Mensalão: começa nesta quinta o Julgamento do Século. No banco dos réus, barbárie política x civilização.

As reportagens que desde segunda-feira apresentam o Jornal Nacional e o Bom Dia Brasil, ambos da Rede Globo (a RBS replica tudo para SC e RS) são exemplarmente primorosas e bem elaboradas.

. E são devastadoras para os interesses dos 38 réus que a partir desta quinta-feira começarão a ser julgados no Supremo Tribunal Federal.

. É o julgamento do século.

. O resultado dirá se este País continuará um velhacouto de bandidos políticos corruptos ou uma Nação civilizada.

. São reportagens que oscilam entre 4 a 5 minutos, o que é uma eternidade para os padrões jornalísticos da Rede Globo.

. Leia este texto decupado da reportagem do Bom Dia Brasil desta quarta-feira (ao final, veja e ouça a reportagem completa, em link):

Começa amanhã, no STF, a análise do processo que envolve 38 réus e 7 crimes. Entre eles corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Hoje nós vamos lembrar as imagens, as frases que marcaram o julgamento político no Congresso que terminou em 2006. É uma reportagem especial de Zileide Silva.
Zileide – Olhares, acusações...
Roberto Jeferson – Zé, tem um negócio ruim que está acontecendo, tem um bochicho na casa que está ruim. O que é? O tal do Mensalão. O Delúbio está repassando dinheiro para os partidos que estão na base e para seus deputados do mensalão, 30 mil reais.
Zileide – O direito de defesa:
Delúbio – Discordo totalmente. Nós fizemos, neste período de 2003, 2004, dinheiro não contabilizado.
Repórter que fez a entrevista com Delúbio – Um Caixa 2?
Delúbio – As pessoas têm vários nomes para chamar. Nós estamos chamando de dinheiro não contabilizado.


. O editor chama a atenção para o papel destacado que todas essas reportagens, e não só da Globo, dedicam ao ex-deputado Roberto Jefferson, na condição de denunciante implacável, feroz, devastador. Em todas elas, o ex-deputado ergue o dedo acusador e nunca aparece como réu – pelo contrário. Seria ele a melhor testemunha de acusação, caso não tivesse sido incluído na vala comum dos bandidos da organização criminosa montada por Lula e por José Dirceu em nome do PT e do governo.

CLIQUE AQUI para examinar vídeo e áudio da reportagem desta terça-feira da Globo.

13 comentários:

Anônimo disse...

Caro editor; vou antecipar o resultado:
Todos absolvidos e a culpa será de Delúbio e de Valério. Tudo não passou de um total mal entendido e as intenções foram apenas para facilitar o caixa 2 de campanha. No final, todos se abraçam e o povo brasileiro faz piadas. Aguenta calado, depois vem as copas, BBB's, Brasileirões, etc. E os bandidos continuam numa boa!

Anônimo disse...

Ninguém está aí pra essa bobajada. Só meia dúzia de fascistas acham que podem punir sem provas. Taí a Erenice, que o blogueiro acusou, acusou. Cadê as provas? Civilização é processo com provas. Barbárie é o que você instalaram no país por quinhentos anos: chacinas, genocídios, ditaduras, escravidão. Acabou o tempo de vocês, seu safado fascista!

Mario Rangel disse...

O Jeferson tem de explicar onde foram parar os 4 milhões que era para o PTB e lá não chegou.

Anônimo disse...

Pobres deputados só recebiam 30 mil já o "herói denunciante" recebeu 4 milhões. Vigarista...E ainda faz pose de quem está acima do bem e do mal...cupincha do collor...

Anônimo disse...

AH AH AH AH... HILÁRIO CARO POLÍBIO...O LULA JÁ FALOU COM TODOS...O RESULTADO... O MORDOMO SERÁ CONDENADO.

Anônimo disse...

Olha aí o Rangel confessando a entrega da propina.
Tem o corruptor ativo e tem o corruptor passivo.
Tanto um como outro cometem crime.

Anônimo disse...

Bob Jefferson o único "réu" confesso dos politicos. Na CPI dos Correios "absolveu lula" se "auto acusou" e acusou Dirceu.

Anônimo disse...

Ora Mario Rangel! Do mesmo geito que tu tiras um foto do Rio de Janeiro, ao fundo aparece, mas não estais lá.


Eita! Sujeito dificil de entender as coisas, Polibio! Pô Polibio! Acha paciencia para aturar alguem que temos lhe explicar.

Anônimo disse...

Mas que palhaçada!!

É a palhaçada do século!!

Quem não sabe do por que do Mensalão?

Quem não sabe que foi porque o governo na época não tinha maioria no congresso para aprovar os projetos e tinha que comprar a deputaiada pra fazer a coisa andar.

Quem não sabe que se o SISTEMA não fosse PODRE, isso jamais seria necessério ter acontecido.

Se os projetos do governo eram bons ou não, se eram para ajudar ou ferrar o povo, tanto importava pra eles, desde que caisse um a mais no bolso para votarem sim ou votarem não, conforme o que queria o governo.

Mais que culpado nisso tudo, além do LULA, são todos os que se venderam, e TODOS os PARTIDOS CORRÚPTOS que participaram do esquema.

Se ficou uns poucos de fora, foi muito!

A maioria entrou na farra do mensalão e ganhou o seu para vender seu voto e legislar de acordo com o que o governo precisava.

TODO O CONGRESSO, CÂMARA DOS DEPUTADOS E SENADO ESTAVAM COMUNGADOS NA TRAMA.

Não é justo agora quererem punir um ou outro, enquanto todos o SISTEMA estava corrompido e apodrecido no meio.

Isso só serve para mostrar que o sistema político no Brasil precisa de uma reforma drástica, energica e urgente. Porque do jeito que está a POLITICAGEM não tem solução mesmo!!!

O SISTEMA FÉDE, A POLÍTICA BRASILEIRA FÉDE, TUDO FÉDE, TUDO NOJENTO E PODRE!!

Anônimo disse...

É TUDO CULPA DO CASEIRO, KKKKKK...

Anônimo disse...

AGORA JÁ FOI!!

CONDENAR ALGUÉM AGORA PRA QUÊ???

NA HORA DE ALGUÉM QUERER CONCORRER A UM CARGO ELETIVO TEM QUE TER PARTIDO, MAS NA HORA DOS SEUS REPRESENTANTES ELEITOS SEREM CONDENADOS, O PARTIDO NÃO TEM NADA HAVER COM O OCORRIDO.

SE A CONDENAÇÃO FOSSE EXTENSA AO PARTIDO, E O MESMO FICASSE TODO SEM EXCESSÃO INELEGÍVEL POR UM BOM TEMPO, COMO TAMBÉM TODOS OS DEMAIS SOLIDARIAMENTE, COM UNS EMPORCALHANDO O MANDATO DOS OUTROS, ESSAS COISAS NÃO OCORRIAM, POIS TODOS TERIAM QUE ANDAR NA LINHA PISANDO MACIO.

Anônimo disse...

Roberto Jefferson disse em alto e bom som que ficou com 4 milhões na CPI dos Correios. Deve pagar por isso, sendo condenado pelo STF.

Anônimo disse...

Vai ganhar a barbarie na cabeça!!

Talves um ou dois testãos de ferros sejam punidos a ficar inelegivel por alguns pleitos, e nada mais.

Até parece que eles se preocupam com isso, eleitos ou não, continuaram sempre dando as cartas por trás, e tirando um, dois, ou três por fora!!

Depois vão ir para o Bataclan comemorar por conta dos trouchas, os contribuintes, que somos nós!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/