Relatório sigiloso diz que setor militar brasileiro está sucateado

Para reduzir as tensões nos quartéis, o governo Dilma Rousseff descontingenciou (liberou) R$ 2,2 bilhões dos R$ 4 bilhões que havia contingenciado (trancado) previstos para as Forças Armadas para este ano.

. O dinheiro nem de longe resolverá o virtual sucateamento do Exército, Marinha e Aeronáutica. A Marinha, por exemplo, segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo de hoje, não tem equipamento e nem combustível para fazer decolar um só avião do seu porta-aviões São Paulo. É apenas um exemplo.

CLIQUE AQUI para examinar a reportagem, baseada em documento sigiloso produzido pelas Forças Armadas para o Planalto. A reportagem adverte que sem forças militares poderosas, o Brasil nem pode pensar em participar do Conselho de Segurança da ONU.

15 comentários:

Anônimo disse...

Sr Políbio

Se as FA estão sucateadas imagine nós sem aumento e olha que faz tempo que não se fala em aumento aos militares.
Alfredo

Anônimo disse...

As Forças Armadas brasileiras estão sucateadas, sem a menor condição operacional. Imaginem se alguém resolve piratear o tal pré-sal ? Ah, ainda queremos ser membros do CS da ONU, pode ?

Anônimo disse...

A moral do Brasil está sucateada, o exército é apenas um reflexo disto.

Nélio disse...

Esse descaso vem se acumulando desde Sarney, mas atingiu seu ápice a partir do mandato de FHC. É típico de políticos que gostam de posar (alô Emir Sader!) de estadistas, alguns até tomam medidas compatíveis com esse adjetivo, mas ou deixam sua visão se turvar com experiências próprias (mas restritas no tempo e no espaço) ou deixam seu despreparo dominar suas ações e misturam atos de preservação do Estado brasileiro com atos de preservação dos interesses do governo. Aliado a isso tem-se que questões envolvendo defesa nacional não trazem votos e normalmente a atuação das matilhas de lobos e animais afins ficam restritas (se bem que recentemente o Zé tentou dar uma de vivandeira, certamente na defesa intransigente dos interesses nacionais, como é de seu feitio). Agora o que era, até a pouco tempo atrás, uma questão de manutenção e de modernização gradativa dos equipamentos das FFAA (portanto de custos relativamente baixos e administráveis) , tornou-se em uma questão de substituição total e emergencial dos mesmos equipamentos (com os custos exponencialmente altos). Será que o Estado onde o presidente do STJ faz lobby para a promoção da cunhada, o presidente do Senado age como se a instituição que comanda fosse parte de sua capitania hereditária, sem dar pelotas para o eleitor, e a Presidente da República titubeia para tomar qualquer decisão, seja demitir ministros ladravazes e mentirosos (ainda assim seu único feito), seja administrar o país, será capaz de realizar essa tarefa? A Nação quer respostas e, em algum momento, cobrará dos responsáveis.

Anônimo disse...

vamos acabar sendo invadidos pelo Paraguai...

Anônimo disse...

e desde quando o sucateamento do setor militar é sigilo? Ou noticia para alguem? Ate as pedras da rua sabem disto.

Basta olhar para os caças F5 (3 ou 4 gerações de idade), a idade do porta avioes (comprado de segunda mao), a situacao do exercito.

É hora de colocar dinheiro pesado no exercito, mas com strings attached: cada centavo monitorado pela midia.
Sem papo furado de sigilo por defesa dos interesses nacionais.

Nesta geração, defender os interesses nacionais = renovar com muito dinheiro e muita midia de olho. Ponto.

Depois que estiver tudo renovado e os gestores militares acostumados com o olho da midia aí podem pensar em projetos sigilosos, mas isto vai levar uma geracao, até para que os militares que ainda lembram da forma nebulosa e opaca da gestao militar e politica durante a ditadura já tenham colocado o pijama ou mesmo ficado para a historia (quando o final da ditadura tiver completado 50 anos aquela forma ditadorial de gerir tera ficado para a historia.. até lá é MUITA MIDIA E MUITO DINHEIRO PARA RENOVAR O EXERCITO, E PREPARA-LO PARA A NOVA GERACAO, QUE TERA O MINDSET ADEQUADO PARA LIDAR COM SIGILO)

Quem acha que muita midia no exercito é coisa de comunista deveria ir para o site foxnews.com. Isto sim que é midia de direita de olho no exercito.

Antônio Maria disse...

Polibio, uma "top secret" pra ti: já estão prontos os planos para o envio de militares do RS para o reforço da ocupação dos morros no RJ.

Luiz Vargas disse...

Forças armadas sucateadas é apenas um mero detalhe. O importante é que o grande exército PeTralha está bem nutrido, bem motorizado, bem armado e bem de grana.

Anônimo disse...

Toda direita está sucateada !

Anônimo disse...

Tá sucateado mas não tá endividado como todo o resto.

Se fizer a coisa direitinho, quando fizer sai do sufoco.

O endividado , chega uma hora que nem Deus não dá mais crédito.

Anônimo disse...

Polibio,

O relatorio pode ser sigiloso, mas a situação é evidente. A verdade é que NÃO TEMOS MAIS uma força armada operativa! Quando muito uma força especial poderá ser formada para alguma missão maior, mas fora disso, simplesmente não temos mais Forças Armadas. E ninguém venha dizer que isso é "por acaso". Os burros estão lá no campo, pastando.

Se o assunto realmente interessar, procure saber por quê o tanque Osório não é mais fabricado pela Engesa, a empresa que tinha tudo para fabricar um dos melhores tanques do mundo, com mercado garantido, e mesmo assim, faliu. Não é de estranhar? Nem o Brasil "se atreveu" a encomendá-lo.

Abraços

Anônimo disse...

Não só sucateados como não fazem nada para sociedade civil. Vivem num mundo a parte com muitas benesses que nós civis não sabemos. Um exemplo e ver em São Leopoldo o quartel em frente ao Hospital Centenario que esta caindo aos pedaços enquanto no quartel jardineiros e pintores deixam o quartel um brinco. Uma ação solidaria dos militares poderiam reformar o Centenario Hospital ou não???
Joel Robinson

Anônimo disse...

Deixaram o trem da história passar, quando acabou a Russia deveriam trazer os oficiais e cientistas para o nosso exercito, hoje estariamos com fabrica de armas e aviões, forças militares exemplares na america, mas é a velha economia de papel higienico. O nosso exercito só opera em selva desde que acompanhado por indios soldados na Amazonia. edus

Anônimo disse...

Não sou adepto do militarismo, mas devo reconhecer que sob o comando déles o Brasil cresceu 10% aa e se temos estradas e luz em todo o país graças a eles, nem banditismo tão cruel tinhamos a época, lembro que a embaixada comandada pelo Delfim era conhecida como 10% e o abil ackel(não sei como se escreve este nome) andou desviando umas pedras preciosas, perto de hoje isso é chinelagem. edus

Anônimo disse...

Anonimo das 12:39:
nao é adepto do militarismo nem ve claramente. Durante a ditadura eles roubavam tanto ou mais do que agora. Impossivel dizer que roubavam menos. A diferenca é que agora a luz do sol e blogs livres como o do polibio mantem os politicos honestos com medo da imprensa. Na epoca dos militares é dificil saber se roubavam ou nao. tudo o que se sabe é que se noticiava pouco. Se era noticiado pouco por 1) censura ou 2) porque os politicos eram santos nunca se sabera. Duvido que os politicos roubavam menos com medo do exercito. Nao é papel do exercito patrulhar politico. Para isto existe a justiça.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/