BNDES quer conceder à PDVSA de Chavez condições que não aceita de nenhuma empresa do Brasil

Em 2005, Lula e Chavez decidiram implantar a Refinaria Abreu e Lima em Ipoojuca, Pernambuco, ao custo de US$ 13 bilhões, valor dividido entre a Petrobrás (60%) e a PDVSA, a Petrobrás da Venezuela. A Petrobrás tomou empréstimo de UW$ 9,89 bilhões junto ao BNDES, sozinha, porque Chavez, na bancarrota, não conseguiu apresentar garantias bancárias com prazo capaz de cobrir o contrato (20 anos). Agora, passados cinco anos, a PDVSA habilita-se junto ao BNDES para assumir seus 40%, mas ofereceu e o banco parece aceitar garantias com prazo de apenas 5 anos, coisa que o banco não aceita de nenhum empresário brasileiro e nem aceitou da Petrobrás. Trata-se de uma operação que o jornal O Estado de S. Paulo chama de "intrigante", para dizer o mínimo.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do editorial deste sábado do jornal.

9 comentários:

Surfista Prateado disse...

Mas o governo está totalmente correto: a PDVSA é uma estatal atrasada como o PT. Empresas brasileiras nada mais são que "entidades capitalistas de expropriação da mais-valia", e devem ser combatidas. E depois dão 87% de aprovação para um governo desses. MERECEMOS ser atrasados, e não se enganem: estamos cada vez mais para trás dos demais países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Anônimo disse...

Com o dinheiro dos outros é fácil ser socialista.A petrobrás, nadando em dinheiro na era lula, deveria assumir sozinha a construção dessa refinaria. Sempre se disse que o preço da gasolina era atrelado ao dolar e falta de auto-suficiência, agora, com o dolar se desmanchando e produção em contínua expansão. qual a explicação para este preço da gasolina? um dos mais caros do mundo.

Anônimo disse...

ainda os brasileiro tem dúvidas sobre a bandalheira instalada no País,isto cabe é denúncia ao ministerio público,não adianta sair no jornal como notícia pois isto só demonstra, de novo o poder do Forum de São Paulo. Estes devem ser da consultoria do Petista mensalão que ele náo pode dizer quem são seus clientes, qualquer consultoria no Mundo divulaga mas estes covardes, mudas caras, não. Está na cara que isto é a tomada definitiva do poder por esta corja.

Carlo Germani disse...

Caro Políbio,

Como não temos oposição,entidades de classe,empresariado não chapa-branca,(...)no país,é preciso
denunciar o conluio entre TODOS os
países integrantes do FORO DE SÃO
PAULO,que pretendem por meio dos Estados concluirem a sua meta.

Quem financia o capital do BNDES?
Através da negociação de títulos públicos.Ou seja,toma dinheiro a
10,75% e empresta por menos da metade.Um dia a casa cai!

Anônimo disse...

O beiçola de Caracas é um notório caloteiro, para que oferecer dinheiro para um trate destes?

Anônimo disse...

Por anda o MPF tão ativo contra o governo FHC. Lembram dos procuradores da república, onipresentes nos noticiários atacando o gov. FHC. O mesmo fizeram contra o governo Yeda. Agora com esse governo corrupto do pt, elles(procuradores da república) estão cego, mudos e surdos, que nem o Mollusco51, não sabem nada, não vem nada. Políbio, que fim deu o caso do MPF com ação contra a ex-gov.Yeda...???

Anônimo disse...

POLÍBIO:
INTRIGANTE QUER DIZER ROBALHEIRA?
O PT É MANDADO E COMANDADO PELO CHAVES.
ESSA PETEZADA É SEM VERGONHA. NO MÍNIMO ESTÃO ROUBANDO JUNTOS.
E O JUDICIÁRIO, AONDE ANDA?
DE FÉRIAS PERMANENTES.

Anônimo disse...

Olha no Brasil do PT vale tudo, ainda não vimos quase nada, tem muito por vir, e o povinho "Bunda" agora deve ta preocupado com Carnaval, afinal entre Natal e Carnaval, aqui não tem problema, crise ou qualquer dificuldade. Bolsas Familia Neles, seguro desemprego neles.

SB disse...

E a CPI da Petrobrás?
Bom, para os "cumpanheiros" tudo. Para quem trabalha sério, nada.
Isto é socialismo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/