Entrevista - Safra de vinhos deste ano será excepcional

Lucindo Copat, Diretor Técnido da Salton, Bento, RS (a Salton é a maior vinícola do Brasil)

Como é a qualidade da uva que começou a ser colhida nos vinhedos de vocês no RS?
Excepcional.  O tempo seco deste ano favorece a produção, porque a qualidade da fruta é superior. O estresse hídrico e as noites frias propiciam o desenvolvimento do grau de açúcar da uva e acentua aromas e sabores.

Será uma safra excepcional?
Com certeza. Safras excepcionais são eventos raros na cultura vitivinícola.

Como será a safra?
Podia ser maior, mas o granizo reduziu a produção de alguns fornecedores. Nós receberemos 500 toneladas por dia, no pico das entregas. No total, serão 18 milhões de quilos para a produção de vinhos, espumantes e sucos de uvas.

Que castas vocês mais usarão?
Uvas especiais, de vinhedos com baixa produção, serão utilizadas na elaboração dos produtos Premium da Salton, como os tintos Talento e Desejo. Entre as variedades, estão as brancas do tipo Chardonnay, Prosecco e uvas aromáticas tipo Moscato, além da tinta Cabernet Sauvignon e as usadas para o suco. 

5 comentários:

Anônimo disse...

Vamos ter um bom suco de uvas então? Porque vinho de Bento... Deus me livre...

Anônimo disse...

Oba! Suco de uva da melhor safra!!!!

Anônimo disse...

Eu gosto de alguns vinhos de Bento. É claro que tem coisas ruins, como tem coisa ruim no Chile e na Argentina e na França e na Itália e na Califórnia. Acho que eles têm feito um excelente trabalho, melhorado a cada ano. Os críticos sabichões são os que acham que entendem, mas não entendem nada. Só achei a entrevista uma pauta quinhentos, como se diz no jargão jornalístico.

Anônimo disse...

Não é questão de vinho bom ou vinho ruim, caro sabichão das 20:21. É questão de quanto o ruim daqui custa ao comparar com um bom chileno ou argentino. Os espertalhões dos gringos daqui acham que só eles podem ganhar dinheiro. Só o que é deles pode custar caro (caro de não barato e não caro de automóvel em gringues!).

Justiniano disse...

Os melhores vinhos estão na Campanha onde há maior insolação e o clima seco dá uma qualidade inigualável, melhor que muitos vinhos argentinos vendidos em Rivera. A Almaden do grupo Miolo em Livramento tem uma técnica de colheita somente da uva (sem esgarço), assim como pressurização que não esmaga a semente da uva, tornando mais leve o sabor. O óleo da uva interfere no gosto do vinho. Essa técnica a Salton não tem, pois esmaga a uva e a semente.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/