Artigo - Mercosul: retórica e realidade

O Mercosul é isto aí. Não tem ai nada de ideológico, mas tem de vantagens de incrementalismo. Claro que para vitrine, poderá haver algo de ideologia latino americanista -  esta conversa toda, inclusive do Foro de São Paulo, mas a conversa é bem outra: é de geoestratégia e logistica, como tbambém penso há bastante tempo,  dentro do que se chama em relações internacionais de "escola de cooperação complexa", ou seja, traduzindo ligeiramente, algo como uma visão de liberalismo social avançado, combinando fatores rumo à social-democracia internacional, com divisão entre sociedade civil, Estado atuante e mercado civilizado. E finalmente a multipolaridade relacional,  com um lider democratico.
* Roberto Rosen, Porto Alegre, Rs.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse Mercosul e sempre foi uma piada! Nao existe livre transito de produtos entre as fronteiras de nenhum dos paises membros e sim zonas de fronteiras controladas com Receita Federal querendo tributar e etc. Se quiserem ver um mercado comum de verdade e que funciona deem uma olhada no da Europa com livre transito e tributacao zero entre os Paises e com um detalhe gente: Aqui so existe um imposto o VAT (valor agregado de cerca de 18%) contra os 40 impostos do Brasil e sua aliquota d emais de 40%!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/