Tarso abre o governo aos (profissionais) estrangeiros

O deputado oposicionista Jorge Pozzobom, PSDB, tentou emplacar a autodenominada Emenda Battisti, mas a base governista rejeitou a proposta. A Emenda Battisti visava impedir que profissionais com Ficha Suja, condenados por crime tipificado no Código Penal, pudessem assumir cargos no governo do RS. A lei exige que profissional brasileiro apresente folha corrida, o que não será exigido do estrangeiro. Mesmo sendo um bandido no seu País,  um terrorista como Battisti por exemplo, poderá ocupar cargos em comissão no RS. Foi isto que decidiu o governo e sua base.


A pretexto de abrir os quadros do governo estadual para profissionais estrangeiros de alta qualificação profissional, o projeto-de-lei 200/2011, enviado em regime de urgência para a Assembléia do RS, escancara o serviço público gaúcho para todo tipo de pessoa.
 
. O projeto não cria restrições sequer para o aproveitamento imediato de ex-terroristas como Cesare Battisti.

. A justificativa encaminhada com o projeto não se refere a qualquer intenção oculta, centrando-se nas necessidades da  Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento – AGDI.

OPINIÃO DO ADVOGADO

O Governador não deve estar querendo revogar a Constituição Federal com lei da Assembléia. Art.37 da Const Federal- inciso I " os cargos, empregos e funções públicas são acessiveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei". E a Comissão de Constituição e Justiça? E o Ministério Público? E a Ordem dos Advogados? O Chefe da Assessoria Internacional já é uruguaio. Será que não há brasilieros capazes de interpretar nossos interesses nacionais?


Luiz Inacio Medeiros - OAB/RS 7888.

6 comentários:

Anônimo disse...

Quer apostar como logo teremos algum espanhol aboletado no governo do Estado? Todos sabem que Tarso Genro fez ninho na Espanha. Por que não viaja para Cuba ou Venezuela?

Anônimo disse...

Prezado Políbio.
Sou engenheiro e empresário.
Estive, em 2008, por 45 dias estudando inglês em Vancouver. Encontrei vários profissionais com graduação e mestrado de todas as partes do mundo. Naquele país você só trabalha em empresas públicas se tiver seu diploma revalidado, após teste rigoroso. Em empresas privadas não é necessário desde que a empresa possua matriz e branch no Brasil e Canadá.
Se você for procurar emprego, como é o caso de muitos, veja o que pode acontecer:
1) Se seu pedido de emprego for lavar louças (há mestres acadêmicos brasileiros fazendo isto por lá) e disser que tem curso de graduação no Brasil, você será barrado, pois a preferência é para cidadãos que realmente precisam.
2) Se você for engenheiro, por exemplo, e encontrar emprego de engenheiro, antes deve revalidar seu diploma.

Casos que conheci por lá:
1) Um engenheiro mexicano tentando revalidar seu diploma em Vancouver. Não passou na prova de engenharia econômica. No dia seguinte recebeu carta do consulado agradecendo sua visita ao Canadá.
2) Uma Mestre em Engenharia de Alimentos conseguiu emprego em outra área e informou ter graduação e pós-graduação. Resultado: antes de dar-lhe o emprego (realmente ela não foi contratada), procuraram algum canadense interessado.

Por outro lado, se você tiver de 300 mil a 500 mil dólares para abrir um negócio por lá, você pode levar sua família e ganhar cidadania provisória.

Na ZH de domingo ou sábado (não sei se do último) se observa como o Brasil abre os braços e as pernas para os estrangeiros entrarem aqui de qualquer jeito.
Trata-se de um povo e, por conseqüência de um governo, com baixa auto-estima, o qual para se sentir valorizado internacionalmente, abre as portas de forma infantil e não profissional.
As emendas propostas pelos deputados, como por exemplo, haver reprocidade (para que alguém seja aceito aqui deve haver a mesma lei no outro país), restringir áreas estratégicas, etc., eram de bom senso.
Forte abraço.

Fernando Bisotto (peço que meu nome não seja divulgado)..

Anônimo disse...

Não entendi o porque EX-TERRORISTA na materia, por estar em pais de ladrões e bandidagem em geral não o torna EX. edus

Anônimo disse...

agora o pesoal das FARC.cubanos.venezuelanos ,chiitas todos terrroristas vão trabalhar nos POROES do PALACIO na Logisticaaaa...

Luiz Vargas disse...

Qual arma ou dote secreto possui o assassino italiano que induz o nosso napoleão dos pampas a emplacar esta lei estapafúrdia sorrateiramente????
Por que será que foi criada sob medida uma lei que diz que chamar veado de veado virou crime de homofobia???

Anônimo disse...

É uma verdadeira indignidade o governo do estado permitir estrangeiros no serviço públicc.É uma traição ao estudante que passa parte de seu tempo estudando para os concursos públicos!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/