RS fica menor no Ministério de Dilma, que completou sua lista de 37 Ministros.

Com a indicação dos dois últimos ministros que faltavam para fechar a lista, a presidente Dilma Roussef completou o desenho do seu ministério. O RS ficou apenas com a deputada Maria do Rosário, do PT, que ocupará uma posição de segunda linha. Dilma Roussef desconsiderou a indicação do ex-governador Olívio Dutra, feita pelo PT gaúcho, que não conseguiu emplacar mais ninguém, além de Rosário. O PT do RS e o governador Tarso Genro não demonstraram prestígio nas negociações. O PMDB gaúcho , que pensava emplacar o deputado Mendes Filho, ficou com Nelson Jobim, que na verdade não foi mantido no cargo por ser gaúcho. O RS perdeu as posições que tinha no MDA e no Ministério da Justiça 

Lula deixou muito claro quem manda. A escolha mais sensível foi a de Gilberto Carvaho, que é homem da mais estrita confiança de Lula para todos os fins, a figura de sua maior confiança, e que será nada menos do que secretário Geral do Governo - por onde passam todos os fluxos essenciais de informação.Não importa ser o cargo poderoso, mas o cargo com fluxo excepcional de informação.Os cargos mais poderosos também serão todos de Lula.E todos os ministérios serão de pessoas de confiança dele .As composições políticas como Congresso, por sua vez, estão todas mapeadas por Lula, embora Temer possa ter alguma significação neste aspecto, mas já não será mais o presidente do PMDB.E Lula negociará direto com Sarney.Torna-se claríssimo que Dilma será uma despachante qualificada, nunca uma Presidente, algo como Superintendente Geral , o que ela já fazia na Casa Civil. É claro que tudo isto sob intensa dissimulação, com protocolos diferentes.

CLIQUE AQUI para ler a boa análise do repórter Adriano Ceolin, de iG, sobre o novoministério. Vale a pena, porque permite compreender melhor os critérios das escolhas.
CLIQUE ao lado para examinar a lista completa do ministério de Dilma Roussef.

4 comentários:

Anônimo disse...

O que concretamente o RS ganhou quando haviam muitos ministros gaúchos????

Anônimo disse...

Que diferença faz o sujeito ser gaúcho ou não? Somos todos brasileiros, chega de ranso separatista, já faz dez anos que isso se tornou ridículo.

Aquiles disse...

37 Ministérios... 37 cabides de emprego para elementos incompetentes e desqualificados técnicamente e intelectualmente. Parabéns aos petistas e comunas em geral, VCS são os responsáveis diretos por esta bandalheira!

Anônimo disse...

TÁ DE BOM TAMANHO PARA UM ESTADO QUE NÃO SABE VOTAR.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/