Artigo de Carlos Brickmann - Dilma não sabe nem como estão as próprias obras que manda fazer

- Neste artigo de hoje, o jornalista Carlos Brickmann comenta: "A Presidente Dilma Rousseff foi visitar as obras de transposição das águas do rio São Francisco. Já houve sabe-se lá quantos aditamentos, quantos adiamentos, quantas elevações de preços. E a obra está atrasada. Dilma ficou brava, não vai admitir, etc., etc., etc. Mas como é que as coisas chegaram a este ponto? Imaginemos a estatal chinesa que construiu recentemente aquela ponte enorme. Alguém é capaz de acreditar que os comandantes da empresa não sabiam, a cada instante, a situação da obra, os problemas que enfrentava, o estágio do projeto". Leia tudo a seguir:

Cadê a carne?
Alex Periscinotto, um dos grandes publicitários brasileiros, usa muito esta frase quando quer saber o que há de real nos temas que lhe submetem: "where’s the beef?" Certo: cadê a carne? As ervilhinhas, as cenourinhas, as microbatatinhas estão lá, mas onde está a sustança, o prato propriamente dito?

Pois é: a presidente Dilma Rousseff foi visitar as obras de transposição das águas do rio São Francisco. Já houve sabe-se lá quantos aditamentos, quantos adiamentos, quantas elevações de preços. E a obra está atrasada. Dilma ficou brava, não vai admitir, etc., etc., etc.
Mas como é que as coisas chegaram a este ponto? Imaginemos a estatal chinesa que construiu recentemente aquela ponte enorme. Alguém é capaz de acreditar que os comandantes da empresa não sabiam, a cada instante, a situação da obra, os problemas que enfrentava, o estágio do projeto? Imaginemos o Brasil: alguém acha que o presidente de um grande banco precisa visitar cada cidade em que será aberta uma agência para ver se as obras estão andando no prazo?

Obras como a do São Francisco têm responsáveis, claro. Há um ministro com o escritório entupido de assessores para cuidar do setor. E a presidente precisa ir pessoalmente ao canteiro de obras para descobrir que está tudo atrasado e custando muito mais caro? Então, qual a função de tantos ministros e assessores?

A imprensa até que se comporta melhor do que o Governo: faz uma ou outra reportagem sobre os atrasos, os problemas causados pelos sucessivos adiamentos da entrega, a alta dos custos. Mas o balanço geral, o acompanhamento do serviço, isso não faz. É caro, exige treinamento, exige repórteres com disposição para ficar por um longo tempo longe das cidades. Mas deve dar matérias magníficas.

6 comentários:

Anônimo disse...

Se a grande imprensa, diariamente listasse tudo que foi prometido e não foi feito ou está atrasado, seria chato mas, ou os governos colocariam em dia ou cairiam, iriam enganar outros trouxas. A imprensa dá umas endurecidas de vez em quando para dar uma barganhada, só isso. Tinha que ter era uma ação diária de cobrança !

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga:


Estou me considerando repetitivo nos comentários,porem é a realidade que se repete.
ONDE GAÚCHO POLITIZADO PISA NÃO NASCE NEM GRAMA TIRIRICA
ONDE PETRALHA PISA NÃO NASCE NEM GRAMA TIRIRICA.
Os canteiros de obra são o passaporte para a safadeza do super faturamento.ALGUMA DUVIDA?

Saudações

Anônimo disse...

As "obras" do PT tem a conotação nordestina para a palavra OBRAR.

Surfista Prateado disse...

Mas só OTÁRIOS acreditam em obras tocadas pelo governo. O único objetivo destas obras é a criação de cargos para empregar a companheirada do baixo clero, além é claro da grana que entra com a corrupção. A obra, se vai ficar pronta, quando vai, isso não tem a MENOR importância. Elas são só uma desculpa para justificar a turma que vai se arrumar com o dinheiro que rola para dentro do bolso dos grandões e do partido via dízimo da companheirada, que será investido em eleições para ter ainda mais poder e aumentar a roubalheira.

Anônimo disse...

A dilma lembra a maria antonieta(não tem pão dê balacha aos pobres) é uma pena que nós não nos parecemos com o povo frances, mas que faz falta uma guilhotina nesse país faz. edus

Anônimo disse...

Qem fracassou na lojinha 1,99 o que voce espera sendo presidente do Brasil!!!


Dimal é um verdadeiro fracasso.

Gerente, gerentona, mãe do isso e aquilo...

Esta mulher é um fracasso e pronto.

Eu não voto em petralha.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/