Artigo, Robson de Andrade - Sucatear a indústria é voltar ao século 19

- O artigo a seguir é de Robson Braga de Andrade, empresário e presidente da Confederação Nacional da Indústria. O texto foi publicado na Folha de São paulo de domingo, 1° de abril.

Alguns momentos na história são determinantes. Neles, os países decidem que rumo querem tomar. O Brasil passa por um desses períodos.

À frente, existem duas opções. A primeira, que pressupõe o fortalecimento da indústria nacional, é virtuosa. Ela leva ao desenvolvimento e a todos os seus benefícios.

O segundo caminho, o do sucateamento industrial, é doloroso. Resultado das péssimas condições de competitividade a que as empresas estão submetidas, suas consequências são o atraso econômico e social.

A indústria de transformação, que exclui segmentos como a extração mineral e a construção, já foi responsável por 36% do Produto Interno Bruto (PIB) na década de 1980.

Essa participação cai de forma mais ou menos contínua desde o início dos anos 1990, chegando a 14,6% no ano passado, o menor nível desde 1956. Na Coreia do Sul e na China, dois dos nossos maiores concorrentes, a indústria corresponde a não menos do que 27,5% do PIB e a 29,6%, respectivamente.

Os manufaturados nacionais perdem espaço tanto internamente como no mercado externo. Entre 2002 e 2011, sua parcela na pauta de exportações caiu de 54,7% para 36,7%.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo.

2 comentários:

General disse...

Há mais de cinco anos vinha alertando sobre esta política equivocada adotada pelo governo federal. Mas eu, sou apenas um simples trabalhador. Não sou pessoa importante para que meu nome seja citado em artigos da mídia. Hoje, quando os importantes vem a tona com suas "descobertas" e seus avisos visionários, acho no mínimo patético.
Seguindo a minha ótica, hoje o país está sob um regime podre, totalmente necrosado, corrompido e já comprometeu parte de seu corpo. Engana-se quem acreditar que o problema está somente no PT. Antes que alguém pense que estou defendendo estes petralhas, leia até o final. Lula foi a pior coisa que poderia ter acontecido para o país. Não vou sequer falar aqui de todas as roubalheiras e falcatruas que ele próprio e seus asseclas fizeram, mas vou falar do mal social que ele causou. Desorganizou totalmente as classes sociais e o pior, nutriu o brasileiro da classe C com ideias megalomaníacas. Humildade, não se vê mais em lugar nenhum, principalmente nas vilas e subúrbios. Funcionários hoje, a maioria autodidata, são especialistas de primeira grandeza. Ou seja, Lula deixou um legado malévolo de grandeza, de que tudo e todos podem tudo.
Esta isonomia seria justificada pela meritocracia, justo em países democráticos. Mas na banânia? Não, aqui só se você fizer parte do partido. Então o que vemos é faxineira mandando no patrão, empregados intimidando o empregador, o poste mijando no cachorro.
Querem falar de um país mais justo? Ótimo, então vamos criar condições para isto. Primeiro, vamos enxugar a máquina pública, vamos capacitar o servidor público, vamos retirar-lhes as garantias de "segurança". Vamos desburocratizar o estado. Vamos limpar a sujeira que está na política e vamos colocar na cadeia quem se locupletou. Vamos garantir educação de qualidade e exigir qualificação compatível com o cargo a ser exercido. Não podemos aceitar que uma pessoa para ser gari de uma cidade tenha que ter o ensino completo e que para ser representante do povo possa ser um apedeuta. - Isto é utópico? - Lula ser presidente de um país também era na década de 80, mas eles não desistiram. O que precisamos fazer é combater e marginalizar estes indivíduos que estão na mídia descaradamente bancando os bacanas depois de roubarem de nossas mesas. Se cada brasileiro quando visse algum destes canalhas, vaiasse, jogasse pedras, cuspisse na cara, seria um bom começo. Sim, isto todos nós podemos fazer e podemos continuar a ser somente um simples brasileiro honesto e trabalhador.

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=DMM7OJ_Kj9I&feature=related

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/