam sem máscaras e cilindros de oxigênio devidos ou em quantidades e qualidades necessárias.
- Estavam com equipamento adequados
- Impotentes, usaram os civis para ajudar no resgate

. Apesar da gravidade das denúncias, por determinação do governo do Estado, a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros de Santa Maria disse que não comentaria as declarações do advogado.

. O advogado Jader Marques destacou, no entanto, que vários fatores contribuíram para o episódio, além da deficiência dos bombeiros.

- A pertinência das denúncias feitas pelo advogado podem ser comprovadas por um único dado de conhecimento geral: os heróis no resgate às vítimas do Kiss foram os jovens e não os bombeiros, ao contrário do que ocorre em qualquer incêndio. Isto diz tudo.

* Com informações do site www.uol.com.br e do editor. Texto final do editor. 

21 comentários:

Anônimo disse...

sim, pelo que vi, me parece isso mesmo...

no 11 de Setembro inúmeros bombeiros morreram porque adentraram ao prédio em chamas para salvar vidas...

repito, não vi nenhuma imagem ou fotografia mostrando bombeiros dentro do estabelecimento ainda em chamas ou saindo com vitimas carregadas nos braços...

se aconteceu, me corrijam...

só vi civis carregando pessoas e marretando a parede daquela espelunca...

bombeiros mesmo, nas fotos, só vi um segurando a mangueira do lado de fora...

se nao tem equipamentos adequados, fazem o que?

assistem a tragedia de longe?

eu achei tudo muito, mas muito estranho...

Anônimo disse...

Os bombeiros agiram realmente como FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, ou seja, corpo mole. Heróis foram os estudantes, que entraram varias vezes na arapuca pra salvar os outros e lamentavelmente alguns não conseguiram sair. Agora, porque o Kiko também não entrou????

Anônimo disse...

segundo li, teve um estudante que entrou 14 (QUATORZE!!!) vezes para retirar as pessoas e depois morreu la dentro...

e nao se intimidou por nao ter mascara...

e nao era pago para resgatar ninguem!

Anônimo disse...

outra coisa, eh muitíssimo doido para mim criticar os bombeiros, pois são exemplo de solidariedade e bravura...

eh uma instituição que todos tem o maior respeito e admiração...

fico constrangido em tecer tais criticas, mas pelo conjunto de informações que consegui absorver do noticiário, parece que falharam no resgate...

ou quem deveria equipa-los dignamente falhou ao faze-lo...

dai o desespero do governo do estado para se livrar desse "pepino" o mais rapido possivel...

Anônimo disse...

O Advogado, a meu ver, fez uma acusação tão ou mais grave do esta.
Ele disse que o Ministério Público impôs um termo de ajustamento de conduto ao proprietário do estabelecimento e este cumpriu todas exigências do Ministério Público.
O Ministério Público só se preocupou com o barulho?
esqueceu de se preocupar com a vida dos que frequentam o estabelecimento?
Pelo que percebi, os revestimentos de espuma foram colocados para reduzir o ruído, e ao final de tudo foram os causadores da grande maioria das mortes pela fumaça tóxica que exalaram no momento em que pegou fogo.
Será que eles sabem que existem os sficklers, que se existentes poderiam ter evitado a grande maioria das mortes?
Se isto não é grave, o que é então?

Mordaz disse...

A tragédia ocorreu porque foi feita uma armadilha mortal na boate pelos proprietários. Material altamente inflamável e altamente tóxico. Nunca haveria máscaras e tubos de oxigênio que resolvesse. Não há como equipar duzentos bombeiros com este equipamento para tirar 200 pessoas da armadilha mortal, em cada cidade. E havia muito mais de 200 pessoas dentro da boate. Sem alarme de incêndio, sem saídas, sem iluminação,sem sprinklers, sem meios de combater o gás tóxico da câmara de gás preparada pelos proprietários.

Anônimo disse...

Só falta agora o governador dizer que os bombeiros estão bem equipados.

Anônimo disse...

CORRETISSIMO o ADVOGADO!

Os cilindros de oxigenio que os bombeiros usam são para tomar banho no rio, já que não sabem nadar.

Anônimo disse...

Alguns anos um oficial bombeiro foi a midia e denunciou que os equipamentos estavam sucateados, mangueiras com furos, escadas curtas, etc.
Como militares eles não podem reclamar mas cabe as autoridades competentes investigarem se melhorou.
Eduardo Menezes

Anônimo disse...

O ALVO DO ADVOGADO JÁ SINALIZA PIROTECNICAMENTE , COMO INICIOU O INCÊNDIO No kiss. ATRAIR INCAUTOS COMO JUSTIÇA E RESGATAR A ERA DAS ORDALIAS.

Anônimo disse...

O advogado saiu atirando pra todo lado.

desespero. Eu aconselharia o cliente o suicidio.

Anônimo disse...

A famosa estabilidade de emprego para funcionarios publicos, a qual deve ser repensada no Brasil em todos os níveis, faz com que se sintam mais iguais do que os outros mortais. Experimente participar de algum grupo em que haja vários funcionários públicos, especialmente os graduados, e verao a alienacao em que se encontram; vivem fora da realidade.

Anônimo disse...

Que deu pra ver na tv foi os bombeiros com medo de entrar lá dentro, também tinha um bombeiro com todo aparato anti fogo e respirador que fazia que ia entrar mais não entrava, pelo que se viu, ficou parado na porta apenas pra puxar as pessoas pra fora quando as mesmas já estavam saindo, as que conseguiram chegar na porta.

Anônimo disse...

Agora só falta a GLOBO soltar o novo programa de FALABELA, tirando sarro e ganhando em cima da morte das pessoas. Tinha que ser coisa da Globo mesmo!!

Anônimo disse...


Exatamente por essas razões e todas as outras que ainda virão, é que esse episódio vai ser igualado ao da TAM em Congonhas. Não tem como responsabilizar um, ou outro e, todos será injustiça !


Lá, pelo menos receberam as indenizações das seguradoras.

Dr. Jader, prá variar, enfrentando tudo e todos sozinho e, corajosamente apontando que as causas REAIS da (s) culpa (s) e se é que existem, não se resumem apenas ao proprietário.

Mas a uma cadeia sucessiva de terríveis e lamentáveis fatos que desaguaram nessa tragédia. A culpa ao final e ao cabo é nossa; do despreparo de enfrentarmos catástrofes a tempo e modo oportunos. Somos todos destreinados. Exigir agora TUDO e de TODOS sem ter lá estado, é muito... mas muito fácil!

Sejamos todos corajosos como foram aqueles que lá entraram para salvar os outros.

Se houver condenação de alguém, vai ser, apenas, para satisfazer a sanha dos "carrascos" de plantão !

Dá-lhe Jáder !

Anônimo disse...

Eu só acho que banda não deveria fazer apresentação com fogos isso é coisa de circo.Agora querer dar a culpa aos bombeiros, que isso? affff!!

Anônimo disse...

Quanto mais leis houver, mais fiscalização será necessária. Com mais leis e mais fiscalização maior será a divisão das responsabilidades.

É um raciocínio simples mas eficaz, que explica porque ninguém vai para a cadeia neste país.

Na falta de leis ou de sua fiscalização, o responsável pelas pessoas que estejam dentro de um estabelecimento privado é ... o proprietário, exclusivamente. Trata-se de uma responsabilidade privada e ponto final.

Se uma companhia de aviação ou navegação tem de ter seguro para os passageiros, porque não uma casa noturna, um supermercado, uma igreja?

De forma análoga, acho que vale o mesmo raciocínio para o que é público.



Anônimo disse...


O responsável pelas pessoas que estão dentro de um estabelecimento privado, em caso de uma tragédia, é o causador da tragédia.

Como culpar, cara pálida, o dono do estabelecimento que está em casa assitindo o Jornal Nacional pelo desatino de alguém que acenda um isqueiro num posto de gasolina onde tem um caminhão descarregando 20 mil litros de gasolina para abastecer o tanque do posto ? !

As companhias de aviação tem seguro, porque o governo obriga e quem paga é o passageiro!

Porque não obriga todos os demais estabelecimentos, TODOS, então cara pálida ?

Alguém tem seguro, por acaso, contra incêndio entrando num prédio público e que depois pega fogo ?

O único seguro nesse caso é: seguramente não vai receber nada !

Talvez um papelzinho ... na mão !

Anônimo disse...


Prenderam, para que não ocorra em Santa Maria, uma Primavera Árabe, movimento pelo qual botaram fogo em tudo ante a insatisfação com as políticas públicas.

Estão todos brincando com fogo !



Anônimo disse...

Jornal de grande circulação hoje estampa na capa ( NA CAPA ! ), foto de outras festas havidas e "iluminadas" com fogo. Ou seja, era frequente esse tipo de ornamentação!

Na estação rodoviária, sempre que se vai comprar bilhete de passagem para qualquer biboca, a atendente pergunta ao dar o preço:

- Com ou sem SEGURO ?

Isso é para o caso de risco de uma fatalidade.

Avião, a mesma coisa !

O governo por lei, MANDA E NÃO SE DISCUTE SE O PREPRIETÁRIO (PRIVADO) - TEM OU NÃO RESPONSABILIDADE !

Anônimo disse...


Corroborando a assertiva do comentário do dia 31.01.13., às 10:29h., é a coluna do Paulo Santana hoje em ZH que afirma ter sido a tragédia na boate KISS, uma fatalidade.

Portanto, buscar culpados e encontrá-los, é puro revanchismo e vingança barata travestida de justiça.



https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/