ENTREVISTA - Você pode ser otimista sobre 2012 (se você for brasileiro)

Alessandro Barreto, gestor da Geral Investimentos, Porto Alegre

Qual é o cenário econômico brasileiro para o ano que vem?

Pela primeira vez desde 91, quando comecei no mercado, uma crise econômica internacional não contamina a economia brasileira. Até juros estamos baixando.

Mas, juros, as economias centrais até baixaram antes.

Acontece que eles não têm mais como baixar, porque praticam níveis de 0,5% a 1%. O Brasil, esta semana, reduzirá a sua taxa básica de 11,5% para 11% e talvez até menos.

Dá para ser otimista?
O cenário econômico interno é de otimismo, com crescimento.

E a Bolsa?
Existem empresas, ramos e setores que oferecerão boas oportunidades de ganho.

Por exemplo?
Na Construção Civil, apostamos na Ezetec, São Paulo, que tem VGV de quase R$ 1 bilhão, atuando apenas na região metropolitano. Já as empresas siderúrgicas e empresas que dependem do governo, continuarão com problemas.

E-mail: alessandrobarreto@geralinvestimentos.com.br
 
Nota do editor – Alessandro Barreto falará nesta terça-feira a noite sobre 2012, na Amcham, Porto Alegre. É convite aberto. Pegue o seu no site WWW.geralinvestimentos.com.br

4 comentários:

Anônimo disse...

não, só faltava um sujeito que eh gestor de uma empresa de investimento falar que o Brasil esta ruim, que ninguém deveria investir no pais...

não estaria jogando contra o patrimônio?

ora bolas...

Gilmar Moschen disse...

Bah Políbio, Quanta bobagem dita ao mesmo tempo.Como tem aparecido qq um pra falar sobre economia sem saber em profundidade.
1o)Sim, o Brasil pode se favorecer da crise externa nas metas de inflação e ainda diminuir taxa de juros (previsão =9% até o fim de 2012)o próprio BC já disse isso na ATA anterior do COPOM.

2o) Diminuindo os juros tambem diminui os gastos de governo com isso o Governo pode continuar com programas sociais.

3o) O problema está que manter a tx do PIB só com ativid. Interna cada vez fica mais dificel haja visto a desendustrialização que acontece desde 2008, devido principalmente apreciação cambial .Politicas "proteção do mercado" geralmente levam ao retrocesso, logo seremos um mercado de autonomoveis cubano 2. Outro problema é origem de recursos para tanto financiamento num mercado com memória altamente inadimplente.

Julio Matos disse...

Pois é Polibio, tenho uma amiga que está estudando na Espanha e ela tem comentado sobre a apreensão dos espanhóis principalmente dos jovens com o Desemprego que cresce largamente.
O que ela comenta ser interessante é como as pessoas perguntam sobre o Brasil e muitos interessados em vir pra cá.
Temos boas oportunidades de crescimento em áreas de serviço e principalmente em crédito e creio que isso pode ser melhor explorado, debatido ou até mesmo criticado nesta palestra de hoje a noite.Com muito mais dados certamente.

Abraço!

Alessandro Barreto disse...

Polibio,

Sei que a maioria dos teus leitores nao le a ata do Copom. Nossa apresentacao nao tem economes!

Ainda assim, convido seus leitores para a apresentacao, onde poderemos debater com profundidade os argumentos apresentados.

A funcao de um gestor e' escolher o melhor ativo para investimento, dentre todas as diversas opcoes, usando fundamentos tecnicos para tal. Vc, Polibio, sabe muito bem que qdo preciso, falamos de forma negativa.

Obrigado pelos comentarios, engrandecem o debate!

Alessandro Barreto

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/