John Deere, em crise de vendas, demite 200 trabalhadores em Horizontina

Durante dois meses, abril e maio do ano passado, a fábrica de colheitadeiras da John Deere em Horizontina esteve fechada por decisão da matriz nos Estados Unidos, porque as vendas externas e internas tinham caído gravemente, mas no da 15 de julho começoua  retomada e o emprego de 1,5 mil trabalhadores foi mantido. Um ano e meio antes a John Deere tinha 2.800 empregados.

. Nesta sexta-feira a John Deere demitiu 200 trabalhadores.

. O dólar baixo, que comprime as exportações, o cancelamento de encomendas da Argentina e os custos trabalhistas (uma greve, mês passado, resultou em reajustes salariais de 10%) são as razões invocadas para a crise. A empresa tentou negociar contingenciamentos com os empregados, mas fracassou.

- Em 2008, a John Deere inaugurou uma moderníssima fábrica de tratores em Montenegro. Há muito tempo existe a especulação de que a empresa fecharia as instalações de Horizontina, transferindo tudo para Montenegro, mas a direção americana repeliu a notícia. O editor falou nesta sexta com o prefeito de Horizontina, que ainda não tinha recebido informações oficiais, mas já sabia dos problemas da fábrica.

NOTA DA JOHN DEERE
Esta noite, a empresa enviou a seguinte nota para o editor

Comunicado – Horizontina

Em razão da necessidade de ajustar a força de trabalho aos ciclos de produção do mercado, a John Deere comunica a difícil decisão de realizar o desligamento de 230 colaboradores de sua linha de produção na fábrica de Horizontina. A John Deere empenhou-se em manter o número de empregados, mas entende que é uma ação necessária para adequação e sustentabilidade dos negócios, cuja volatilidade foi momentaneamente acentuada pela insegurança futura do mercado argentino. Após uma série de negociações iniciadas em fevereiro, a companhia e o Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina construíram uma proposta que não obteve aprovação durante assembleia realizada na tarde de terça-feira (12.04.11), a fim de encontrar alternativas viáveis para as pausas de produção programadas nas linhas de plantadeiras e colheitadeiras da fábrica. Em pauta estava a proposta composta por dois itens apresentada pela John Deere aos trabalhadores, a serem avaliados conjuntamente: o Programa de Demissão Voluntária (PDV) e a Suspensão do Contrato de Trabalho, amparada pelo artigo 476 da CLT, que busca valorizar a força de trabalho dos funcionários, garantindo a manutenção de emprego.Em não havendo o acordo, não foi possível desenvolver ações suficientes para que pudéssemos evitar a redução do quadro.Com 30 anos de história no Brasil, e profundo relacionamento com a comunidade de Horizontina, a companhia sempre teve como prática conduzir seus processos de forma ética, democrática e transparente, principalmente no que se refere à negociação de alternativas trabalhistas com os próprios funcionários, sindicatos e entidades de classe. A John Deere segue confiando no desenvolvimento econômico do agronegócio brasileiro, que se apoia cada vez mais na modernização e na competitividade das atividades agrícolas.

9 comentários:

Anônimo disse...

A CUT E A FORÇA SINDICAL DEVEM TER EMPREGOS PARA ESTA GENTE.
QUE O DOLAR CONTINUE BAIXANDO, IRÁ FACILITAR AS COMPRAS DO EXTERIOR, FACILITARÁ O TURISMO, E LIQUIDARÁ AS EMPRESAS EXPORTADORAS E SEUS RESPECTIVOS EMPREGOS.
DOLAR RUMO R$ 1,50 E DESCENDO O MORRO.
GOVERNO TONTO, INOPERANTE, E SEM PROJETO.
AHHHHH E TEM QUE SUBIR BEM MAIS OS JUROS, PRA "ESFRIAR" A ECONOMIA E GERAR MAIS DESEMPREGO.

ÁGUIA disse...

É O "ESPETÁCULO DO CRESCIMENTO"(CHINES)

HERANÇA MALDITA DO SAPO BARBUDO

Anônimo disse...

É o verdadeiro voo de galinha, se não tem como se sustentar não se meta de pato a ganso devagar e sempre, agora vai este monte de gente com contas a pagar para o olho da rua.

Aquiles disse...

OS DESEMPREGADOS E DEMITIDOS DE HORIZONTINA AGRADECEM A LULA E AO PT PELO PÉ NA BUNDA.

DEVEM PEDRI ALGUMA BOLSA-ESMOLA, OU ENTÃO GRITAR POR SOCORRO PARA GISELE BÜNDSCHEN, A FILHA ILUSTRE DA CIDADE.

Anônimo disse...

O Governo Dilma está ruindo por contas dos acordos que fez com a China e com os países com Venezuela, Bolívia, Paraguai e outros de esquerda que não tem projeto de desenvolvimento.
Penso que o fim do PT está mais próximo do que se imagina.

Anônimo disse...

E o tal grande negócio que o RS faria ao eleger o PT em Brasília e no RS com o que teriamos o melhor dos mundos, onde anda?
A ponte do Guaíba já era. só depois da copa.
O Aeroporto só depois da copa.
Melhores estradas. só depois de Dilmá.
Cais Mauá. so depois do Tarso.
Empresas fechando. é prá já.
Viva esse partido de nanicos.
Viva quem acreditou neles.
E a grande imprensa domesticada não exige explicações.

Anônimo disse...

Anonimo das 19:08 ! O pior, é que vamos juntos, o estrago será grande, infelizmente.

JC disse...

Olá pessoal de Horizontina e do estado( aqueles que votaram nela e nele-PT) vejam que legal o que esse governo está fazendo, hehehe...dólar á R$ 1,50, hahahaha...; nunca se esqueçam eles eram oposição e agora? O que vem para o nosso Estado? Enquanto ela é orientada por ele a comprar um novo avião a China nos arrebenta com seus produtos miseráveis. ALÔÔÔ Povo Brasileiro eles( Deputados, Senadores, Ministros, Governadores, etc..) ganham muito e nunca deixam o poder. EX: Palossi investigado no governo dele(pediu demissão) e agora está no governo dela. LEMBRAM. Como diz o ditado: São poucos que ganham muito e Muitos que ganham pouco. Até mais.

funcionario john deere hz disse...

Trabalho na john deere em hz.
Essas empressas vem para o BRASIL explorar os trabalhadores brasileiros,e querem tirar os poucos direitos que ainta temos,votemos contra tirar nossos direitos exploração nunca mais....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/