Correspondências - Grich, o gnomo que odeia o Natal, tenta acabar com o Natral Luz de Gramado

- A troca de cartas a seguir é uma licença literária, mas revela com exatidão o que está acontecendo em Gramado, onde a vanguarda do atraso conseguiu encurralar empreendedores privados que há 26 anos vêm transformando aquilo que era uma procissão relgiosa de poucos fiéis, numa festa global de dimensões turísticas inacreditavelmente exitosa. O texto foi publicado no blog do Giulio Sanmartini.

Caros Drs. Hocus & Pocus
Ouvi alguém dizer que o Grinch esteve à solta em Gramado no Rio Grande do Sul.Por favor o que é um Grinch e o que ele estaria fazendo em Gramado? Teria algo a ver com o Grinch que roubou o Natal filme de 2000?
Horrildo Natalino

Caro Horrildo
Acertou quase em cheio.O Grinch é um gnomo criado pelo escritor de literatura infantil Dr. Seuss. Este gnomo odeia o Natal. Está sempre tentando colocar soporífero na ração das renas do trenó de Papai Noel e dando curto circuito nas luzinhas das árvores de natal. Este ano decidiu atuar no Brasil. Há 25 anos Gramado tem uma festa anual chamado o Natal de Luz. Nas primeiras semanas de dezembro. O evento passou a ser identificado com a cidade e atrai turistas àquela cidade da serra gaúcha. Sempre gerou lucros para a cidade. No ano passado dois promotores públicos tiveram por bem achar que a festa, organizada por seu idealizadores,  empreendedores privados,  desde o início, consistia num abuso econômico com recursos da cidade. Abriram ações penais contra algumas dezenas de pessoas e indicaram um interventor para administrar o evento. Este anunciou que a festa de 2011 renderia cinco milhões aos cofres da cidade e montou sua equipe ao arrepio inclusive da propriedade intelectual registrada do evento. O resultado foi uma festa mal organizada que não só não deu lucro como gerou prejuízos, inclusive com o não-pagamento de fornecedores e tentativas de obrigar os mesmos a reduzir os preços de serviços contratados pelo interventor. Enquanto isto os antigos administradores precisavam defender das acusações de crimes. Os desembargadores ligados ao caso têm concedido o trancamento das ações penais um a um, contra todos os acusados pelo MPE. Nesta altura o interventor nomeado pelo Ministério Público Estadual está sendo investigado por maquiar as contas, e os acusados estão sendo inocentados uma a um.  A prefeitura que não teve nada a ver com a tentativas de estatizar o evento agora se vê confrontada com os prejuízos. Realmente pode se dizer que o Grinch andou em Gramado neste Natal travestido de promotor do MPE. Típica palhaçada de burocrata querendo empurrar sua ideologia e mexer com aquilo que não entende. Uma lição exemplar do princípio de não mexer em time que está ganhando.
Atenciosamente
Hocus & Pocus

A notícia que deu origem à troca das cartas acima é a seguinte:
CPI do Natal Luz vai convocar promotores e o administrador judicial,Dr. Rubinho – Políbio Braga
A CPI do Natal Luz, Gramado, vai convocar os promotores Antonio Képes e Max Guazzeli. A lista inclui o administrador judicial indicado por ambos, Ruben Oliveira, o dr. Rubinho.

. Dr. Rubinho será convocado por edital, caso não seja localizado. 

. Ele será o penúltimo a depor.

- A CPI quer saber por que a última edição do Natal Luz resultou em grosso prejuízo financeiro para a prefeitura de Gramado, exatamente no ano em que o MPE colocou-o sob intervenção judicial, sob a alegação de que os empreendedores privados estavam ganhando muito dinheiro.

4 comentários:

Anônimo disse...

Foi só o Estado colocar o patão em cima que o evento desandou e deu prejuízo.

E ainda tem idiota boquirroto que teima que o Estado pode fazer mais e melhor do que a iniciativa privada.

Anônimo disse...

Esta faltando assunto?

Anônimo disse...

Esse pessoal que mandava no tal de "natal luz" (aqueles que ameaçaram de morte um promotor) estão fazendo de tudo para gorar a intervenção Judicial (e não do MP). Até sarvá tão fazendo.

Anônimo disse...

O que é isso Polibio??? esquceu que teve até ameaça de morte gragada e tudo e vc defende essa gente? está ganhando algum patrócinio? ou vários??? responda isso se tiver coragem como diz q tem....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/