Estaleiro da Exterran é outro que deixa o governo gaúcho falando sozinho

- Os americanos estiveram em Porto Alegre e Pelotas, fizeram muitas promessas, animaram o Piratini e os gaúchos saíram convencidos de que o estaleiro viria para o RS. O governo Tarso Genro chegou a anunciar a novidade.

ITAJAÍ - A multinacional norte-americana Exterran Serviços de Óleo e Gás anunciou ontem o investimento de R$ 40 milhões em Itajaí na instalação de uma fábrica de equipamentos para navios de extração de petróleo. A empresa já adquiriu terreno na cidade e o início da operação está previsto para outubro do ano que vem.

Os módulos produzidos são destinados para equipar os navios modelo FPSO, da Petrobrás, usados na retirada de petróleo e gás marítimos das camadas de pré-sal, situadas no Litoral de Santos (SP) e do Rio de Janeiro. O anúncio da vinda da multinacional foi feito ontem à tarde pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Emprego e Renda de Itajaí. Será a única unidade fabril da Exterran no Brasil.

– As máquinas são grandes estruturas metálicas e servem para tratamento de água, geração de energia, digestão de gás e, entre outras funções, processamento do óleo e do gás extraídos dos poços de pré-sal – explica o gerente geral da Manufatura da empresa, Vidal Nadin.

A negociação com Itajaí durou aproximadamente seis meses. A prefeitura soube do interesse da empresa de expandir as atividades no Brasil e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico fez contato. A Exterran, sigilosamente, contratou uma consultoria que analisou a costa brasileira, entre a Bahia e o Rio Grande do Sul, e selecionou Itajaí e Pelotas (RS) como possíveis sedes da fábrica.

– O que contou para escolhermos Itajaí foi um conjunto de benefícios como logística, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), mão de obra e a área que encontramos para instalar a empresa – afirma Nadin.

A empresa adquiriu um terreno de 150 mil metros quadrados no Terminal Portuário Teporti S.A., no Bairro Salseiros. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Claiton Batscheuer, diz que serão gerados 600 empregos diretos com a instalação da Exterran em Itajaí. Segundo ele, a implantação começa com a terraplanagem do terreno e depois com a contratação da mão de obra. A matriz da multinacional fica no Texas. A empresa possui um faturamento anual de US$ 2,5 bilhões.

Durante a cerimônia de ontem foi assinado o protocolo de intenções entre a prefeitura, através do prefeito Jandir Bellini, a Teporti e a Exterran. A empresa norte-americana é a segunda multinacional que se instala em Itajaí em dois anos. Em 2010, a italiana fabricante de iates Azimut-Benetti definiu a cidade como sede da primeira unidade na América Latina. Também provisoriamente instalada em uma área do Teporti, a unidade já está funcionando.

* Clipping: Jornal de Santa Catarina, sexta-feira, 28 de novembro.

17 comentários:

Anônimo disse...

O GOVERNO TARSO GENRO ESTÁ ATRAINDO UM SEGMENTO MUITO ESPECIAL PARA ECONOMIA GAUCHA.
PADARIAS, QUE PRODUZIRÃO MUITOS SONHOS.

Anônimo disse...

Entre tantas desvantagens que pesam no RS estão os maravilhosos 25% de ICMS e os 10% de IPI em produtos navais e náuticos. Estados como SC, RJ, SP, PE, estes produtos contam com índices diferenciados cuja soma NÃO chega a 7%.

Alguém pode desejar vir para o RS? PT é, só nas saudações...

Anônimo disse...

Isto é no que dá tentar colocar estaleiros e similares em Pelotas e não em Rio Grande. O porto de Rio Grande oferece realmente condições de competir com vantagens sobre os outros portos brasileiros. Basta ver o cluster industrial naval que aí esta se consolidando e que deveria receber todo o apoio e incentivo do governo estadual para não perdermos empresas para outros estados. Se o governo tivesse oferecido Rio Grande e não Pelotas, certamente a empresa não teria ido para Itajaí. Norton

Justiniano disse...

Aqui vivem os petralhas mais enganadores do Brasil e do Mundo. O ATraso é o legitimo Pinóquio, pelo menos isso o CPERS tem razão. A próxima investida do PT será uma fábrica de envasar fumaça e outra de desentortar bananas.
Os botocudos votaram neste nanico, deu nessa bosta esta aí.

Anônimo disse...

Somos um estado fiscalista, não temos flexibilidade quanto a impostos pelo aperto nas contas. Sendo assim, o pessoal não vem. Quanto tempo resistiremos ?

Anônimo disse...

hu-hu...

essa perdeu pra nois catarina, tio Tarso...

toma essa!

Colombo - DE DIREITA! - levou a melhor...

os americanos não eram doidos de fazer negocio com comunista que "derrama sêmen enquanto espera por alguém" (mas que nojo!)

gaúchos, da próxima vez que quiserem investimento americano no seu estado, elejam um "direitao reacionário"...

mas quem sabe Cuba nao invista ai, ne?...kkkkkkk

Anônimo disse...

O Tarso cuida pra arrumar dinheiro pra fl de pagamento.
Chefinho do departamento pessoal...puta incompetente !!

Anônimo disse...

Que bolão heim Fetter Jr. Tu é o cara do quase...

Anônimo disse...

PADARIA

"O PEREMPTÓRIO"

OS MELHORES SONHOS


HÁHÁHÁHÁ Quem empregou os petralhas que os embale!

"O CAPITAL E OS INVESTIDORES SE AFASTAM NA RAZÃO DIRETA DE GOVERNOS DE MENTALIDADE COMUNISTA SOCIALISTA, QUE LOUVAM LÊNIN,E DE GENTE TRATANTE E CALOTEIRA COMO TOODOS OS BONS ESQUERDISTAS"

Os investidores que percebem deputados petralhas "em governo" que invadem empresas (de logística por ex,como fizeram no RS),se locupletando do fruto do seu ROUBO, em flagrante, em frente as câmeras,rindo e debochando,numa terra em que mandaram embora uma FORD e outras associadas(BILhõOES EM IMPOSTOS e MILHARES DE EMPREGOS) ,liga as turbinas e decola o mais rápido possível,e para o mais longe.
No governo petralha é o que temos visto acontecer...

Um consôlo:" TEMOS BONS SONHOS", ha...isso temos!

Aquiles Supremus disse...

Mais um fracasso para o currículum administrativo do elemento aTra$o Genro....

Anônimo disse...

Rasgar contrato custa caro, não são tão esquesitos os extrangeiros.

Anônimo disse...

Tarso pede pra sair...
Pede pra sair...

Anônimo disse...

O RS cresce como rabo de cavalo graças aos pEtRALHAS e a mídia mercenária e vendida (leia-se RBS).

Anônimo disse...

E mais esse vai receber pensão de ex-governador até o fim de seus dias .... e depois fica a viúva ! Osa gaúchos politizados realmente estão dando uma de gaúchos abobados, isso sim !

Anônimo disse...

O que poderiam esperar, depois que o gov.Olívio(o pior governador que já tivemos) expulsou a montadora de Ford daki...? depois que essa coisa com bigode e tudo(um incompetente e tomador de trago) criou o SALÁRIO MINÍMO REGIONAL, uma miséria mas maior que o nacional, as fábricas vão optar por outros estados em que paguem um salário menor. Quem investirá no estado com um governo comunista no poder.

Anônimo disse...

"Anônimo" disse:

"hu-hu...

essa perdeu pra nois catarina, tio Tarso...

toma essa!

Colombo - DE DIREITA! - levou a melhor...

os americanos não eram doidos de fazer negocio com comunista que "derrama sêmen enquanto espera por alguém" (mas que nojo!)

gaúchos, da próxima vez que quiserem investimento americano no seu estado, elejam um "direitao reacionário"...

mas quem sabe Cuba nao invista ai, ne?...kkkkkkk"

Parabéns pelo seu comentário!Subscrevo-o!


Almirante Kirk

Anônimo disse...

XXXiiiiii gauchada dancaram nesta!!!A peixerada daqui da experta heheh!!!Agora falar que Rio Grande mereceria este investimento pode ate merecer mas que os investimento ali focados a maioria é de inciativa Publico/Privada ai sabe como é né ajudinha aqui ajudinha ali e sai uma empresa mista(a maioria dinheiro nosso sendo gasto a rodo),agora empresa privada analisa riscos e custos ai é outra situação.....La do rio grande-SC

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/