Tarso também defende a liberdade de imprensa, porém....

O novo governador gaúcho, Tarso Genro, deixou vazar através de auxiliares seus, que pretende implementar um Conselho de Comunicação no Estado, um monstrengo já repelido com vigor pela totalidade da mídia responsável e só desejada por profissionais apelegados e organizações jornalísticas aparelhadas do Brasil. É conhecida e farta a história da obstinação pela concretizaçãode um novo marco regulatório (controle) das comunicações, desta feita eletrônicas, por parte de setores do atual governo, Tarso Genro incluído (quando ministro da Justiça, ele assinou a proposta do PNDH3, que previa a censura à imprensa). Esta semana, a Folha divulgou novo passo do governo federal, ao revelar detalhes do anteprojeto de uma Lei Geral de Comunicação Social, com a criação de um novo órgão, a Agência Nacional de Comunicações. Os governos e governantes autoritários não convivem bem com a liberdade de imprensa. São exemplos as ditaduras comunistas da China e de Cuba, como também regimes de corte autoritário como os da Venezuela. O garrote às liberdades pública e individual começa pelo amordaçamento da liberdade de imprensa, que sempre começa com a retórica esperta de que é preciso conter os excessos e garantir espaço para quem não dispõe dele, como se a Constituição e os Códigos Civil e Penal não valessem nada. O governo anterior do PT no RS, não apenas cortou as fontes supridoras de informações (releases) para os jornalistas não domesticados, como processou-os civil e criminalmente, chamou-os para depoimentos na polícia, enfiou-os no index de personas non gratas (os que não têm direito a entrevistas, mesmo coletivas), cortou as verbas de publicidade dos veículos "infratores" e pressionou pela demissão dos mais recalcitrantes. Isto tudo está contado em 13 depoimentos no livro A Vanguarda do Atraso. Essas perseguições resultaram num ato público de desagravo, movido pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos na sede da OAB do RS.

CLIQUE AQUI para ler "Liberdade de imprensa, porém...", do Estadão deste sábado.

CLIQUE na foto ao lado para ampliar. Ali estão Carlos Vanucci e Lula, mostrando a capa do jurássico Plano Nacional de Direitos Humanos, versão 3, que nem foi adiante em função da reação da sociedade brasileira. É este PNDH-3 que Tarso quer implantar em versão gaudéria.

15 comentários:

Anônimo disse...

Precisa Controle Pleno e absoluto sobre a imprensa, principalmente daquela que não esta "vendida" pro Governo.
Afinal, como o Governo, os Deputados, senadores e judiciario, vao prosperar na roubalheira e corrupcoes, vcs ficam em cima toda hora enchendo o saco dos caras, assim não da, eles não tem sossego e tranquilidade para as suas trampulinagens.
Ou algum dos poderes no Brasil PRESTA ????

Anônimo disse...

Maravilha. Certos "jornalistas" que só fazem intrigas e semeam o ódio devem ser controlados sim.

Carlo Geramani disse...

Caro Políbio,

O que não entendo,e não somente no RS,mas em todo o país,é a licenciosidade da classe política,
das entidades de classe,do empresariado sério e competente,da
grande imprensa (ao menos aquela que não se corrompeu),(...),em não denunciar imediatamente essas iniciativas (insconstitucionais),
para no melhor estilo marxista,
limitar ao máximo a liberdade de expressão e opinião.

Alimentam o corvo (Tarso/PT)que pretende comer os seus olhos.

Anônimo disse...

Essa imprensa "chinfrin" merece e precisa ser monitorada.

Anônimo disse...

Para o PT liberdade de imprensa é elogiar as sujeiras, desgoverno e NUNCA mostrar as suas arbitrariedades. PT não aceita críticas e os elogios os compra com dinheiro público.

Anônimo disse...

E mídia responsável significa jornal O Sul, por exemplo?

Anônimo disse...

Tarso, naquela entrevista ao IG, disse que a imprensa sempre foi hostil ao projeto de governo do PT, e que deu apoio maciço ao Serra.
Deu pra perceber, apesar da fala mansa, a espuma no canto da boca, e o rabo vermelho, sob a capa preta, clamando por vingança.
O que Tarso chama de hostilidade, na verdade, é o dever e papel da imprensa que , por sinal, é muito branda com o PT.

Anônimo disse...

São dois, facilmente constatados.

Primeiro muitas linhas, entrevistas, todo e qualquer tipo mostra, pra falar bem do governo;

Em troca muito dinheiro para anúncios estatais;

Mas, lá na frente, com alterações constitucionais, esta mídia vendida irá se ajoelhar perante o poder ptista.
Aguardem.

Aquiles disse...

Nenhuma novidade. O PT pretende mesmo implantar uma ditadura neste país.

Anônimo disse...

Mas de que os petralhas reclamam...??? quem lê a ZeroHora e assisti a RBSTV sabe que foram comprados pelo governo petralha. O jornal O sul é uma vergonha o qto é chapa branca - a página da tal Beatriz Fagundes parece que é escrita pelo terrorista Franklin Martins. O que elles querem mais...?? censura completa...?? BEM FEITO ESTE POVO MERECE ESTE GOVERNO FEDERAL E O QUE TÁ PRÁ CHEGAR AKI NO ESTADO. OS COMUNISTAS ESTÃO CHEGANDO....!!!!!

Anônimo disse...

Aos anonimos chinfrins que gostam de ser censurados:o PT é que semeia o ódio no Brasil e nós enxergamos isso muito claramente.Por que não se mudam para a Venezuela,Cuba,Coreia do Norte,China,Irã?Lá vão ter o que mais gostam:mordaça!

Anônimo disse...

Eu quero saber quem vai nos proteger dos excessos desses governantes que não querem transparência. Falo de todos os poderes, pois a criação do tal conselho é mais um passo para que as coisas aconteçam sempre em sigilo, sendo o povo o último a saber. Assim já ocorre com os membros dos poderes que quando são investigados, todos procedimentos correm em sigilo, o que, no meu modo de ver permite o constrangimento das testemunhas por parte dos investigadores desses casos.
O certo é acabar com todas formas de sigilo e transparência total sempre que envolver autoridades públicas.

Anônimo disse...

Alguma coisa tem que ser feito mesmo, algumas forma tem que ser controlada a imprensa como tem sido feito hoje, mas muitas vezes coloquei messagem aqui e não foram postadas porque fui contra a forma de pensa do editor e como pode defender a liberdade se não muitas vezes não faz jus do que cobra.

Anônimo disse...

Que maravilha estes pobres de espirito e ignorantes de plantao que pregam o cerceamento da liberdade de imprensa, bem mostram do onde vieram, certamente de algum esgoto e sem estudo algum!

Carlo Germani disse...

Caro Políbio,

Em momento oportuno,sugiro você divulgar em capítulos resumidos,
os crimes que compoem esse falso
Plano Nacional de Direitos Humanos.

É o oposto do que pregam.Trata-se
do maior cerceamento humano (psicológico,moral,intelectual,...)
que só poderia ter origem em personagens antidemocráticas,como
Lula,Dilma,PT e todos os sociopatas
comunistas que os cercam.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/