WikiLeaks: EUA dizem que espaço aéreo brasileiro é vulnerável

O espaço aéreo de Brasília é vulnerável ao ataque de terroristas, que podem usar um avião para atingir e destruir prédios públicos na capital federal, diz um telegrama secreto da embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Datado de 28 de março do ano passado, o despacho diplomático faz parte do lote de milhares de telegramas obtidos pela organização WikiLeaks (wikileaks.ch). A Folha é uma das sete publicações no mundo que têm acesso a esse material antes de ele ser divulgado no site. O então embaixador dos EUA em Brasília, Clifford Sobel, fazia comentários sobre a aplicação da Lei do Abate no Brasil. A legislação é de 1998. Entrou em vigor de maneira plena em 2004, quando foi regulamentada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

. Sobel relatava aos seus superiores um episódio ocorrido em 12 de março do ano passado, quando um homem roubou um monomotor em Luziânia (GO), cidade a 56 km de Brasília. O pequeno avião era tripulado só pelo piloto e uma menina de 5 anos, sua filha. Ambos morreram quando o Embraer EMB-712 caiu no estacionamento do maior shopping center de Goiânia. O interesse dos norte-americanos é sobre como a Força Aérea Brasileira coloca em prática a Lei do Abate.

6 comentários:

Anônimo disse...

Aqui só não é vulnerável a ignorância política do povo.

Anônimo disse...

Pô, tomara que os terroristas optem por um dia repleto de parlamentares...

Anônimo disse...

Pra isso estão convocando a força Aérea Francesa, com os seus Rafaeles.
Vai dar para fazer filme brasileiro do tipo Pantera Corde Rosa.

Anônimo disse...

Lembram quem conseguiu colocar o aeroporto de porto príncipe funcionando depois do terremoto? Os yankees, para desgosto da petralhada invejosa.

Anônimo disse...

Tem gente que só acredita porque foram os yanques que disseram.
Mas fala a verdade; precisa eles dizerem?
Nós não sabiamos?

Anônimo disse...

voce acha que algum terrorista vai perder tempo jogando aviao em cima de um monte de estrume?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/