Este pacote anunciado na quarta-feira pela presidente Dilma Rousseff é uma inédita rendição do governo do PT à maior capacidade de mobilização de dinheiro e de talento para mexer de verdade na infraestrutura material brasileira. O setor privado passa a liderar os investimentos.
. O governo anterior do PT, de Lula, bem que tentou fazer muito com os PAC1 e 2, mas falhou miseravelmente, conforme o leitor verificará ao longo da entrevista a seguir. O editor digitou o material a partir de entrevista feita na quarta de manhã no Programa Agora, da Rádio Gaúcha, da RBS. Os números alinhados por Raul Velloso falam por si mesmos a respeito do fracasso dos PAC 1 e 2, e explicam melhor o primeiro dos quatro pacotes que Dilma Roussef começou a anunciar.
APRESENTADOR - Que informação o Sr. Tem Sr. Raul Velloso sobre o cumprimento dos dois PAC até agora. Estão indo em que ritmo?
RAUL – Olha, o governo tem se esforçado e tem procurado implementar esses investimentos que têm sido anunciados, mas na verdade, infelizmente, a máquina pública dessa área, principalmente a máquina federal, é muito lenta, muito morosa. Há um processo aí de desaprender a investir que vem de muitos anos e portanto, infelizmente, a realização dos investimentos tem deixado a desejar. Ai é uma questão de saber se o governo de fato, agora, vai se apoiar mais no setor privado e por aí a gente teria mais chances de acelerar esses investimentos. Mas como eu disse, a gente tem que olhar os resultados primeiro para acreditar firmemente nisso.
APRESENTADOR - As informações que me trazem à mesa do programa, a nossa equipe de produção, é que segundo o relatório do Tribunal de Contas da União, o programa do PAC 1, que vigorou de 2007 a 2010, teve concluídas apenas 2.900 das 13.600 obras propostas. E o PAC 2 em 2011, foi apresentado num primeiro balanço carregando obras, além da do 2, trazendo obras do PAC 1, e no primeiro semestre deste na, foram executados R$ 324 bilhões, atingindo apenas 34% do previsto para o período de 2011 a 2014 que é de R$ 955 bilhões. Então, as intenções são boas, mas o desempenho ainda é tímido.
RAUL – Realmente é muito tímido. E também tem que ter o cuidado que esses PACs, 1 e 2, eles têm uma certa configuração que é meio enganosa, porque incluem muitos investimentos do setor privado ou de bancos públicos. Na realidade não é aquele investimento que a gente mais espera ver, que é o investimento em infraestrutura, especialmente infraestrutura de transportes. Se a gente se concentrar nessa área, vai ver que a execução tende ser ainda menos expressiva, porque tem muita espuma em volta dos investimentos.
APRESENTADOR - A idéia essa de investir em rodovias e ferrovias é uma boa idéia. O senhor não tem idéia do quanto é importante aqui no Rio Grande do Sul, porque agora temos um porto muito pujante, com um pólo naval espetacular, uma prosperidade impressionante no município de Rio Grande. Mas nós precisávamos ter a ferrovia para conduzir, para carregar, para levar essa produção gaúcha até o porto, e nós temos precariamente a ferrovia no Rio Grande do Sul.
RAUL – Realmente é uma pena porque, de fato, eu imagino que Estados tão importantes economicamente como o Rio Grande do Sul, precisavam de uma infraestrutura de melhor qualidade e também mais ampla, que desse vazão a tudo que tem de escoar. E a, realmente, nós temos buracos, lacunas, aqui e ali que precisam ser preenchidas.
13 comentários:
As vezes fico me perguntado se eles sabem os significados das palavras privatizar e concessão. Caso não saibam, deveriam consultar o dicionário Aurélio:
PRIVATIZAR:
[Do lat. privatus, ‘privado’; ‘particular’; ‘próprio’; ‘individual’, part. pass. do v. lat. privare (v. privar), + -izar.]
Verbo transitivo direto
1.Passar (o governo) propriedade ou controle de (serviço, ou empresa pública ou estatal) a entidade(s) do setor privado; desestatizar:
privatizar os transportes; privatizar empresas de telecomunicações. [Cf. estatizar.]
CONCESSÃO:
[Do lat. concessione.]
Substantivo feminino
1.Ação de conceder; permissão, consentimento.
2.Ato de ceder do seu direito, do seu ponto de vista, em favor de outrem; condescendência:
Para viverem bem, fazem muitas concessões.
3.Econ. Atribuição pelo poder público a indivíduo ou empresa, mediante contrato, de exploração de serviço público, de execução e exploração de obra pública, de utilização de bem público, ou de exploração de recursos naturais (jazidas, energia hidráulica) pertencentes à União.
OU SEJA: CONCESSÃO É TOTALMENTE DIFERENTE DE PRIVATIZAÇÃO
Alguém viu algum martelo batendo em bolsas de valores, leilão como acontecia no Governo FHC, o entreguismo era feito noite e dia ao vivo e a cores as marteladas.
Ora, o que o Gov. Dilma fez foi concessão, como acontece com as TV Globo, Band e outras. Os burros de plantão que estudem Direito Administrativo e aprendam um pouco, quem sabe sirva para algum concurso publico.
É por isso que esses que defendem a reporcagem, Tucanic e o Mentirão, permanecem no engano.
sem duvida!
a privatização petista eh o atestado definitivo de que o PAC, segundo 9dedos, tocado magistralmente pela sua então ministra búlgara, emPACou!!!
com uma oposição 1/10 menos ordinária do que a que temos, a petezada nunca mais iria falar mal das privatizações e iriam ser encurralados na próxima eleição presidencial...
mas eh delírio meu...
o picolé de chuchu, inacreditavelmente, já saiu em defesa do programa da búlgara...
logo ele, que foi demonizado na eleição passada e teve que andar pelo pais afora trajando um colete ridículo com os logos das estatais para passar uma imagem não privatista e ganhar um votinhos..
foi um dos momentos mais ridículos e patéticos da politica nacional...
o cara parece nao tem a menor vergonha na cara...
Que nada, tudo abobrinha e mentira da grossa!!
A VALEC já está finalizando boa parte da construção das ferrovias. Boa parte já está quase terminada e prontinha para ser entregue de mão beixada para a iniciativa privada.
E como foi colocado, até 80% ainda poderão ser financiados pelo BNDES. Barbadinha, os empresários não vão colocar uma moedinha do bolso nesses empreendimentos e ainda vão ter nas mãos um modal Bilionário pra desfrutarem como bem querem. Muito fácil!!
Isso tudo não é mais nada do que construir, reformar e ampliar ferrovias e rodovias as custas do governo federal para depois no canetaço entregar para os empresários se apoderarem por uns bons 25 anos. Depois quando estiver tudo sucatiado, devolvem para o governo.
É o ôba, ôba do governo Dilma Lá!!!
Nesse contexto, as prefeituras também podem criar empresas e distribuir pra a iniciativa privada administrar em concessão a perder de vista caso veja que a economia do município está precisando de um "up grade", não é mesmo? Não é a mesma coisa?
Se esses empresários contruissem do seu próprio bolso uma rodovia do zero e depois explorassem ela, nada seria mais justo.
Mas assim do nada, ganhar o direito de explorar uma rodovia sem colocar um centavo.
cadê aqueles que estavam defendendo que os contrados de pedágio seriam cancelados e essa coisa de pedágrio superfaturado iria acabar, e que se pelo menos continuassem pedagiando as estradas, que fosse pelo preço justo, cadê esse pessoal?
Queria ver se o pessoal abrisse o olho em cima disso tudo, conseguisse uns pistolões da altura desses ai para cumprir as exigencias contratuais, e entrasse na competição com o preço lá em baixo, e tirasse o brinquedinho lucrativo dessas peças do tabuleiro, pasassem a perna neles todos, e colocassem eles para fora do jogo.
Ia ser bonito de ver!!
Agora os petralhas empedernidos têm que se curvar direitinho às privatizações necessárias ao desenvolvimento nacional, tão criticadas durante o governo FHC. Ou, então, vão ter de reprochar a presidente da República.
Pelo menos a Dilma, diferente do botocudo Lula, tem mais competência, cultura e sensibilidade param se preocupar com a infraestrutura do Brasil, coisa que o Lula político não se importava.
Os petralhas deveriam sair à rua, empinando bandeirinhas vermelhas, para protestar contra o programa de privatização do governo. Eh!O mundo dá muitas voltas...
Para se livrarem da pecha de privateiros, esses papos e enganações ideológico-eleitoreiras de tucanos e seguidores já não se sustentam mais.
Se por um lado a China vem demostrando o sucesso do planejamento e do estado como indutor do desenvolvimento, por outro, EUA e Europa mostram a derrocada do modelo neoliberal, cujo deus-mercado, POR SI SÓ, não é mais capaz de prover crescimento sustentável, muito menos de regular a economia.
Portanto, caso a nova estatal criada (EPL – Empresa de Planejamento e Logística) não seja mais uma ANATEL e sim uma Petrobrás da infraestrutura, parabéns a D.Dilma.
Concessões com 85 % da grana vinda do BNDES e os petralhas ficam tendo faniquitos tentanto explicar o inexplicável. Ora, o governo apenas se deu conta de que, sem a iniciativa privada, o Brasil simplesmente não anda, simples assim.
Dez anos no poder e ainda em campanha politica, anonimo das 17:39! Ha poucos dias foi encontrado um japones escontido da segunda guerra, você não é um desse tipo?
Tá muito repetitivo, inventem outro pra bater, mas não o façam com grupos ou instituições, tal como fez Hitler.
ao petralha 17:39
não eh preciso estudar Direito Adminstrativo...
basta saber ler um dicionario e aprender na escola o que são sinônimos...
concessão eh privatizar e vice-versa...
Anônimo das 20h44min, vc escreveu a sigla da e$tatal de petróleo de maneira errada, a correta é: PeTêobrás.
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