Pode estar na fase final o ciclo do "ouro amarelo" (biodiesel) no RS

O exame detalhado dos resultados do 23o leilão do biodiesel que aconteceu na segunda-feira, reforça a percepção que já tinha o editor sobre o próxmo fim da fase áurea do milagre do chamado "ouro amarelo" no RS.

. O "ouro amarelo", no caso o biodiesel (5% de mistura no diesel) ajuda a fazer a riqueza dos produtores agrícolas do Estado.

. O RS é o maior produtor de biodiesel do Brasil. Aqui estão portentosas plantas industriais da Granol, Oleoplan, Bsbios, Brasil Ecodiesel, Olfar e Camera.

. O insumo mais importante é a soja (83% na média brasileira).

. O leilão desta segunda-feira demonstrou que está mesmo mudando o modelo de comercialização do biodiesel. A vantagem competitiva tende ficar com queme está perto do mercado de consumo e não com quem está perto do insumo.

. Vale a pena examinar o caso da Brasil Ecodiesel, que tem indústria em Rosário do Sul e no Nordeste. Ela preferiu vender toda a sua produção no Nordeste, a um preço médio de R$ 2,60, contra R$ 2,30 oferecidos pelas indústrias do RS.

. Uma diferença de 18% num mercado que conta os centavos é significativa.

- O governo gaúcho talvez possa acudir em tempo: 1) procurando o ministério de Minas e Energia para que examine melhor sua nova política, neste momento de definição do Plano Nacional do Biodiesel. 2) estudando vantagens fiscais para quem ficar aqui. 3) forçando a compra da matéria-prima (soja) junto à agricultura familiar da região de atuação da usina
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,
O Rossetto não é o executivo da empreza que gere toda essa produção? Que mostre agora que gosta da agricultura familiar.
Só que esata não dá propina.

Anônimo disse...

O Rosseto comprou a poucos dias uma industria no Sul. Quanto levou a petralhada de comissão?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/