Chefs boicotam vinho brasileiro por conta de restrições à importação de vinhos estrangeiros

Entidades representativas do setor vitivinícola condenam o boicote promovido por alguns chefs de cozinha, restaurantes e lojas contra os rótulos nacionais. O diretor-executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Raimundo Paviani, afirma que algumas lojas de vinhos trabalhavam com menos de 5% de vinhos brasileiros, o que representa uma interferência à liberdade dos consumidores decidirem por um vinho brasileiro.

.“O boicote é precipitado porque o pedido de salvaguarda aos vinhos brasileiros está em análise no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)”, alertou o diretor-executivo da Agavi (Associação Gaúcha dos Vinicultores), Darci Dani. Ele lembrou que a medida é injusta porque se adianta a um resultado ainda desconhecido e também por prejudicar milhares de viticultores do Brasil e suas famílias, que fornecem uvas para as grandes, médias e pequenas vinícolas nacionais.

. Um pedido de salvaguarda junto ao MDIC já foi feito pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Associação Gaúcha dos Vinicultores (Agavi), (Federação das Cooperativas do Vinho (Fecovinho), União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), a Federação das Cooperativas do Vinho (Fecovinho) e o Sindicato da Indústria do Vinho do Estado do Rio Grande do Sul (Sindivinho) e a decisão será dada em alguns meses, após amplo período de debates.

13 comentários:

Nélio disse...

Aumentar a taxação de produtos estrangeiros não melhorarão a qualidade dos correspondentes nacionais. Isso é lógico! Pena que a simples lógica é inalcançável para alguns...

Anônimo disse...

Ignorância do empresário brasileiro, o vinho importado com uma taxa que ainda possibilite o seu consumo não vai afastar o consumidor.Não podemos deixar de lembrar que, quem consume vinho importado é a classe média alta.Pobre não conhece vinho e certamente vai influenciar muito pouco na qualidade de oferta.Maior preocupação é o preço da gasolina que determina a inflação generelizada.Este boicote me parece mais uma política de boicote contra a economia do estado do RS.Sugiro que o RS importe acúcar, café, pinga,alccol, roupas e produtos da linha branca de outros países.O Uruguai produz poucas coisas e importa tudo,esta importação nem sempre é do Brasil.Mesmo assim o Uruguai consegue ter uma educação entre as melhores no índice de desenvolvimento humano.O brasileiro consome mesmo é cerveja,que cabe melhor no bolso.
Quem gosta de vinho caro é o planalto , principalmente os petralhas.

Anônimo disse...

nossa, o tiro do governo esta saído por todas as culatras existentes...

bem feito, querem agir como uma republica comunista fechada dos anos 60 em pleno 2012...

Anônimo disse...

Que os apreciadores de vinho tomem os nacionais, pois estes já são muito bons (até melhores que muito importados) e variados.

Anônimo disse...

Acho que estes chefes são todos entreguistas.
Será que um dia eles fizeram ou farão boicote contra produtos de países que aplicam medidas protecionistas contra produtos brasileiros?
É só uma questão de reciprocidade.

Aquiles disse...

Recentemente, andei bebendo muito vinho tinto seco, para comemorar as condenações judiciais de Luciana Genro e Pedro Ruas, ambos do PSOL, por caluniar e difamar algumas figuras do cenário político gaúcho.

Posso confirmar que alguns nacionais são mesmo muito bons.

Anônimo disse...

Só não dá para entender por que o vinho nacional, comprando direto nas vinicolas na Serra, sai mais caro que qualquer importado !

Anônimo disse...

Brigar contra a realidade é a pior das ações.
A cada ação uma reação: banimento dos vinhos nacionais da mesa dos brasileiros!

talon d'achille disse...

O maior boicote ao vinho nacional o governo já fez. Tome-lhe imposto escrochante. É o que dá não contribuir para o caixinha do partidinho...

Anônimo disse...

Os vinhos nacionais que ponham as barbas de molho pois sao sabidamente de baixa qualidade e de precos absurdamente caros.
Nao adianta ir contra a natureza geografica, pois os vinhos gauchos estao fora da latitude correta para videiras de qualidade e so olhar o mapa mundial e ver por onde passa a qualidade de bosn vinhos que comecam no Chile passando pela Argentina, cruzam o mar na Africa do Sul, Australis e e claro os fantasticos Italianos, Franceses que sao inatingiveis em qualidade!

Anônimo disse...

Só não dá para entender por que o vinho nacional, comprando direto nas vinicolas na Serra, sai mais caro que qualquer importado ![2]

Anônimo disse...

O que vem a ser vinho nacional, não conheço! É aquele caríssimo, 3 ou 4 x o preço da refeição ??

Exportado por um terço do preço ??

Anônimo disse...

"Anônimo 6 de abril de 2012 21:01 disse...
Só não dá para entender por que o vinho nacional, comprando direto nas vinicolas na Serra, sai mais caro que qualquer importado !

*É até muito simples de entender: O principal motivo é que hoje chegamos a uma situação em que temos um sistema capitalista numa camisa de força socialista que, pretenciosamente, dita o mercado. Acrescente a isso a maior carga tributária do planeta (a mesma que permite que esses socialistas se perpetuem no poder) e você tem o quadro...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/