A editora-chefe do Gramna, o Pravda de Cuba, pediu asilo aos EUA e já está em Miami

* Clipping www.veja.com.br 

A editora-chefe do jornal estatal cubano 'Granma', Mairelys Cuevas Gómez, está em Miami e pediu asilo às autoridades americanas, divulgou nesta sexta-feira o site 'Café Fuerte' - página na web mantida por exilados cubanos com foco em notícias de Cuba e de Miami. Ainda segundo o site, Mairelys, de 27 anos, chegou no domingo passado aos EUA após atravessar a fronteira com o México, aonde estava em viagem como convidada para participar de um evento.

A jovem negou entrevista ao site. A publicação divulgou o testemunho de um ex-companheiro de Mairelys sobre o impacto que fuga teve no país. O 'Café Fuerte' também publicou declarações de uma amiga da jornalista que vive em Miami – ela diz que Mairelys tem um namorado na cidade americana.
A conhecida blogueira e jornalista Yoani Sánchez desejou sorte a Mairelys Cuevas pela rede social Twitter – a intenção foi expressa “ainda que [Mairelys] tenha feito parte aqui [em Cuba] do monopólio informativo que nos silencia e agride”, disse a militante.

Onda - A deserção da jornalista do Granma se soma a uma onda de fugas de jovens integrantes da imprensa oficial durante o último ano. Em agosto, Luis López Viera, chefe da seção esportiva do diário Juventud Rebelde, pediu asilo político em Londres, onde acompanhava a delegação cubana na Olimpíada.
Daniel Benítez, ex-funcionário da Agência Cubana de Notícias (ACN), chegou a Miami em julho passado. Em outubro de 2011, os jornalistas Daniel Anaya, do Instituto Nacional de Deportes (INDER), e Damián Delgado Averhoff, diretor da seção de esportes da revista Bohemia, desertaram quando estavam com a delegação cubana nos jogos Panamericanos de Guadalajara, México.

17 comentários:

Anônimo disse...

É inacreditável que em plena década 2010 ainda vejamos cenas como esta, de pessoas terem que fugir do próprio pais quando querem viver em outro lugar. Somente mentes doentias aceitam uma barbaridade dessas, e ainda temos políticos no RS que veem Cuba como modelo a ser seguido. Somente os muito hipócritas para desejarem isso aos outros. Por quê eles não vão morar lá, então?

Anônimo disse...

Ahahahahhahahahahaha!!!!!!!!!!!!!!!

A esquerdalha deve estar se rasgando de raiva!!!

Isto não tem preço!

Anônimo disse...

Grande africa safari. Mais um que foge de Cuba.

Aqui no BR, os descontentes pode toma mesmo rumo.

Anônimo disse...

todos fogem de la, o paraíso da comunistada brasileira que não sai dos shopping centers e adora uma tv de plasma...

os que não o fazem eh porque não conseguem...

sinceramente, não sei como essa benevolência com esse regime assassino eh tolerada nessepaiz...

políticos apoiam abertamente os carniceiros cubanos e o governo enfia dinheiro do brasileiro naquela prisão disfarçada de pais...

Anônimo disse...

que sabe trocamos um cubano perseguido por dois brasileiros petistas?

Aquiles disse...

Poderiam mandar todos os petralhas e mensaleiros para Cuba e "importar" de lá os cubanos que querem viver no capitalismo que os imbecis FDP daqui tanto odeiam.

Anônimo disse...

O governo esquerdista envia dinheiro para estes "paraísos" para fazer lavagem e tentar dar um ar de "legalidade" a verdadeiros saques do patrimônio do Brasil que depois faz tremenda falta na saúde, educação, segurança e infraestrutura.Enquanto isto, em Cuba até paralítico tenta fugir a nado, de tão bom que é! Dilmarionete se presta bem para isto também.

Anônimo disse...

O comunismo só se mantém nessa ilha miserável, pq É UMA ILHA CERCADA DE TUBARÕES POR TODOS OS LADOS e incrível uma ilha em que o povo vive uma dieta de fome, NÃO EXISTE BARCOS DE PESCA, PQ SERÁ...? se houvesse barcos de pesca, dia a dia o povo iria embora, ficando só o Coma-andante e o irmão delle. Pq até a filha do fidel há tempos se mandou da ilha presídio.

Biriva do Cerro do Tigre disse...

Todo indivíduo esquerda faz de Havana um tipo de "Meca" do comunismo, e somente visitam a nível de turismo e depois passam em Miami para comprar alguma "lembrancinha" nos shopping center.

Daniel disse...

E a derrocada do regime dos irmaos Castro, ne? Cube nunca mais sera a mesma, ne jornaleiro?

Anônimo disse...

Alguém tem que avisar o BATTISTI da colonia de férias dos Genros em Cuba.

Anônimo disse...

É, Daniel, Cuba nunca mais será a mesma se você não for urgente para lá substituir aquela que fugiu desse "paraíso". Vai, vai logo para deixar os irmãos Castro bem felizes.

Anônimo disse...

A sorte desta mulher foi pedir axilo nos estados unidos, se fosse aqui já teriam devolvido ela para ficar na cadeia. edus

Anônimo disse...

Que José Dirceu peça asilo a Cuba e vá para lá gozar o seu enriquecimento repentino. Talvez ele queira ajudar alguns cubanos necessitados.

Anônimo disse...

COMUNISTA QUE SE PREZA VAI PARA OS USA.
JÁ VUI CUBA SUPERLOTADA DE TURISTAS COMUNISTAS?
QUE TROPA DE SEM VERGONHA.
ELES GOSTAM MESMO É DE MENSALÃO.
O LULA É QUE O DIGA.

Luiz Vargas disse...

E quando será que aquela jornali$ta da página 10 do Gramna/RB$-ZH se mandará e pedirá asilo no Afeganistão?

Anônimo disse...

ABRIU VAGA pro DANIEL em CUBA!

Vá com Dios, Dani!





https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/